Bombeiros de Viana do Alentejo já têm segunda EIP

Já se encontra em funcionamento uma segunda Equipa de Intervenção Permanente (EIP) dos Bombeiros Voluntários de Viana do Alentejo, que visa reforçar a capacidade de resposta no concelho. A cerimónia de acolhimento aos novos elementos teve lugar nas instalações dos bombeiros e contou com a presença dos representantes da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viana do Alentejo, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), do Município de Viana do Alentejo e do Serviço Municipal de Proteção Civil.

Composto por cinco elementos em regime de permanência, este novo apoio vem “colmatar as necessidades de recursos humanos e reforçar a prontidão do socorro e segurança em prol de toda a população”, garante o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viana do Alentejo, José Fernando Paitio. Este dirigente acrescenta que a população “está mais segura” com a entrada em funcionamento desta nova equipa, cuja missão é “assegurar com eficácia e atempadamente a prevenção e proteção de pessoas e dos seus bens”.

Ainda segundo José Fernando Paitio, a criação desta segunda equipa “só foi possível graças à vontade e ao esforço entre diversas entidades”, nomeadamente a Câmara Municipal, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viana do Alentejo.

No âmbito do protocolo assinado em agosto de 2021 entre o Município de Viana, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viana do Alentejo e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, cabe ao Município assegurar metade dos custos decorrentes da remuneração da equipa, cabendo à ANEPC suportar a outra metade.