Já são conhecidos os 12 alunos que vão representar as Escolas do Turismo de Portugal nas finais da Associação Europeia de Escolas de Hotelaria e Turismo que, de 17 a 22 de outubro, se realizam em Itália.
A 17ª edição do Interescolas, organizada pela Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, procurou, durante dois dias, não só dar todas as condições para que os concursos se realizassem em pleno, mas também dar a mostrar um pouco do que a região tem de melhor. O evento dividiu-se entre a escola propriamente dita, onde se realizaram os concursos mais práticos, e Elvas, onde tiveram lugar os desafios mais teóricos.
Os alunos que mais se destacaram nesta edição daquele que é o principal concurso das Escolas do Turismo de Portugal foram:
Bar – João Abreu (Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra);
Barista – João Ferreira (Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra);
Cozinheiro Aprendiz – Afonso Silva (Escola de Hotelaria e Turismo Douro/Lamego);
Decathlon – Leonardo Machado (Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão);
Turismo – Maria Ferreira (Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa);
Alojamento Hoteleiro – Maria Pestana (Escola de Hotelaria e Turismo do Porto);
Gestão Hoteleira – Ana Brum (Escola de Hotelaria e Turismo do Porto);
Pasteleiro Júnior – Mariana Costa (Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo;
Restaurante/Taça Joaquim Janeiro – Duarte Marques (Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão);
Futuro Escanção/Taça Gilberto Mira – Marco Teixeira (Escola de Hotelaria e Turismo Douro/Lamego);
Empreendedorismo – Luís Miranda (Escola de Hotelaria e Turismo do Porto);
Cozinheiro Vegetariano – Lourenço Lopes (Escola de Hotelaria e Turismo do Porto).
Para a diretora da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, esta foi mais uma demonstração de como é possível promover a formação, o intercâmbio e, ainda, promover a região. “O Interescolas é a mais importante iniciativa da rede de Escolas do Turismo de Portugal que procura valorizar o conhecimento e as competências que os alunos adquirem em contexto escolar, mas vai para além disso. É um momento de partilha, de troca de experiências. É a única iniciativa recorrente em que alunos das 12 escolas estão juntos e vivem o verdadeiro espírito da rede. Nesta edição, procurámos, também, envolvê-los na região com a realização de algumas visitas, como a que aconteceu na Coudelaria Alter Real. No final, o jantar de gala foi a consagração dos vencedores que terão a responsabilidade de nos representar a todos, em Itália”, afirmou.