ESAE leciona Mestrado de Enfermagem Veterinária em animais de companhia

A Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE) acolhe, pela primeira vez, o Mestrado de Enfermagem Veterinária em animais de companhia, que começou esta sexta-feira, 21 de janeiro, a ser lecionado nesta instituição de ensino superior.

Este mestrado resulta de uma associação com mais quatro institutos politécnicos do país, que detêm a licenciatura em enfermagem veterinária: de Castelo Branco, Viseu, Bragança e Viana do Castelo. A diretora da ESAE, Rute Santos, explica que se entendeu que “seria uma mais valia reunir o conhecimento, experiências e corpo docente destas cinco instituições, de forma rotativa, ou seja, cada edição abre a cada dois anos, num politécnico diferente”.

Tendo em conta o interesse, por parte das pessoas, em melhorar as suas competências formativas, ao longo da vida, a juntar ao facto de as aulas serem lecionadas por docentes das várias instituições de ensino superior, para a diretora da ESAE, vem “enriquecer a experiência e o percurso letivo e de investigação acabam por ser mais interessantes para o aluno, do que fazer o mestrado na escola onde já fez a licenciatura com os mesmos professores, o que também fomenta a coesão entre as várias escolas”.

“Para nós é um orgulho muito grande receber, pela primeira vez, esta edição do mestrado”, revela Rute Santos, recordando que já antes estiveram para o receber, mas não tinham candidatos suficientes. A diretora da ESAE refere também que, este mestrado “vem dar continuidade à licenciatura de enfermagem veterinária, existente na ESAE, uma vez que esta foi a primeira instituição de ensino superior a ter esta licenciatura, em Portugal”.

Sobre o curso em si, que incide nos animais de companhia, Rute Santos explica que se torna revelante na medida em “é nesta área que a maioria dos alunos obtém a sua colocação profissional, daí ser natural que procurem formação adicional, na área em que trabalham, sendo esta uma área que tem o seu grau de especialização, e daí faz sentido haver uma formação pós graduada”.

A coordenadora do Mestrado, e professora na ESAE, Laura Hernández demonstra-se muito “feliz” pelo facto de este mestrado ser agora lecionado nesta instituição de ensino superior, considerando que “é muito bom para os alunos, e as disciplinas são mais aprofundadas, com o objetivo de capacitar os alunos de forma técnica e científica para intervir, nas diferentes áreas da enfermagem veterinária, em animais de companhia”.

O curso tem, não só alunos vindos de várias partes do país, mas também de fora, como é o caso de Avsk Bueno, que vem do Brasil. Este aluno é médico veterinário, neurocirurgião, ortopedista e empreendedor na área do ensino veterinário, no Brasil, onde segundo relata tem uma escola técnica onde ministram o curso de enfermagem veterinária. Avsk afirma que tendo em conta que no Brasil não existem enfermeiros veterinários, apenas médico e auxiliar, o seu objetivo ao vir para a ESAE é um aperfeiçoamento na área da enfermagem veterinária, para importar este conhecimento para dar um impulso nesta área”, no seu país.

Já Joana Bourbon, foi aluna da ESAE e trabalha em Inglaterra, no Hospital Veterinário de Equinos. Esta aluna decidiu ingressar neste mestrado para “refrescar conhecimento, tentar trabalhar na área de pequenos animais, e quem sabe voltar a Portugal”.

Mestrado de Enfermagem veterinária em animais de companhia que começou hoje a ser lecionado, pela primeira vez, na ESAE e conta com 14 alunos, num total de 20 vagas existentes, havendo a possibilidade de mais duas pessoas ingressar.