Utente da ABAT Francisco Damas completa 100 anos (c/fotos e vídeo)

Francisco Damas, utente da Associação de Beneficência Amigos da Terrugem (ABAT), completou esta segunda-feira, 24 de janeiro, os seus 100 anos de vida.

Mas, em tempos de pandemia e com as restrições existentes, foi através da janela desta instituição, inicialmente, que a família pôde, cantar-lhe os parabéns, sendo que depois teve oportunidade, ainda que de forma distante, e sem o abraço de outros tempos, voltar cantar-lhe os parabéns, já no exterior.

Momentos antes, Francisco foi ainda presenteado com uns versos declamados por outro dos utentes. O aniversariante afirmou que, e apesar de a audição já lhe falhar, se sente bem e sem dores, “por enquanto”, e se sente “muito contente” por ter a família presente, porque, segundo diz, “há vários dias que não a via e estão todos bem”, pelo que para si este é “um dia importante”.

Uma das filhas, Francisca Damas, visivelmente emocionada nesta comemoração, revela que o seu pai para si “é espetacular e temos pena que estejamos nesta situação, em que não podemos abraçar,” esperando que para o ano esteja aqui com outras condições não tão restritas e que ele esteja mais um ano connosco”.

Francisca enaltece o papel da instituição na felicidade dos utentes, em geral, e do seu pai, em particular. “Sinto que o meu pai é muito feliz e muito bem tratado e tenho o prazer de o dizer, porque estas pessoas são excelentes”, não encontrando palavras para o descrever. Francisca revela ainda que trabalhou na instituição há muitos anos, sabendo, por isso, que “é uma instituição familiar, onde apoiam bastante os idosos e tratam como família, por isso sei que ele é muito feliz aqui e el próprio nos diz isso”.

Outro dos filhos de Francisco, Manuel, recorda que o essencial “é continuar a ter saúde”, e quanto às restrições, temos que a cumprir, diz ainda. Já Vítor, também filho do aniversariante refere que “é com muita alegria” que assinala este aniversário do seu pai.

Para Paula França, diretora técnica na ABAT, é “com muita alegria” que vê Francisco Damas festejar o seu centésimo aniversário, uma vez que é o primeiro utente a completar 100 anos, na instituição. Paula França destaca a autonomia de Francisco, ressalvando que tem poucos problemas de saúde e ainda se envolve nas atividades da instituição, nomeadamente na preparação da festa, adiantando que ele está muito feliz e só é pena a família não poder estar perto, devido à pandemia.

Depois de cantados os parabéns a este utente, dentro e fora da instituição houve lugar para um pequeno lanche para os utentes, no interior e para a família, no exterior.