Livro “Sem Água a Vida é uma Seca” apresentado em Portalegre

O livro “Sem Água a Vida é uma Seca” é apresentado esta segunda-feira, 14 de fevereiro, a partir das 11 horas, no Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre.

Trata-se de uma obra que resulta do trabalho de 666 alunos, de terceiro e quarto anos, de 16 Agrupamentos de Escolas dos 15 concelhos do Alto Alentejo, promovido pela Fábrica de Histórias, que já vai na sua quarta edição, enquanto serviço educativo da Cabeçudos, Cabeças com Ideias, agora sediada em Castelo de Vide.

Rui Andrade, diretor da Cabeçudos, revela que, depois de um vasto trabalho, levado a cabo em parceria com os Agrupamentos de Escola e os Municípios, “é hora de celebrar”, adiantando que o livro aborda os mais diversos temas relacionados com a água, sendo que as crianças, neste trabalho, refletem sobre a manifestação deste bem essencial nos respetivos concelhos. Para além disso, “Sem Água a Vida é uma Seca” expressa “opiniões transparentes e transversais deste pequeno universo, que refletem questões importantes e atuais pensadas dentro deste grande mundo”.

A concretização da obra deveu-se à vontade conjunta do Programa Garantir Cultura, apoiado pela Autoridade de Gestão do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), dos Municípios e Agrupamentos de Escolas de Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Marvão, Monforte, Nisa, Ponte de Sor, Portalegre e Sousel, e da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) e visou o desenvolvimento de oficinas de escrita, revisão e ilustração, tendo como produto final a edição deste livro cuja tiragem se estima em 4.000 exemplares.

Durante o evento de apresentação do livro, em Portalegre, será apresentado um espetáculo que transpõe para o palco o conteúdo literário e gráfico do livro, seguido da apresentação do making of com imagens registadas ao longo do processo, e que finalizará com a entrega do livro aos seus autores.

O evento de lançamento terá ainda apresentações na grande maioria dos concelhos do Alto Alentejo, contando com a presença dos jovens alunos-autores e professores envolvidos, dos mediadores da Cabeçudos e de diversos convidados ligados aos setores da educação e cultura.

Todos os alunos do primeiro ciclo dos 15 concelhos que participaram nesta edição da Fábrica de Histórias irão receber um exemplar do livro.