A Junta de Freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova, em Elvas, em colaboração com a Farmácia Sousa, realizou durante esta quarta-feira, 26 de janeiro, testes rápidos de antigénio à Covid-19, à população residente na Associação de Reformados Pensionistas e Idosos da Belhó/Raposeira.
José Galguinho, presidente da Junta de Freguesia, afirma que decidiram estabelecer esta parceria e testar a população da freguesia que muitas vezes, não tem como se deslocar a outros locais de testagem. “Fizemos um protocolo com a Farmácia Sousa, e é uma mais-valia, porque estamos assim a ajudar e facilitar a testagem às pessoas que têm dificuldade em deslocar-se a locais como o Coliseu”. Esta testagem destina-se principalmente às pessoas desta zona, mas não só, José Galguinho refere que todos aqueles que queiram podem ali fazer o seu teste, estando assim “aberto a toda a gente”.
Hoje, agendaram teste cerca de 65 pessoas. O presidente afirma ainda que a Junta de Freguesia disponibiliza transporte em dois tipos de situações: quem tem de fazer testes no Coliseu e de ser vacinado no Centro de Negócios Transfronteiriço.
Maria Sousa, farmacêutica na farmácia Sousa, revela que hoje o processo está a correr bem, considerando “importante que as juntas se preocupem com a testagem, tendo em conta a o aumento do número de casos positivos no concelho, pelo que testar a população torna-se fundamental”. Muitas vezes, revela, “há pessoas assintomáticas que nem se apercebem que estão positivas, e com estas iniciativas é possível detetar estes casos”.
Apesar de esta testagem ser feita por marcação, através da Junta de Freguesia, maria Sousa explica que, se aparecer alguém, que não tenha feito essa marcação, realizam, mesmo assim, o teste a essas pessoas.
A nossa reportagem falou também com algumas pessoas que decidiram hoje testar-se à Covid-19. Paula Martins, por exemplo, decidiu hoje testar-se uma vez que trabalha numa escola primária, onde têm surgido casos de infeção, sendo esta uma forma de estar “mais descansada”, e como refere a iniciativa da Junta “é boa para as pessoas mais idosas, desta zona, que não têm forma, nem transporte para se deslocarem a outros locais de testagem, na cidade”. José Cordeiro, explica que decidiu fazer o teste para “andar mais descansado”.
Mercedes Piçarra, com 87 anos, e tendo em conta que está em contacto com os seus netos que vão diariamente à escola e atividades desportivas, quer assim estar “mais descansada” neste sentido.
Testagem gratuita à população da Belhó/Raposeira que decorreu esta manhã, na ARPI, numa colaboração entre a Junta de Freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova.