No Divor, antiga elevatória de água vai promover turismo

A antiga Central Elevatória de Água, localizada na margem direita da Barragem do Diver, mno mconcelho de Évora, estás atualmente inativa mas vai ser intervencionada e dotada de duas plataformas adaptadas para observação de aves, com conteúdos informativos específicos, que permitem aos visitantes usufruir do importante património natural do local.

O concelho de Évora, sendo um território onde se regista a ocorrência de comunidades de aves com elevados valores de riqueza e diversidade, possui um grande potencial para o desenvolvimento deste tipo de turismo, chamado birdwatching, cuja importância económica tem vindo a aumentar nos últimos anos e se enquadra nos modelos de desenvolvimento sustentável que se pretendem para a região.

Esta intervenção é financiada pelo Programa Interreg Espanha-Portugal, que visa a cooperação no espaço transfronteiriço de Espanha e Portugal, enquadrando-se no projeto de conservação e promoção do património natural e cultural “Território Eurobird”, direcionado para territórios dos dois lados da fronteira que possuam grande potencial em termos de turismo ornitológico.

Para além da Câmara Municipal de Évora, o projeto “Território Eurobird” conta como beneficiários, entre outros, os municípios de Elvas, Castelo Branco e Campo Maior, o Ayuntamiento de Badajoz e as Câmaras de Comércio, Indústria e Serviços de Badajoz e Cáceres.

Bárbara Brinquete é Miss Teen Mesoamérica Portugal 2022

A jovem Bárbara Brinquete, de Borba, é Miss Teen Mesoamérica Portugal 2022 e representou o nosso país no Mesoamerica International 2022, que se realizou entre 12 e 20 deste mês em El Salvador.

Bárbara Brinquete é de Borba,  foi eleita Miss Alentejo 2019 e participou como finalista no Miss Queen Portugal em 2019. De seguida, foi escolhida pela Organização CNB Portugal para assumir o título Miss Teen Mesoamérica Portugal 2022 e, assim, representar o nosso País neste certame internacional, que celebrou a sua 30ª edição, onde jovens de todo o mundo competiram para promover as suas culturas.

O Mesoamérica International é um concurso internacional de referência na promoção da cultura mesoamérica e no intercâmbio cultural que promove com os países participantes. A final do Mesoamérica International realizou-se no passado dia 19, no qual Bárbara Brinquete classificou Portugal no top e foi eleita Princesa Mesoamérica 2022, na categoria Teen, o terceiro lugar na geral. O título principal foi para a Miss Teen Espanha.

Universidade de Évora pede aos agricultores atenção aos olivais

Uma equipa de investigadores da Universidade de Évora desafia os agricultores, associações, cooperativas e empresas a estar atentos aos olivais. O objetivo passa por registar a localização do olival e identificar as variedades associadas, permitindo desenvolver uma base de dados de distribuição geográfica das variedades cultivadas em Portugal. A informação partilhada pelos olivicultores permitirá aos investigadores ajudar a indústria do olival a adaptar-se melhor às alterações climáticas, aumentando a resiliência desta cultura agrícola. A ideia passa por identificar as variedades que os olivicultores devem apostar no futuro.

Foi com esse objetivo que surgiu, em janeiro de 2021, o projeto OLEAdapt – Estratégia de Gestão de Pragas para a Resiliência e Sustentabilidade da Olivicultura Face às Alterações Climáticas. Este projeto desafia os agricultores, cooperativas e associações de agricultores e empresas ligadas ao olival a colaborar com os investigadores e a partilhar informação sobre a localização de olivais e respetiva identificação das diferentes variedades de oliveira (de nome científico Olea europaea) cultivadas em Portugal. Estes registos produzirão novo conhecimento, útil para todos os envolvidos, que terá uma aplicação real na vida dos agricultores, dotando-os de conhecimento sobre as variedades nas quais devem apostar no futuro.

“Conhecermos a distribuição atual das variedades de oliveira vai ajudar-nos a perceber, através de projeções para o futuro e considerando o cenário de alterações climáticas, quais serão as variedades mais resilientes e quais serão aquelas em que se deverá apostar em cada região do país. Para isto, é indispensável o apoio dos olivicultores e entidades associadas”, explica José Herrera, coordenador do projeto OLEAdapt e investigador do MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora.

É para responder a esta e outras perguntas que o projeto OLEAdapt está em marcha. Todos os agricultores (e intervenientes ligados ao olival), podem contribuir. Basta que enviem os dados das coordenadas geográficas dos olivais e respetivas variedades para o seguinte endereço oleadapt@uevora.pt , ou preencha o mapa com a localização dos olivais e respetivas variedades na plataforma desenvolvida pelos investigadores, disponível no seguinte endereço http://hlserver.cc.uevora.pt:3838/form/ .

Os dados recolhidos vão ajudar os investigadores a recolher informações mais precisas sobre as áreas de distribuição das variedades de oliveira cultivadas existentes em Portugal. O projeto OLEAdapt é liderado pela Universidade de Évora, no qual participam vários investigadores do MED, e tem como parceiros o Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo (CEBAL) e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV).

Município de Arronches sensibiliza para poupar água

Em resposta à situação de seca vivida em Portugal, em que segundo os últimos dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), 91 % do território se encontra em seca severa e extrema, o Município de Arronches lançou, em conjunto com a Águas do Vale do Tejo (AdVT), empresa cuja gestão delegada é da EPAL, uma Campanha de Sensibilização para a poupança e uso eficiente da água junto da comunidade.

Sob o mote “Poupe água hoje para ter amanhã. Não gaste mais do que precisa”, a campanha apela à mudança de comportamentos, incentivando a poupança de água, bem como, ouso racional deste recurso tão precioso e finito.

A difusão da mensagem será feita através dos meios e redes de comunicação próprios, quer do município, quer da AdVT/EPAL. Para tal, foram desenvolvidos vários suportes de comunicação, como outdoors, mupis, folhetos informativos, cartazes e publicações nas redes sociais. Também o Agrupamento de Escolas de Arronches se envolveu nesta ação e distribuiu folhetos por toda a comunidade escolar. Estão também previstos um spot de rádio e anúncios de imprensa a serem divulgados nos meios locais e regionais.

A Câmara Municipal de Arronches incentiva então a população a adotar medidas simples, mas que podem fazer uma grande diferença, tais como:

  • Evitar o enchimento de piscinas e tanques;
  • Fechar ligeiramente as torneiras de segurança para reduzir o caudal de água à entrada;
  • Se chover, armazenar água para a reutilizar:
  • Reutilizar sempre que puder;
  • Reutilizar a água do duche;
  • Tomar duches rápidos;
  • Lavar os dentes com a torneira fechada;
  • Fechar a torneira enquanto lava as mãos;
  • Não deixar a água a correr enquanto faz a barba;
  • Fazer meia-descarga do autoclismo;
  • Usar a máquina de lavar roupa e de lavar a loiça com a carga máxima;
  • Consertar fugas na canalização;
  • Não desperdiçar água durante a rega;
  • Evitar lavar o carro com a mangueira;
  • Utilizar um balde com água para lavar o seu quintal.

Todos juntos e com pequenos gestos, podemos poupar milhares de litros de água.

João Pedro Meira eleito presidente da Federação de Portalegre da JS

O 13° Congresso Federativo de Portalegre da Juventude Socialista (JS), decorreu no passado sábado, 19 de março, no auditório do Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor.

A sessão de abertura contou com intervenções de João Diogo Carlos, presidente da Comissão Organizadora do Congresso; Alex Silva, presidente da JS de Ponte de Sor; Luís Jordão, presidente do PS de Ponte de Sor; Margarida Curinha, presidente das Mulheres Socialistas de Portalegre; Hugo Hilário, presidente do Município de Ponte de Sor e da CIMAA, e ainda com a intervenção de Miguel Costa Matos, Secretário-Geral da Juventude Socialista.

Na sua intervenção, o Secretário-Geral da JS destacou que “vir ao Alto Alentejo é sinónimo de cumprimentar amigos”, destacando que “o João Pedro Meira é um grande quadro técnico do Banco de Portugal, mas também um grande quadro político e não tenho dúvidas algumas de que serás um grande Presidente de Federação”. O líder nacional dos jovens socialistas frisou que “estamos num momento em que é mais importante do que nunca estarmos a fazer política (…) porque nós não somos socialistas por nós próprios, também somos porque uma sociedade é melhor se for mais igual, se for mais justa, mas somos sobretudo socialistas pelos outros (…)”.

Este congresso marcou também a mudança de liderança na federação. Eduardo Alves, recém-eleito Deputado à Assembleia da República pelo círculo de Portalegre, viu o seu Relatório de Atividades aprovado por unanimidade dos congressistas, passando o testemunho a João Pedro Meira, ex-presidente da concelhia de Portalegre da JS, que apresentou a Moção Global de Estratégia “Afirmar o Alto Alentejo // Defender a Democracia”.

Eduardo Alves fez um balanço positivo dos seis anos na liderança dos destinos da Federação da JS, destacando “que é das primeiras vezes que a Federação prossegue um trabalho contínuo, sem interrupções e com uma sucessão estável”, reconhecendo que “a estrutura cresceu em número de militantes e de concelhias ativas, afirmando- se a nível nacional, porque hoje a JS tem no Alto Alentejo um conjunto de grandes quadros políticos”. Terminou agradecendo a todos os que o acompanharam nesta longa jornada e deixou uma mensagem de confiança “sei que o João Pedro Meira saberá concretizar o que falta fazer e que será um grande presidente de Federação”.

No congresso foram ainda discutidas 15 Moções de Resolução Política dos mais variados temas, desde o ambiente e as alterações climáticas, passando pelo Pisão e pela economia e indústria da região, até à igualdade de género, ao combate ao tráfico humano e à defesa do acolhimento de refugiados.

Decorridas as votações para os órgãos federativos, João Pedro Meira foi eleito para liderar os destinos da Federação para o biénio 2022/2023 e conta com Ana Sofia Rosa (Elvas) como Presidente da Mesa da Comissão Política Federativa e com Serenela Luz (Castelo de Vide) como Presidente da Comissão Federativa de Jurisdição.

Ao longo do Congresso registaram-se ainda as intervenções, através de testemunhos em vídeo, dos ainda Deputados à Assembleia da República Luís Moreira Testa e Martina de Jesus.

Este congresso marcou também o fim de ciclo de alguns militantes da JS, entre os quais João Diogo Carlos, que presidiu à Mesa do Congresso e que foi Presidente da Concelhia de Castelo de Vide da JS até outubro passado. Foi ainda proposto e votado pelos congressistas como Militante Honorário da Juventude Socialista, reconhecimento que foi igualmente atribuído a Ricardo Silva (Portalegre) e Filipe Luz (Castelo de Vide).

Na Sessão de Encerramento do Congresso, que contou com diversos dirigentes e autarcas distritais do PS, intervieram João Martinho Marques, Secretário Nacional da JS para a Coesão Territorial; Ricardo Pinheiro, Secretário de Estado do Planeamento e presidente da Federação de Portalegre do PS, e João Pedro Meira, presidente eleito da Federação de Portalegre da JS.

No seu discurso, o jovem socialista começou por agradecer a todos os “camaradas jovens socialistas do Alto Alentejo a confiança depositada nesta candidatura (…) e na continuidade da JS que é, sem sombra de dúvida, a maior juventude partidária do Alto Alentejo”. O jovem economista assumiu como bandeiras para o mandato “ter uma JS mobilizada, transformadora, progressista, irreverente e feminista, que represente todos, que lute pela igualdade de oportunidades que falta cumprir no Interior do país, que lute pela igualdade de oportunidades entre homens e mulher e entre pobres e ricos”. Frisou que “temos um projeto que tem a ambição de combater o flagelo da Interioridade (…) porque o Interior vive uma enorme oportunidade, (…) sendo necessário combater os dois custos inerentes a este fenómeno – o do despovoamento e o da sobrepopulação (…)”. Prosseguiu de forma empolgada, dizendo que “dentro de 2 anos, vamos ter 15 concelhias da JS em todo o Alto Alentejo, com a força, a garra e a determinação de todos”. Finalizou afirmando que “o maior legado que a JS pode deixar ao nosso território e ao PS é a transparência, (…) demostrando que na JS militam pessoas que são idóneas, que estão aqui por amor às causas, desprovidas de interesses individuais ou profissionais, através de uma militância informada e consciente, combatendo a desinformação, o populismo e a militância desinformada e oportunista”.

Poetas de Campo Maior mostram trabalho em Dia Mundial da Poesia

O Dia Mundial da Poesia comemorou-se ontem, dia 21 de março, e para assinalar a data, um grupo de poetas campomaiorenses juntou-se para celebrar a ocasião e mostrar um pouco do seu trabalho, assim como o de outros autores de Campo Maior.

A sessão decorreu no auditório da Biblioteca Municipal João Dubraz, e contou com a participação de Aldemira Negrita, Avelino Moura, Carmita Caldeirão, Filomena Correia, Idaulina Borrega, José Camoesas, José Soutino, Luís Correia, Lurdes Almeida, Maria Amável e Mariana Favita.

Os vereadores Paulo Pinheiro e São Silveirinha estiveram presentes, nesta tarde, dedicada à poesia feita em Campo Maior.

Câmara de Elvas reúne na quarta-feira à tarde com público

A Câmara Municipal de Elvas tem uma reunião ordinária do executivo, na quarta-feira, dia 23, às 16 horas, no salão nobre dos Paços do Concelho. A sessão é aberta ao público e tem a ordem de trabalhos seguinte:

1– Período Antes da Ordem do Dia
2– Aprovação das atas das reuniões de 23 de fevereiro e 9 de março de 2022

3– Expediente Geral
3.1– Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos:
– Análises de águas
– Despacho nº 22/2022
– Habitação Social, pagamento de renda de forma faseada
– Auto de licitação do lote nº 53 do Loteamento Municipal de Santa Eulália
– Atos praticados no âmbito da subdelegação de competências
– Processo de obra nº 51/17, nº 5/19, nº 31/19, nº 95/19 e nº 54/20
– Direito de preferência do prédio na Rua de S. Francisco, nºs 6 e 6-A Elvas
– Direito de preferência do prédio na Rua Aqueduto da Amoreira, nº 5, 1º frente, fração “E”, Quinta dos Arcos – Elvas
– Direito de preferência do prédio na Rua João Travanca Rêgo, nº 4 Elvas
– Direito de preferência do prédio na Rua das Taipas, nº 12 em Vila Boim
– Direito de preferência do prédio no Sítio da Badana e Pias, E.N. 4 Elvas
– Direito de preferência do prédio na Rua de Olivença, nºs 30-A e 30-B e Rua dos Chilões, nºs 24 e 24-A em Elvas
– Direito de preferência do prédio na Rua de Amesterdão, nº 6, lote nº 93, fração “A”, Bairro Europa em Elvas
– Direito de preferência do prédio na Rua do Forno, nºs 13 e 13-A em Elvas
– Direito de preferência do prédio na Rua do Passo, nº 11-A, fração “B” em Elvas
– Direito de preferência do prédio na Rua de Borba, nº 48 e Rossio 25 de Abril, nº 37 em Vila Boim
– Direito de preferência do prédio na Rua das Alcoutinas, nºs 24 e 24-A em Elvas
– Direito de preferência do prédio na Rua das Parreiras, nº 16 em Barbacena
– Direito de preferência do prédio na Rua de Campo Maior, nº 13 em Elvas
– Direito de preferência do prédio na Urbanização Quinta da Carvalha, lote nº 1, Estrada da Carvalha em Elvas
– Direito de preferência do prédio na Rua D. João III, nº 10, Loteamento “Arcos”, lote nº 54 em São Brás e São Lourenço
– Direito de preferência do prédio na Rua Joaquim Bastinhas, nº 11 r/c Esqº., fração “A” em Elvas
– Direito de preferência do prédio na Praceta José Picão Tello, nº 10 – 6º Dtº., fração “R” em Elvas
– Direito de preferência do prédio no Bairro Nossa Senhora da Conceição, nº 1 Vila Fernando
– Direito de preferência do prédio na Rua de Olivença, nº 32, fração “A” Elvas
– Direito de preferência do prédio na Rua de S. Francisco, nº 14-A r/c, fração “A” – Elvas
– Direito de preferência do prédio na Herdade de Almeida em Santa Eulália
– Direito de preferência do prédio na Rua de S. Francisco, nº 5-C em Elvas
– Direito de preferência do prédio na Horta da Raposeira e Horta do Porgetos em Elvas
– Direito de preferência do prédio na Rua Mártires de Timor, lote HC-5, 2º-B, fração “H” em São Brás e São Lourenço
– Direito de preferência do prédio no Olival do Vinhatão em São Brás e S. Lourenço
– Direito de preferência do prédio na Rua de Elvas, nº 117 em Vila Boim
– Direito de preferência do prédio na Rua José Luís Vidigal, nº 20 r/c Dtº., fração “D”, Quinta do Paraíso em Elvas
– Direito de preferência do prédio na Rua da Horta, nº 40-A na Terrugem
– Direito de preferência do prédio na Estrada de Santa Rita, nº 16 – 1º Dtº., fração “F” em Elvas
Processos despachados de acordo com a delegação de competências
– Processos de obras nº 49/20, nº 137/21, nº 2/22, nº 10/22, nº 11/22, nº 20/22 e nº 21/22

3.2– Departamento Financeiro e Desenvolvimento:
– Resumo diário de Tesouraria de 22 de março de 2022
– Alteração orçamental
– Minutas de Contrato
– Adiantamento de Preço
– Substituição de retenções por garantia bancária
Atos praticados no âmbito da subdelegação de competências
– Aprovação da Candidatura nº 2021-2011-01-0062 – Apoio ao Funcionamento das Equipas de Sapadores Florestais 2022
– Aprovação da Alteração do Ajustamento do Investimento/Financiamento do Projeto: Turismo Literário de Elvas, Chave do Reino

3.3- Departamento de Obras e Serviços Urbanos:
– Empreitada de infraestruturas do Loteamento da Quinta da Carvalha, receção definitiva
– Empreitada de requalificação e reabilitação do Largo dos Combatentes, libertação de caução
– Empreitada de melhoria da eficiência energética do Museu de Arte Contemporânea de Elvas, libertação de caução
– Empreitada de relocalização da ligação do coletor da escola Santa Luzia, libertação de caução
– Empreitada de remodelação do Bar da Câmara Municipal e Posto de Turismo da Praça da República, libertação de caução
– Empreitada de estabilização do corpo enterrado da latrina da muralha da Rua Nova de São Vicente, libertação de caução
– Empreitada de Relocalização da ligação de pluviais da escola Santa Luzia, libertação de caução

4-Assuntos propostos pelo presidente, vice-presidente e vereadores:
4.1.- Concurso Público da empreitada de reabilitação de casas no centro histórico de Elvas, primeira fase, abertura de procedimento
4.2.- Concessão, Quartéis da Corujeira e Comando Militar
4.3.- Proposta de alteração ao Regulamento Municipal de Apoios Sociais do Município de Elvas
4.4.- Transmissibilidade de contrato de arrendamento
4.5.- Transferência de fogo de habitação social
4.6.- Cedência do Coliseu Comendador Rondão Almeida para realização de corrida de touros
4.7.- Cedência do Coliseu Comendador Rondão Almeida para realização de espetáculo musical
4.8.- Protocolo a celebrar para a recuperação do Nicho de Nossa Senhora da Piedade
4.9.- Protocolo a celebrar para a recuperação do Nicho de Nossa Senhora da Oliveira
4.10.- Protocolo entre a Câmara Municipal de Elvas e a Ordem Franciscana Secular de Elvas
4.11.- Protocolo com a Ordem Franciscana Secular de Elvas para a colocação, em regime de depósito, do arquivo da Ordem no Arquivo Histórico Municipal de Elvas
4.12.- Protocolo a celebrar entre a Câmara Municipal de Elvas e o Banco Santander Totta, S.A., Mecenas do Museu de Arte Contemporânea de Elvas 2022
4.13.- Contrato de coedição entre a Letrasímpares/Booksfactory e a Câmara Municipal de Elvas para o livro “Elvas Antiga -Vol. II”, da autoria de Rui Jesuíno
4.14.- Comemoração do Dia Nacional dos Centros Históricos
4.15.- The Other Side, de Sérgio Conceição, Forte da Graça
4.16.- Cedência do anexo do Campo Patalino para treinos e do Campo António Semedo para jogos, aos veteranos do Clube de Futebol “Os Elvenses”
4.17.- Cedência do Campo Pedro Barrena ao Centro de Recreio Popular da Boa-Fé
4.18.- Cedência do Campo António Semedo à Associação Desportiva do Bairro das Caixas
4.19.- Cedência do Estádio Municipal de Atletismo à Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre
4.20.- Espetáculo “Monólogos da Vacina” no Cineteatro Municipal, ratificar
4.21.- Cedência do Auditório São Mateus para Palestra de Inteligência Emocional
4.22.- Cedência do Cineteatro Municipal à ARKUS – Associação Juvenil, ratificar
4.23.- Cedência do Cineteatro Municipal à Applausus – Associação Cultural, ratificar
4.24.- Cedência do Mercado Municipal da Casa das Barcas ao Agrupamento 158 (Elvas) do Corpo Nacional de Escutas para o 4º Festival de Sopas
4.25.- Trânsito
4.26.- Apoios:
a) “O Elvas” CAD
b) ARPI da Belhó Raposeira Rui de Melo
c) APPACDM de Elvas
d) Um Coletivo

Hotelaria e Turismo de Portalegre tem pós graduação em Enoturismo

A pós-graduação em Enoturismo, uma formação da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, criada em parceria com o Instituto Politécnico de Portalegre, é apresentada esta quarta-feira, 23 de março.
A apresentação está marcada para as 13 horas, no restaurante de aplicação da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, “A Fábrica”, e contará com a presença da diretora da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, Maria Conceição Grilo, do presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, Luís Loures, e da equipa de coordenação do curso, Eva Milheiro e Graça Pacheco (IPP) e Fernanda Silva (EHT Portalegre).

Torneio de Jogos do Tabuleiro em Montemor

No passado sábado, 19 de março, realizou-se, na Biblioteca Municipal Almeida Faria, em Montemor-o-Novo, o 1º Torneio de Jogos de Tabuleiro, dinamizado pela B de Brincar. Foi entre miúdos e graúdos, uns com mais sorte e outros cheios de azar, mas com bom perder, que se fez este torneio, onde não faltou convívio e alegria.

Os Jogos de Tabuleiro são uma atividade lúdica e educativa que, para além de ensinar a respeitar as regras, também desenvolve a coordenação, estimula a imaginação e promove o convívio.

Esta iniciativa foi uma ação que aproxima a Biblioteca de Montemor de novos públicos e encontra-se inserida no Projeto Ler e Crescer em Família, da Rede Internacional de Bibliotecas do Alentejo Central, numa parceria com a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, Município de Montemor-o-Novo e Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.

Nissan de Portas Abertas até domingo apresenta o novo Juke Kiiro

A Nissan está de Portas Abertas até domingo, 27 de março, para dar a conhecer a novo Juke Kiiro, e conta com outras campanhas nos restantes modelos da marca.

Patrícia Perdigão, assessora comercial na Boutigest, em Elvas, explica que este Nissan Juke Kiiro é uma viatura que resulta “de uma parceria entre a marca e a Warner Bros, inspirado no novo filme do Batman”, sendo por isso “mais personalizado, com frisos em amarelo”, e para o qual decorre uma campanha de renting privado de 135 euros por mês, mas todas condições da oferta devem ser consultadas”.

Este Portas Abertas contempla ainda outras campanhas. No caso do novo Nissan Qashqai, a campanha comtempla “mais mil euros de desconto, para além da campanha cliente, e pode optar por três anos de um contrato de manutenção, ou o desconto associado a esse contrato, no ato da compra”.

Há ainda a oferta da extensão de dois anos de garantia em qualquer modelo da Nissan.

Em Elvas, pode conhecer todas campanhas relativas ao Portas Abertas da Nissan, na Boutigest, na Avenida da Europa.

Assembleia na Secundária de Elvas reúne escritores do concelho

A primeira edição da Assembleia de Escritores de Elvas decorre esta terça-feira, 22 de março, no auditório da Escola Secundária D. Sancho II, em Elvas, numa organização das bibliotecas escolares do Agrupamento nº3 de Elvas.

Esta é mais uma iniciativa que decorre na Secundária de Elvas, o que para a diretora do Agrupamento nº3 de Elvas, Fátima Pinto, demonstra o retomar da normalidade, “com mais garra ainda”. Sobre a iniciativa em si, a diretora do Agrupamento afirma que é “lembrar, aos alunos, da era digital, que a escrita, a leitura e o livro são importantíssimos, porque é com eles que viajamos aprendemos e nos tornamos pessoas diferentes, pelo que os escritores vão dar um enorme testemunho e exemplo, aos jovens presentes”.

A iniciativa insere-se no mês da leitura, e reuniu 11 escritores elvenses, como revela uma das professoras bibliotecárias responsável pelo evento, Teresa Guerreiro, adiantando que “são mais do que estavam à espera, pelo que tem a esperança que para o ano se faça já uma segunda edição.

A Assembleia surge na sequência de uma doação de livros depois de receberem alguns livros oferecidos pela Biblioteca Municipal, pelo que pensaram que seria “interessante os alunos poderem conhecer os escritores do concelho”.

Esta Assembleia, que conta com a presença de algumas turmas da escola consistiu em perguntas feitas a todos os escritores presentes, revela a professora, adiantando que existem também momentos musicais, e como não poderia deixar de ser, de leitura.

Higino Maroto foi um dos autores presentes e explica que esta é uma iniciativa “de louvar, porque Elvas tem um conjunto de pessoas, nas várias áreas culturais e é preciso juntá-las cada vez mais”. O escritor, natural de Barbacena acrescenta que, nesta sessão, em que fala das suas obras, “é interessante cativar novos talentos, pela leitura e escrita, porque a diversidade é o mais importante da vida, em várias atividades, porque cada pessoa acrescenta sempre algo, nessas mesmas áreas”.

Luísa Currito, outra das escritoras presentes na Assembleia adianta que é seu objetivo, nesta que considera uma iniciativa “muito interessante”, transparecer aos jovens “a magia daquilo que é a escrita incentivando-os também à leitura”, porque segundo diz, “a juventude, com as novas tecnologias, não está motivada para a escrita, e a literatura vai mais além numa dinâmica mais mágica do que é a tecnologia”.

Para a vereadora no município de Elvas, Paula Calado, a escola mostra-se, nesta iniciativa, “como um lugar de aprendizagem e de cultura”, e garante que “na cidade existe uma grande massa de escritores de qualidade, e temos que dar enfâse ao que é nosso, para que extrapole, para fora de Elvas”.

Assembleia de escritores de Elvas, que decorre na Escola Secundária de Elvas, contando com 11 escritores do concelho.

Queima das Fitas de Évora de 3 a 11 de junho

A Queima das Fitas na Universidade de Évora está de volta. Este ano, o evento decorre um pouco mais tarde, entre 3 e 11 de junho, devido à realização do Campeonato Universitário de Desporto.

Henrique Gil, presidente da Associação Académica da Universidade de Évora, refere que “no final deste mês começam a ser divulgados os cabeças de cartaz deste evento que pretende ser dinamizado de forma diferente na edição deste ano”.

De acordo com a Associação Académica da Universidade de Évora, a alteração da data surgiu com a condição de alteração da pausa letiva, não colocando a sobreposição de exames com as festividades.

Feira do Queijo em Rio de Moinhos na Páscoa

A Feira do Queijo vai decorre entre 15 e 17 de abril, de sexta-feira a domingo no fim de semana da Páscoa, em Rio de Moinhos, no concelho de Borba.

Este certame, que decorreu durante algumas edições na cidade de Borba, devido à falta de condições da freguesia, vê agora criadas as infraestruturas para regressar ao seu local de origem.

O presidente da Câmara Municipal de Borba, António Anselmo, recorda que “dos 16 produtores de queijo do concelho, 15 estão localizados na freguesia de Rio de Moinhos, como tal, é extremamente importante que o queijo seja promovido na freguesia”.

A Feira do Queijo decorre no pavilhão de eventos da freguesia, junto À escola primária da aldeia.

Campo Maior pode vir a ter um polo no InovPlantProtect

O Centro de Inteligência Competitiva, em Campo Maior, recebeu esta segunda-feira, 21 de março, a visita de uma comitiva do Governo, onde a possibilidade deste espaço vir a ter um polo no InovPlantProtect em Elvas, foi discutida.

Para a secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, “é interessante dinamizar esta infraestrutura, “com recursos humanos altamente qualificadas, com um projeto que seja uma missão que valorize o interior, com foco na ciência, conhecimento e na tecnologia e com uma associação entre empresas, universidades e politécnicos, onde todos juntos criam a rede necessária para desenvolver projetos deste tipo”.

Isabel Ferreira destaca ainda a colaboração que pode vir a ser feita também com o InovPlantProtect e a ESAE, avaliando as necessidades da região, para perceber o que será uma mais valia para este espaço. “Estes parceiros têm que pensar as necessidades do território e auscultar junto de empresas e das universidades e politécnicos o que será uma mais valia ali instalar, em complementaridade com a ESAE e o InovPlantProtect, acho que se está a formar um polo bastante interessante em volta dos recursos endógenos, no setor agroalimentar”.

Já o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha destaca que esta visita teve em vista a possibilidade da criação de um polo deste equipamento, no InovPlantProtect em Elvas. “É isto que demonstra o espírito da coesão, perceber que no interior se pode apostar em projetos como este e aquilo que se discute é a possível criação de um polo no InovPlantProtect, numa questão virada para a questão genómica, feita a partir de Campo Maior, que pode ser beneficiada por este centro, que vai servir mais valências, do que aquelas que estavam inicialmente previstas, dando versatilidade a este espaço”.

Rosinha garante ainda que a ideia é ter um polo tecnológico tendo por base “a ideia que está a estruturada e financiada, relacionada com produtos endógenos, mas que comecemos a fazer esta discussão com a Universidade Nova e o Politécnico de Portalegre, e comecemos a olhar para o espaço numa perspetiva de crescimento, acrescentado valor, também do ponto de vista dos recursos humanos qualificados”.

A visita contou ainda com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, do presidente da CCDR Alentejo, António Ceia da Silva, representantes do Instituto Politécnico de Portalegre e da Universidade Nova de Lisboa e do presidente da Assembleia Municipal de Campo Maior, Jorge Grifo.

GNR detém seis pessoas numa semana

O Comando Territorial de Portalegre da Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve seis pessoas, em flagrante entre 14 e 20 de março, das quais quatro por condução sob o efeito do álcool; uma por condução sem habilitação legal; e outra por violação de domicílio.

Ao nível da fiscalização de trânsito foram detetadas 76 infrações, das quais sete relacionadas com tacógrafos; quatro por falta ou uso incorreto do cinto de segurança; quatro por falta de inspeção periódica; e três referentes a iluminação e sinalização.

No mesmo período foram registados 13 acidentes de viação, tendo resultado dos mesmos, dois feridos leves e um ferido grave.

A GNR desenvolveu ainda 192 ações de sensibilização no âmbito do programa “Escola Segura”, tendo sido sensibilizadas 290 pessoas da comunidade escolar; 188 ações no âmbito do programa “Comércio Seguro”, tendo sido sensibilizados 307 comerciantes; e 54 ações no âmbito do programa “Idosos em Segurança”, tendo sido sensibilizados 127 idosos.