Palestra em Elvas aborda papel da mulher em diversas áreas

A Palestra da Mulher decorreu ao final da manhã desta terça-feira, 8 de março, no Cineteatro Municipal de Elvas e contou como oradoras, de várias áreas da sociedade.

A médica Isabel Barahona foi uma das intervenientes nesta palestra e teve como objetivo demonstrar e importância da saúde no bem-estar físico da mulher, tendo abordado algumas patologias, mais comuns no sexo feminino, como o cancro da mama, fibromialgia, síndrome depressivo e destacou “a parte preventiva que é muito importante para evitar chegar a doença, como rastreios de doenças oncológicas e de risco cardiovascular, bem como os benefícios da atividade física para controlar algumas doenças”.

Isabel Barahona garantiu ainda que “nós mulheres acabamos por tomar conta de tudo e não tomamos conta de nós, e ficamos esquecidas pelo que é importante, tanto para o nosso bem estar como para a saúde”.

Na área do desporto, a atleta Inês Henriques, campeã e recordista mundial de 50 quilómetros marcha, transmitiu a sua luta, nesta área. “A minha intenção é inspirar todas as mulheres, porque não nos devemos sentir inferiores a nada nem ninguém, e isso foi algo que a minha família me inspirou; sou filha e neta de grandes mulheres e, quando fui campeã do mundo, disse que o que eu fiz foi duro, mas o que a minha mãe faz todos os dias é mais, porque trabalha na produção de cáravo e lenha, para ter dinheiro para comer e eu faço por prazer, porque gosto”.

É igualmente importante, do ponto de vista desta atleta “demonstrar que temos muitas capacidades e não podemos deixar que nos inferiorizem e é o que tento transmitir, que devemos ser capazes e independentes”.

Já Paula Calado, vereadora da Câmara Municipal, no final da palestra, mostrou-se muito satisfeita com a programação deste Dia Internacional da Mulher, afirmando que “foi bastante positiva esta atividade, pensada pelo vereador que me desafiou a participar com a componente cultural, todos adoraram e muitos participantes nunca tinham estado nos museus e disseram que iriam voltar, para ver com mais calma”.

Quanto à palestra, a vereadora considera-a “esclarecedora” e destaca o “testemunho das atletas que foi inspirador”, considerando “interessante haver jovens do sexo masculino na plateia” o que demonstra, a seu ver, que “estamos a semear ideias de igualdade e justiça para as próximas gerações”.

Na Palestra, inserida nas comemorações do Dia da Mulher, em Elvas, foram também oradoras, a nutricionista Júlia Marques, a esteticista Vicência Restolho e a atleta de alta competição de remo Ana Acuña.