Município de Arronches e Valnor promovem reciclagem

O Município de Arronches associa-se à Valnor na campanha de comunicação “Eu Reciclo!”, que tem como objetivo valorizar e divulgar o bom desempenho ambiental dos comerciantes que fazem a separação de resíduos, bem como apelar à adesão a esta prática por parte de todos os estabelecimentos comerciais e de serviços, empresas, escolas, entre outros.

Neste âmbito, uma equipa da empresa esteve em alguns estabelecimentos comerciais do concelho, acompanhada pelo vereador Paulo Furtado. Os filmes produzidos ficarão disponíveis, em breve, na página da Valnor e do Município de Arronches.

A Valnor é a empresa de gestão de resíduos na região, que presta um serviço de recolha porta-a-porta dos resíduos recicláveis, em vários estabelecimentos comerciais e serviços do concelho de Arronches. Este serviço é gratuito. Se tem um estabelecimento comercial e ainda não usufrui deste serviço, pode aderir contatando a Valnor através do 800 911 400.

Personalize um blend de Café Delta no Dia dos Namorados

Este ano, no Dia de São Valentim, a 14 de fevereiro, Slow Coffee convida a celebrar o Amor através da personalização de um blend de café. Neste São Valentim, Slow Coffee acaba de anunciar uma novidade. Desde 1 de fevereiro e para todos aqueles que gostam de ser originais e demonstrar o quão único é o amor, a marca oferece a oportunidade de personalizar o packaging do café com uma mensagem especial.

Afinal, há amores… belos como uma Chemex, simples como uma V60, intensos como uma French Press, singulares como uma Aeropress ou vibrantes como um Balão…e depois há o amor de cada um, tão incomparável que ninguém melhor do que o próprio para descrever.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Como existem diferentes amores e histórias, existem também diversos cafés e maneiras de os preparar, por isso Slow Coffee apresenta várias sugestões para comemorar esta data de forma memorável.

Para todos aqueles que já têm métodos Slow Coffee em sua casa, podem agora presentear a sua cara-metade com um blend de café personalizado. Para os outros, a marca apresenta os Starter Kits, que têm tudo o que é necessário para se iniciarem nesta experiência inesquecível no mundo do café: o blend de café personalizado e o equipamento de extração para preparar o mesmo.

Encontram-se na loja online de Slow Coffee (https://www.deltaslowcoffee.com/) equipamentos como a Chemex, um método que prepara um café suave, com uma riqueza e complexidade de aromas; passando pela French Press, um método simples que permite extrair todo o sabor e aroma dos grãos de café originando um café intenso e texturado; acabando no Balão, um equipamento que dá origem a um verdadeiro ritual de partilha e a um café intenso e rico em aromas.

Diversas ofertas, cada uma com a sua particularidade, assim como cada história de amor. Por isso, nada melhor do que celebrar grandes amores com novos momentos a dois. Porque, existem histórias e amores que se prolongam no tempo, assim como a preparação de Slow Coffee, um café que se demora. Todas estas sugestões estão disponíveis até dia 14 de Fevereiro na loja online da marca, em https://www.deltaslowcoffee.com/, com entregas em todo o território nacional.

Recorde-se que Slow Coffee é um café que se demora. Na sua produção, onde cada grão foi torrado cuidadosamente para realçar as melhores notas e aromas e nos seus encontros, onde as melhores origens foram especialmente combinadas para cada experiência, de acordo com o equipamento de extração de café utilizado.

[/shc_shortcode]

Elvas tem mais 112 pessoas com Covid-19

Nas últimas 24 horas, o concelho de Elvas registou mais 112 casos de Covid-19.

Com a recuperação de 73 pessoas, estão ativos esta quarta-feira, 9 de fevereiro, 324 casos de infeção, mais 39 em relação ao dia de ontem.

Homem detido por violência doméstica em Campo Maior

O Comando Territorial de Portalegre da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Núcleo Investigação e de Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), deteve ontem, dia 8, um homem de 72 anos por violência doméstica, no concelho de Campo Maior.

No âmbito de uma investigação por violência doméstica, os militares da GNR apuraram que o agressor exercia violência psicológica contra a vítima, sua companheira de 50 anos. No decorrer das diligências policiais, foi possível apurar-se ainda que ocorreram episódios de ameaças por parte do suspeito, tendo causado medo e inquietação na vítima. No seguimento da ação, foi dado cumprimento a um mandado de detenção.

O detido foi presente a primeiro interrogatório ontem, terça-feira, dia 8, no Tribunal Judicial de Elvas, onde lhe foram aplicadas as medidas de coação de proibição de uso e porte de armas de fogo ou armas brancas e obrigação de acompanhamento em consulta médica, sob a vigilância da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).

Prazo de candidaturas ao galardão Green Key alargado até dia 15

O prazo de candidaturas ao galardão Green Key, edição 2022, foi alargado até ao dia 15 de Fevereiro.

O programa “Green Key” é um galardão internacional, presente em mais de 50 países, que tem como objetivo promover o Turismo Sustentável através do reconhecimento de empreendimentos turísticos, alojamento local, parques de campismo, restaurantes e centros de conferência que implementam boas práticas ambientais e sociais.

Em 2021, a Coordenação Internacional atualizou os critérios Green Key, sendo que estes novos critérios, em vigor de 2022 até 2025 e reconhecidos pelo GSTC – Global Sustainable Tourism Council, pretendem manter os requisitos anteriores e focar-se ainda mais na redução no uso de plásticos e da pegada de carbono dos estabelecimentos.

De forma a apoiar os estabelecimentos e reconhecer todo o empenho e resiliência que têm demonstrado nestes últimos dois anos, a Coordenação Nacional decidiu manter os valores de candidatura reduzidos, à semelhança da edição de 2021.

Portugal registou mais 34.023 casos de Covid e 52 mortes

Portugal registou, nas últimas 24 horas, 34.023 novos casos de Covid-19 e 52 óbitos associados à doença.

As 52 mortes ocorreram 17 em Lisboa e Vale do Tejo (LVT), 15 no Norte, 15 no Centro, duas nos Açores, uma no Alentejo, uma no Algarve e uma na Madeira. O maior número de novos casos em 24 horas concentram-se em três regiões: 11.888 no Norte, 9918 em LVT e 6821 no Centro.

Nas últimas 24 horas, registaram-se 27.261 casos de recuperação. O número de casos ativos da doença voltou a subir: hoje está em 606.707, mais 6710 que ontem.

Esta quarta-feira, dia 9, em todo o território nacional, há 2435 doentes internados, mais 16, dos quais 163 estão em unidades de cuidados intensivos, menos oito em relação ao dia anterior.

Bombeiros de Montemor abrem inscrições para EIP

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo abriu inscrições para a Equipa de Intervenção Permanente (EIP) da corporação, uma iniciativa que pretende dar uma melhor e mais rápida resposta a todos os montemorenses.

António Pinetra, presidente da Associação revela que a EIP “neste momento, já tem cinco elementos para formar a primeira equipa. Nos próximos dias, vamos realizar o procedimento para a ativar”, junto do Comando Distrital, prevendo-se que no mês de março, a equipa já esteja no ativo. O presidente da Associação Humanitária do Bombeiros Voluntários confessa que têm existido “algumas dificuldades por falta de elementos”, tendo, neste momento, “inscrições abertas para que novos elementos possam surgir e fazer provas, no sentido de ficarmos com mais elementos preparados, ou uma segunda equipa, ou termos alguém que possa substituir”, revela.

O presidente da Associação realça a importância de “ter alguém preparado para uma intervenção rápida, que possa prestar logo o primeiro socorro” uma vez que permite dar apoio e auxílio, mais rapidamente.

Quanto aos elementos que podem inscrever-se nesta equipa “são bombeiros que tenham até 45 anos, depois de fazerem as provas, estarem aptos e disponíveis para participar”, uma vez que, apesar de existir um horário, os elementos que integrarem a EIP devem ter disponibilidade 24 horas, de forma a responder a qualquer tipo de emergência.

Este é um concurso interno e externo, para bombeiros com idade até aos 45 anos, sendo que as inscrições devem ser feitas presencialmente no Quartel dos Bombeiros de Montemor-o-Novo.

Estratégia Local de Habitação de Borba discutida em reunião de câmara

O executivo da Câmara Municipal de Borba reúne amanhã, quinta-feira, dia 10, pelas 10 horas, por videoconferência.

Da sessão, fazem parte os seguintes pontos:

Ponto 1. Período Antes da Ordem do Dia:

Ponto 1.1-Assuntos Gerais de Interesse para a autarquia;

Ponto 1.2-Expediente;

Ponto 1.3-Atividades da Câmara;

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Ponto 2. Ordem do Dia

Ponto 2.1 – Aprovação das Atas N.°s 27/2021 e 28/2021;

Ponto 2.2-Direito de preferência sobre a aquisição de imóveis localizados em zona de proteção;

Ponto 2.3 – Acordo de Colaboração para a implementação do Programa de Apoio à Redução Tarifária;

Ponto 2.4 – Adenda ao Contrato Programa relativo ao financiamento do Programa de Generalização do Fornecimento de Refeições Escolares aos Alunos do 1.° Ciclo do Ensino Básico – 2020/2021;

Ponto 2.5 – Programa de Expansão e Desenvolvimento da Educação Pré-Escolar – Anexo ao Acordo de Cooperação 2021/2022;

Ponto 2.6 – Ratificação – Empreitada «Reabilitação de Edifício para Centro Interpretativo da Batalha da Restauração» – nomear gestor de contrato;

Ponto 2.7-Início de Procedimento de Elaboração do Regulamento de Apoio ao Associativismo Desportivo;

Ponto 2.8-Arrendamento de prédio propriedade do Município para fins não habitacionais;

Ponto 2.9 – Fixação do número máximo de unidades e subunidades orgânicas / Nível remuneratório dos dirigentes intermédios de 3. ° grau;

Ponto 2.10-Estratégia Local de Habitação.

[/shc_shortcode]

PJ detém suspeitos de homicídio em Borba

A Polícia Judiciária (PJ), através da Unidade Local de Investigação Criminal de Évora, na sequência de mandados de detenção emitidos pela autoridade judiciária competente, deteve, fora de flagrante delito, dois homens e uma mulher, de 32, 31 e 20 anos de idade, pela presumível coautoria de um crime de homicídio qualificado, praticado no dia 16 de fevereiro de 2021 (ver aqui), no concelho de Borba.

A Policia Judiciária contou com a colaboração de várias estruturas da Guarda Nacional Republicana, designadamente da Gafanha da Nazaré, da Trafaria (Almada), do Posto Territorial e Núcleo de Investigação Criminal da Charneca da Caparica (Almada).

Os detidos, desempregados, com antecedentes criminais, irão ser presentes hoje, de manhã, a primeiro interrogatório judicial, para aplicação de medidas de coação.

PS do distrito de Évora analisa resultado das Legislativas

O Secretariado da Federação Distrital de Évora do Partido Socialista (PS) procedeu à análise dos resultados eleitorais das recentes Eleições Legislativas. [shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Publicamos os quatro pontos do comunicado socialista:

  1. Saudar todos os portugueses e, particularmente, os alentejanos e felicitá-los pela sua forte participação no ato eleitoral, numa manifestação inequívoca de elevada consciência cívica e democrática;
  2. Congratular-se com a clara demonstração de confiança dos eleitores no PS, que ficou bem expressa na maioria absoluta que lhe concedeu a nível nacional e na maioria absolutíssima que lhe confiou no Alentejo, com a eleição de seis deputados em oito possíveis e, no distrito de Évora, com a eleição de dois deputados em três possíveis;
  3. Realçar o facto de, no distrito de Évora, o PS ter sido a força política mais votada em todos os concelhos e em todas as freguesias, com uma única exceção, conseguindo 44% dos votos (2,3 pontos percentuais acima da média nacional);
  4. Comprometer-se a continuar a ser digno da confiança mais uma vez recebida, tudo fazendo para defender, na Assembleia da República, no Governo e nas autarquias, os interesses do nosso Alentejo e o bem-estar dos alentejanos.

[/shc_shortcode]

CAP leva 29 produtores de vinho a Moscovo

Na 29ª edição da Prodexpo Moscovo, estão presentes 29 produtores nacionais, o que constitui o maior número de sempre de produtores portugueses na capital russa. Portugal já é o quinto fornecedor de vinho para o mercado russo, com as exportações a valerem 45 milhões de euros.

São 29 os produtores de vinho nacionais que se encontram em Moscovo na 29ª edição da Prodexpo, a maior feira do setor alimentar da Federação Russa, que decorre entre os dias 7 e 11 de fevereiro. Após o interregno de um ano, imposto pela Covid-19, e apesar do contexto pandémico ainda se manter, a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) consegue levar, assim, este ano, a maior representação portuguesa de produtores de vinho à Rússia.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Este recorde de participações de produtores traduz bem a grande importância que o mercado russo já tem nas exportações de vinhos portugueses, que atingiram, em 2021, 45 milhões de euros, um crescimento de 61% observador face a 2020.

Atualmente, Portugal ocupa o quinto lugar nos países de origem de importações de vinho para a Federação Russa, apenas atrás de França, Itália, Espanha e Chile. À data da anterior participação de uma comitiva portuguesa da Prodexpo Moscovo, Portugal destacava-se na sétima posição no ranking dos maiores fornecedores de vinho à Rússia, o que dá nota do rápido e relevante crescimento do setor vinícola nacional neste mercado, que conta com cerca de 144 milhões de habitantes.

Lista de empresas participantes: Abegoaria, Adega da Vermelha, Adega de Monção, Adega de Pegões, Adega Ponte da Barca, Adega Ponte de Lima, Calçada Wines, Campelo, Carmim, Casa Ermelinda Freitas, Casa Relvas, Casa Santos Lima, Casal de Ventozela, Caves Santa Marta Douro Valley, DJF Vinhos, Fundação Eugénio de Almeida, Golddrink, João Portugal Ramos, José Maria da Fonseca, Manuel Costa & Filhos, Manz Wine, Monte da Ravasqueira, Multiwines-São Sebastião, Parras Wines, Positive Wine, Quinta das Arcas, Quinta de Curvos, Sogrape Vinhos e Vercoope.

[/shc_shortcode]

Junta de Freguesia recupera património de Santa Eulália

A sede da Junta de Freguesia de Santa Eulália tem vindo a ser alvo de algumas intervenções, com vista à requalificação daquele espaço.

Para além da retirada dos ninhos de andorinhas, o edifício tem estado a ser pintado. “Andámos a remover os ninhos, tudo conforme a lei e as licenças pedidas ao ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas), que conforme exigiam só podia ser feito até janeiro”, começa por revelar a presidente da Junta de Freguesia de Santa Eulália, Ana Sofia Alves.

Quanto à requalificação do edifício, Ana Sofia Alves garante que já “carecia muito de uma pintura e de um outro aconchego”. Esta, adianta, é “uma grande obra, mas muito necessária”.

Recuperar o património da aldeia, aos poucos, é o objetivo do atual executivo da Junta de Freguesia, apesar da impossibilidade de grandes investimentos. “Não nos podemos alargar muito, porque os tostões estão sempre contados, mas realmente o que nos interessa é recuperar o património, a pouco e pouco. Temos vários equipamentos em estado de degradação e que o tempo não perdoou, mas fazendo todos os dias um bocadinho, conseguimos recuperar algum património e dar-lhe a dignidade que merece”, remata.

Entretanto, a Junta de Freguesia procedeu também já à pintura da escola primária, assim como do Pavilhão Multiusos de Santa Eulália.

Clube Desportivo de Badajoz tem novo treinador

Isaac Jove (na foto), de 42 anos, foi apresentado como o novo treinador da equipa principal do Clube Desportivo de Badajoz.

Depois das saídas de Óscar Cano e Elias Martí, o novo técnico assume os comandos da equipa pacense até ao final da época desportiva e vai já orientar os trabalhos desta quarta-feira, dia 9 de Fevereiro.

O ex jogador de futebol, Isaac Jove Rubí, deixou no dia 31 de dezembro o comando técnico Veraguas CD (Panamá). Da sua carreira de treinador fazem ainda parte as passagens pelo CD Algar (Espanha, 2017-2019), Niki Volos FC (Grécia, 2019) e Amora FC (Portugal, 2020).

CURPI de Campo Maior vai ter aulas de pilates clínico

Estão abertas as inscrições para as aulas de pilates clínico, que terão lugar na CURPI de Campo Maior, lecionadas pelo professor Jorge Santos.

Tendo em conta que agora não há convívios no salão da instituição, estas aulas serão lecionadas nesse espaço, explica Anselmina Caldeirão, da direção da CURPI de Campo Maior, adiantando que “esta aula vai ser inserida também na Academia Sénior, uma vez que tem vários benefícios para a saúde, a nível de postura, dores, concentração, entre outros, e está também aberta a toda a população, de todas as idades”.

Os interessados podem fazer a sua inscrição através do facebook da instituição ou da própria Anselmina Caldeirão.

Euromilhões com jackpot de 30 milhões de euros

Nenhum apostador acertou na chave vencedora do sorteio de ontem do Euromilhões, pelo que, na sexta-feira, estará em jogo um jackpot de 30 milhões de euros.

O segundo prémio, de 172 mil euros, saiu a três jogadores, no estrangeiro. Já o terceiro prémio, no valor de 120 mil euros, vai ser entregues a um apostador com boletim registado em Portugal e outro no estrangeiro.

A chave vencedora do sorteio de ontem é composta pelos números 6, 20, 34, 37 e 43 e as estrelas 7 e 10.

Prorrogar transferência de competências “é um alívio” para Elvas

A Transferência de Competências na área da Ação Social para os municípios foi prorrogada até 1 de janeiro de 2023.

Para o presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida (na foto), esta medida é bem-vinda, pois traduz-se num “alívio para a autarquia” que, segundo o próprio, “está a ser enganada pelos serviços da Segurança Social”.

Rondão Almeida explica que, neste momento, estão “11 técnicos da Segurança Social a prestar apoio aos concelhos de Elvas, Fronteira e Sousel. No entanto, o acordo foi estabelecido apenas com o concelho de Elvas, Segurança Social e Lar de Vila Fernando. A proposta de carteira financeira que nos é colocada, para dar resposta à transferência de competências dos recursos humanos, não é suficiente para manter esses 11 técnicos. Nesse sentido, ainda bem que esta data foi prolongada pois, nos próximos meses, poderemos reabris a discussão. Nós iremos aceitar sim essa transferência de competências mas só se aqueles 11 técnicos se mantiverem e o acordo passe a ser feito com a câmara de Elvas, Sousel e Fronteira”.

O processo de transferência de competências para os municípios teve início em Janeiro do ano passado, com exceção das áreas da Educação, Saúde e Ação Social. No caso concreto das competências transferidas no âmbito da Saúde e da Educação, esse processo vai decorrer até 31 de março de 2022. Já na área da Ação Social, essa transferência de competências foi prorrogada até 1 de janeiro de 2023.