Feira do Livro em Évora de 16 a 25 de abril

A Feira do Livro regressa a Évora de 16 a 25 de abril, ao Largo do Conde de Vila Flor, na envolvente ao Templo Romano. O evento realiza-se entre o sábado de Páscoa e o feriado nacional, numa organização da Câmara Municipal em parceria com a Biblioteca Pública de Évora.

Este ano, participam 12 livrarias de Évora e de outros pontos do país, para além de um conjunto alargado de parceiros. Das atividades previstas, destacam-se a presença do escritor Alberto Manguel, no último dia da Feira, assim como sessões temáticas sobre escritores, entre os quais José Saramago ou os eborenses Antunes da Silva e Manuel Gusmão.

Após dois anos de interregno, devido à pandemia, a iniciativa mantém o seu foco: a promoção do livro e da leitura. O certame propõe apresentações de obras com a presença dos autores, exposições, leituras encenadas, uma maratona de leitura, sessões de histórias e de poesia, oficinas de ilustração e de escrita, conferências, conversas, visitas guiadas e momentos de animação musical e teatral, estes inspirados na literatura.

De entre as livrarias participantes, temos as eborenses Alfarrabista Oliveira, Fonte de Letras, Ler com Prazer, Licorne e Nazareth. Também recebemos a Bedeteca de Beja, Bertrand, Cabeçudos (Castelo de Vide), FNAC, Gatafunho (Lisboa), Livros da Ria Formosa (Tavira) e Traga-Mundos (Bragança).

Entre os parceiros institucionais, estão a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região do Alentejo, a Direção Regional de Cultura do Alentejo, a Fundação Eugénio de Almeida e o Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, entre outros. O programa da Feira do Livro estará disponível em breve em www.cm-evora.pt .