Nova imagem na rotunda da Porta do Raimundo em Évora

A recuperação funcional e cénica da fonte da rotunda da Porta de Raimundo, em Évora, está concluída, como documentamos na fotografia ao lado.

Esta intervenção foi realizada por uma empresa especializada e resulta de uma empreitada lançada e adjudicada em 2021 e que contempla também a recuperação da fonte da Rotunda dos Colegiais, comummente identificada pela escultura “Diálogo de Ícaro com o Sol”, instalada no seu centro.

A requalificação das fontes contemporâneas, que inclui, entre outras, também os tanques das fontes existentes na Praça Joaquim António de Aguiar, acompanha as importantes obras de valorização das fontes e fontanários históricos da cidade, com elevado valor patrimonial, que têm vindo a ser realizadas no âmbito da Estratégia Municipal de Valorização do Património Hidráulico.

Em Évora, nos últimos anos, foram realizadas intervenções nos chafarizes de Alconchel, do Rossio de São Brás, do Largo dos Mercadores e, mais recentemente, nos chafarizes dos Leões e de São Bartolomeu, bem como na Fonte Nova e na Fonte da Porta de Moura, incluindo na sua envolvente. Desta forma, sendo certo que a manutenção da funcionalidade dos sistemas hidráulicos em circuito fechado é um processo contínuo, tem-se salvaguardado a componente patrimonial.

Para além dos trabalhos de recuperação patrimonial, está também a ser preparada a nova exposição permanente que marca a reabertura ao público da Unidade Museológica da antiga Central Elevatória de Água, na Rua do Menino Jesus, bem como a implementação de dois percursos pela cidade, que dão a conhecer vários monumentos da água.