Transitex investe 2,4 milhões para colocar Elvas no mercado internacional da fruta

Transitex investe 2,4 milhões de euros em novo armazém refrigerado, em Elvas

A Transitex, operador logístico especializado no transporte porta a porta, com escritórios e equipas próprias, já espalhados por 25 países do mundo, está prestes a dar por concluído, na plataforma logística de Elvas, onde se instalou há 15 anos, um novo armazém refrigerado.

Trata-se de uma infraestrutura com cerca de três mil metros quadrados, que colocará Elvas na cadeia logística do mercado internacional da fruta, permitindo, de acordo com o CEO da empresa, Fernando Lima, não só que exportações locais passem por este armazém, como irá possibilitar a alguns produtores que conservem os seus frutos, da melhor maneira, para depois os poderem exportar. “Temos muito bons produtos, de alta qualidade, mas depois precisam de um trabalho de segunda linha, para que sejam aceites e cumpram os padrões internacionais, para que possam entrar na cadeia de frio e ser exportados de acordo com as regras dos importadores”, revela o responsável. Dos cerca de três mil metros quadrados do novo armazém, mais de 1.800 são dedicados a cold storage.

Fernando Lima

Uma vez que, com a globalização, explica Fernando Lima, já se consome todo o tipo de fruta, durante todo o ano, é necessário que haja uma “cadeia logística bem organizada”, que faça com que, por exemplo, as laranjas cheguem aos supermercados os 12 meses do ano. É precisamente isso que a Transitex quer permitir também, fazendo chegar, sobretudo, produtos do hemisfério sul a toda a Península Ibérica. “Elvas vai ter um papel importante na distribuição ibérica de fruta fresca”, garante.

A aposta que tem vindo a ser feita na ferrovia, entre Elvas e Évora, assim como na ligação a Sines, a maior dos últimos cem anos, garante o CEO, coloca a Transitex, através da plataforma logística de Elvas, numa posição “muito privilegiada”. “Vamos tentar tirar o maior proveito disso, uma vez que ficamos com uma ligação direta aos portos”, assegura Fernando Lima.

O novo armazém refrigerado ficará concluído a 100% já em fevereiro

Neste armazém, que irá começar a operar ainda este mês, a Transitex fez um investimento total de 2,4 milhões de euros. Com esta nova infraestrutura, em Elvas, “são criadas soluções para um processo de importação de fruta mais rápido e competitivo no destino, evitando os custos adicionais associados ao retorno tardio de contentores aos terminais”. Para este serviço foi criada uma equipa, que se divide entre os escritórios de Elvas e de Badajoz, que pretende dar resposta à campanha de citrinos da África do Sul, ainda este ano.

O CEO da Transitex garante ainda que a empresa, ao longo dos anos, tem vindo a procurar “acrescentar valor” às pequenas e médias empresas. “Nós somos vistos, não como um operador logístico, para os nossos clientes, mas sim com um parceiro de negócio”, revela.

Alan Almeida, Filipa Rodrigues e Fernando Lima

Por esta altura, está também a ser construído um novo centro de distribuição em Joanesburgo, na África do Sul, que servirá as marcas nacionais, assim como um pequeno produtor, por exemplo, de Elvas, que se queira internacionalizar e vender os seus produtos fora da região.

Só em Portugal, a Transitex conta com cerca de cem funcionários, oito em Elvas, sendo que este número, com a abertura do novo armazém refrigerado, “será duplicado, no imediato”. “Estamos em fase de recrutamento e, consoante a evolução do negócio, vamos vendo as necessidades de incluir novos colaboradores”, diz ainda Fernando Lima.