A Câmara Municipal de Elvas aprovou, esta quarta-feira, dia 26, em reunião do executivo, a alteração da Carta Municipal e Estratégia Local de Habitação.
De acordo com o que foi referido na reunião, a estratégia existente não ia de encontro às reais necessidades. O presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, referiu que “esta nova estratégia vai englobar todo o concelho, começando pelo Caia, passando pelo Bairro das Pias e requalificando o centro histórico, quer de Elvas quer das freguesias rurais”.
De entre alguns dos aspetos apresentados anteriormente, destaque para os quatro milhões de euros destinados a requalificar habitações na freguesia de Santa Eulália. Com esta nova proposta, esse mesmo valor vai ser “distribuído por todas as freguesias rurais do concelho, para requalificar casas degradadas que depois serão entregues a famílias dessas mesmas freguesias”, de acordo com o presidente da câmara.
Por outro lado, a Câmara Municipal de Elvas pretende investir cerca de quatro milhões de euros para uma intervenção “ao nível das questões térmicas, nos fogos da Boa-Fé, Barbacena e Santa Eulália. Não podemos deixar que, no período do inverno, estas habitações deixem entrar humidade e fiquem pretas. Já no que diz respeito a Vila Fernando, mantemos a intenção de adquirir os 18 fogos do antigo Centro Educativo, para podermos requalificar e ai instalar mais 18 famílias”.
A estratégia inicial previa a reabilitação de 100 fogos no centro histórico de Elvas. No entanto, de acordo com o presidente, “este número pode até aumentar. Por exemplo, se não gastarmos os quatro milhões nos fogos da Boa-Fé, podemos investi-los em mais habitação no centro histórico”.
Paula Calado, vereadora eleita pelo PSD na câmara de Elvas, mostrou-se preocupada com a atribuição destas habitações sociais: “a minha intervenção de destaque está relacionada com o plano de habitação para Elvas, porque me preocupa a atribuição dos fogos; parece-me que nunca foi feita uma reabilitação tão grande e tenho receio que isso venha mexer com o que é o tecido social do centro histórico. Apesar dessa questão, tenho a certeza que teremos tempo para fazer tudo dentro da lei e encontrar soluções que satisfaçam as necessidades das famílias e, por outro lado, tentem criar um tecido social propício a tudo o que é uma Elvas turística e apresentável”.
Da Estratégia Local de Habitação faz ainda parte a requalificação do Bairro das Pias, aumentando de 40 para 48 o número de fogos disponíveis para habitação social, bem como espaços social, de educação e de segurança. É ainda intenção da autarquia que o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) ceda os 11 fogos que estão livres, no Bairro de São Pedro, para realojar as 11 famílias que se encontram já instaladas em coabitação com outros agregados familiares.
Todas as deliberações da Câmara Municipal de Elvas, nesta reunião, foram tomadas por unanimidade, numa sessão com cinco eleitos presentes, uma vez que faltaram Cláudio Monteiro e Tiago Afonso.


O primeiro lago de carpfishing da Península Ibérica está localizado no concelho de Elvas, mais concretamente na estrada da Torre de Bolsa, junto à fronteira do Caia.
O círculo eleitoral do distrito de Portalegre é o que elege menos deputados, apenas dois, para a Assembleia da República, nas eleições do próximo dia 30. Há 45 anos, nas primeiras Eleições Legislativas, em abril de 1976, Portalegre elegeu quatro deputados. Mas a redução do parlamento de 250 para 230 deputados, conjugada com a diminuição do número de eleitores no distrito, tornou a representação de Portalegre reduzida ao número mínimo de dois eleitos. No dia 30, o boletim de voto tem 16 partidos concorrentes.
A Associação Empresarial de Elvas, em parceria com a Associação dos Escanções de Portugal e o Hotel São João de Deus, promove, em janeiro, uma Formação de Vinhos Portugueses intitulada “Fernando Ferramentas”, que tem lugar esta semana, entre segunda e sexta-feira.
O concelho de Elvas registou, nas últimas 24 horas, mais um óbito devido à Covid-19 e 137 novos casos de infeção.
Portugal registou, nas últimas 24 horas, 65.578 novos casos de Covid-19 e 42 óbitos associados à doença.
O Alentejo regista, esta quarta-feira, 26 de janeiro, mais 2.094 casos de infeção por Covid-19 e duas mortes, associadas à doença.
O número de despedimentos coletivos comunicados em 2021 totalizou 336, menos de metade do registado em 2020, revelam dados publicados pela Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT). Os dados mostram que, em 2021, o número caiu em 52% face a 2020, ano marcado pela pandemia de Covid-19 e quando foram comunicados 698 despedimentos coletivos, o valor mais elevado desde 2013 (ano com 990 processos comunicados).
O Comando Territorial de Évora, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Évora, da Guarda Nacional Republicana (GNR), na madrugada de 26 de janeiro, desmantelou uma rede de tráfico de estupefacientes e deteve 21 pessoas, com idades compreendidas entre os 19 e os 35 anos, nos concelhos de Beja, Mértola, Portel e Viana do Alentejo.
O Alto Comissariado para as Migrações (ACM) lançou no passado mês de dezembro, o Guia de Acolhimento para Migrantes, um documento orientador que tem como objetivo facilitar o trabalho das instituições públicas, privadas e da sociedade civil e apoiar as pessoas migrantes que pretendam viver em Portugal.
Três homens, com idades compreendidas entre os 24 e os 41 anos, foram constituídos arguidos, esta terça-feira, 25 de janeiro, por furto de veículos e recuperou uma viatura ligeira e dois motociclos, no concelho de Campo Maior. Uma ação desenvolvida pelo Comando Territorial de Portalegre, através do Posto Territorial de Campo Maior


O presidente do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), Luís Loures, e o presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, estiveram reunidos na passada terça-feira, dia 25, nos Paços do Concelho. O encontro de trabalho reuniu técnicos de ambas as instituições e realizou-se no âmbito de uma parceria a estabelecer para o projeto Guardiões, tendo o mesmo sido apresentado pela instituição de ensino superior.
No seguimento dos contactos efetuados pela Câmara Municipal de Arraiolos com a Direção Regional de Cultura do Alentejo, foi efetuada uma visita técnica a este concelho, no âmbito das intervenções previstas na Fonte da Arregaça e no Castelo de Arraiolos.
Foram ainda solicitados pareceres sobre a alteração de localização do quadro elétrico dentro do Castelo de Arraiolos, bem como sobre a passagem de um cabo de fibra ótica, no âmbito do projeto “Wi-fi Turismo Alentejo@Central” e enterramento dos diversos cabos existentes (eletricidade e telecomunicações).
A Junta de Freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova, em Elvas, em colaboração com a Farmácia Sousa, realizou durante esta quarta-feira, 26 de janeiro, testes rápidos de antigénio à Covid-19, à população residente na Associação de Reformados Pensionistas e Idosos da Belhó/Raposeira.
O concelho de Campo Maior registou, nas últimas 24 horas, mais 50 casos de Covid-19 e a recuperação de 20 pessoas.
O próximo concurso do Euromilhões prevê um jackpot no valor de 49 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou ontem na chave sorteada.
José Pedro, professor de sociologia na Secundária de Campo Maior, atinge em dezembro deste ano a idade de reforma. Vai reformar-se com 66 anos e três meses de idade, o que corresponde a 41 anos de serviço o que considera “uma injustiça. É muito cansativo e se olharmos para outras profissões, da função pública, atingem uma pré reforma ou aposentação mais cedo.
Mais de 300 professores e educadores de infância vão reformar-se entre janeiro e fevereiro deste ano, deixando as escolas com mais falta de quadros e aumentando os casos de alunos sem todos os professores atribuídos.
A professora explica que “renovar o quadro de docentes leva, pelo menos, cinco anos o que vai fazer com que pessoas que estão fora da área do ensino tenham que começar a dar aulas, como já acontece com os engenheiros informáticos”.