Skip to content

MDM começa em Elvas preparação para Manifestação Nacional de Mulheres

No âmbito da preparação da Manifestação Nacional de Mulheres que se realizará no próximo dia 12 de Março em Lisboa, o núcleo de Portalegre do Movimento Democrático de Mulheres realizou esta quinta-feira, dia 24, uma ação junto ao Hospital de Santa Luzia, em Elvas.

O Movimento Democrático de Mulheres decidiu este ano dar destaque “a três temas centrais na manifestação de 12 de Março, por um lado a questão da violência, seguindo-se as condições laborais e as questões de acesso aos serviços de saúde”, como nos referiu Maria Teresa Neves (à direita na foto), dirigente nacional do MDM.

A dirigente refere que, nesta primeira sessão, decidiram pegar precisamente pela questão da saúde, uma vez que é preciso saber como ficaram, por exemplo, durante a pandemia, “os rastreios de cancro da mama e do colo do útero, como ficaram as aulas de preparação para o parto até ao acompanhamento das grávidas ou funcionamento das unidades de obstetrícia e ginecologia”, sublinhou.

Maria Teresa Neves destaca ainda “os 15 anos da aprovação da Interrupção Voluntária da Gravidez”, processo médico que, segundo a dirigente do MDM, “não é praticado no distrito de Portalegre, uma vez que todos os médicos são objetores de consciência”.

A sessão do núcleo de Portalegre do Movimento Democrático de Mulheres decorreu junto ao Hospital de Santa Luzia, em Elvas.

Compartilhe este artigo: