Volta ao Alentejo Delta Cafés promove ciclismo e turismo da região

A 39ª edição da Volta ao Alentejo Delta Cafés foi apresentada esta quinta-feira, 10 de março, no Centro Cultural de Redondo.

Uma prova que regressa a Elvas, passados vários anos. Joaquim Gomes, da organização, revela que “desde 2005 que a cidade estava afastada dos palcos da Volta ao Alentejo e atendendo à notoriedade, dimensão e às excelentes características do município de Elvas relativamente a uma prova de ciclismo, é incompreensível como é que isso aconteceu”.

Joaquim Gomes acrescenta que “agora foram criadas condições e este regresso permitiu uma consolidação com o executivo municipal”, saudando o regresso de Elvas a esta competição, e acreditando que “o espaço fantástico do parque junto ao Aqueduto vai receber bem tem os todas as condições para que se efetive, de facto, a notoriedade de Elvas na Volta ao Alentejo em Bicicleta”.

A Delta Cafés é o patrocinador oficial desta prova e Duarte Azinheira, diretor comercial da empresa, revela que tendo em conta o cariz social e de apoio a eventos locais, que caracteriza a marca, é um orgulho patrocinar a Alentejana, promovendo a região e a cultura. “É um orgulho e um prazer sermos, novamente, convidados para ser parceiros, na Alentejana. O Grupo Nabeiro Delta Cafés tem um cariz social e apoia entidades e eventos locais, pelo que se o fazemos em todo o país, no Alentejo faz mais sentido e ajuda-nos a promover a cultura local e das populações e permite marcar a matriz ideológica”.

A Delta, que cumpriu, recentemente, 60 anos, tem muito vigor, diz Duarte Azinheira, acrescentando que “o desporto é uma característica que permite a população ter melhor qualidade de vida”.

Já o presidente da Câmara de Redondo, David Galego, refere que é de forma orgulhosa que vê a vila incluída na Volta ao Alentejo, devido à tradição que esta tem na modalidade de ciclismo. “É sempre, para nós, um orgulho ter Redondo como passagem, da Volta ao Alentejo e fazer parte da organização, porque a tradição que temos no ciclismo vem de longa data e catapultou o nome de Redondo da essência do ciclismo, é igualmente fundamental em termos turísticos, de dinamização e visibilidade, pelo que é um orgulho darmos aqui o pontapé de saída”, desta edição da prova.

Já Luís Dias, presidente Câmara Vendas Novas e da CIMAC, revela igualmente “um grande orgulho” pelo facto de a cidade que preside ser o ponto de partida desta edição. Já enquanto presidente da CIMAC, revela que foi lançado um desafio para que, “nos 40 anos da Volta ao Alentejo, se possa lançar uma edição que recorde as historias ao longo desses anos, que fazem parte do património desta Alentejana”.

O presidente da Câmara de Borba, António Anselmo, explica que esta edição tem passagem por Borba, sendo para si, essa uma forma “de promoção do desporto, cultura e turismo”. António Anselmo refere ainda que “é extremamente importante porque que as marcas, os municípios e a CIMAC acreditam no Alentejo, e isso é que vale a pena”.

A competição realiza-se de 16 a 20 de março, sendo composta por cinco etapas: a primeira liga Vendas Novas a Sines, a segunda etapa de Beja a Portel, a terceira parte de Elvas, em direção a Ponte de Sor, a quarta é um contrarrelógio em Castelo de Vide e a quinta e última etapa liga Castelo de Vide a Évora.