Presidente da Câmara de Viana do Alentejo quer fixar população

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo afirmou ser necessário “criar condições para fixar população”. O concelho “sofre hoje dos problemas associados ao envelhecimento e ao processo de perda de população resultante de décadas de políticas centralizadoras que penalizaram, no essencial, os territórios do interior”, disse o presidente da Câmara Municipal, Luís Miguel Duarte, nas comemorações dos 124 anos da restauração do concelho, que se completaram no passado dia 13.
Para inverter este ciclo, acrescentou o autarca, é necessário “captar investimento que permita criar condições para a atração e fixação da população jovem”. Durante a cerimónia, o presidente da Câmara Municipal realçou ainda a “forte identidade cultural e patrimonial” existente no concelho, dando como exemplo o “riquíssimo património religioso”, como o Santuário de Nossa Senhora D’Aires, e o património imaterial, como o fabrico de chocalhos e o cante alentejano, com os seus oito grupos espalhados pelas três freguesias. O autarca salientou também a importância da olaria e da cerâmica “como artes a preservar”.
De salientar que, integrada nas comemorações da restauração do concelho, está também a exposição “Alentejo Figurado”, da autoria do vianense João Gião Marques, patente ao público na Igreja da Misericórdia, no Castelo de Viana do Alentejo, até 27 de março, podendo ser visitada durante a manhã, entre as 9.30 e as 13 horas, e durante a tarde, entre as 14 e as 17.30 horas.

Yara Cirilo recebe prémio do concurso “Rostos Portugueses na ONU”

Yara Cirilo, aluna no Agrupamento de Escolas de Campo Maior, recebeu, no passado dia 12, o seu prémio, no âmbito do concurso “Rostos Portugueses na ONU: 75 anos, 75 imagens”.

A entrega do prémio decorreu na sala de protocolo no Palácio das Necessidades, em Lisboa, e foi entregue pelas mãos do ministro da Educação, Tiago Brandão, do ministro dos Negócios Estrageiros, Augusto Santos Silva, da secretária de Estado da Educação, Inês Ramires, e do diretor dos CTT.

O trabalho desta aluna presta homenagem a António Guterres, atual secretário-geral das Nações Unidas,  foi distinguido com o terceiro lugar, na sua categoria, e fará parte de uma coleção de filatelia produzida pelos CTT.

Acompanhada pelo diretor do Agrupamento, a aluna assistiu à cerimónia, recebendo o seu prémio e brindou as autoridades presentes com uma flor de papel.

Município de Vila Viçosa presente na FITUR 2022 em Madrid

O Município de Vila Viçosa está a preparar a sua presença na FITUR 2022, em Madrid, nos próximos dias 22 e 23 (sábado e domingo) e, com esta iniciativa, pretende levar e promover o património do concelho, num dos principais palcos internacionais do setor do turismo. ​​​​​​A Feira Internacional de Turismo – FITUR é uma iniciativa promovida pelo IFEMA (Institución Ferial de Madrid) e pela Organização Mundial do Turismo (OMT), decorre ​​de 19 a 23 de janeiro, na capital espanhola.

Esta feira é dedicada aos profissionais de turismo a nível global. A FITUR 2022 VIP BUYERS oferece reuniões de negócios eficientes, com agendas de reuniões destinadas a identificar necessidades, oferecer soluções e gerar acordos de negócios. Esta feira oferece um fórum exclusivo para promover marcas, apresentar novos produtos, conhecer as últimas tendências do turismo, bem como promover contactos e dar a conhecer novas ideias.

Município de Ponte de Sor repudia vandalismo na cidade

O Município de Ponte de Sor repudia os atos de vandalismo praticados recentemente no espaço público da cidade. Segundo a autarquia, “este tipo de atos constitui crime e consubstancia uma conduta lamentável de dano pelo simples dano sem qualquer vantagem para quem o pratica”.

Por outro lado, o Município pontessorense considera ainda que este tipo de comportamento traduz “uma tremenda falta de reconhecimento pelo esforço do trabalho da autarquia, que não se resume a cumprir com as suas obrigações, mas que vai muito além disso, com o empenho por criar elementos criativos e de decoração do espaço público, que aportem algo mais aos espaços do concelho”.

Para a autarquia, em comunicado público, representa “ainda uma desconsideração pelo trabalho de dezenas de funcionários que se empenham, de forma exemplar, para dar o melhor de si em prol do que é de todos”.

GNR detém oito pessoas numa semana

Oito pessoas foram detidas em flagrante delito, pelo Comando Territorial de Portalegre da GNR, entre os dias 10 a 16 deste mês, dos quais quatro por condução sem habilitação legal, um por condução sob o efeito do álcool, um por posse de estupefacientes, um por introdução em local vedado ao público e outro por caça ilegal de espécies não cinegéticas.

Ao nível da fiscalização de trânsito, a GNR detetou 180 infrações, destacando-se 14 por falta de inspeção periódica obrigatória, oito referentes a tacógrafos, cinco relacionadas com iluminação, quatro relacionadas com pneumáticos e quatro por falta de seguro.

Também no mesmo período registaram-se 28 acidentes de viação dos quais resultaram três feridos leves.

A GNR desenvolveu, nessa semana 288 ações de sensibilização, no âmbito do programa “Escola Segura”, tendo sido sensibilizados 472 pessoas da comunidade escolar; 161 ações no âmbito do programa “Idosos em Segurança”, tendo sido sensibilizados 249 idosos; e 119 ações no âmbito do programa “Comércio Seguro”, tendo sido sensibilizados 124 comerciantes.

PSP de Portalegre detém cinco pessoas em sete dias

No período compreendido entre 10 e 16 de Janeiro, o Comando Distrital de Portalegre da Polícia de Segurança Pública registou cinco operações de fiscalização rodoviária, tendo sido controlados 301 veículos e levantados 23 autos de notícia por contraordenação, sendo 14 por falta de inspeção periódica obrigatória, oito por falta de utilização do cinto de segurança durante a condução e uma por utilização do telemóvel durante a condução.

A força de segurança realizou quatro ações de visibilidade em zonas de maior aglomeração de pessoas e nos locais de maior acumulação de tráfego e sinistralidade rodoviária; duas operações de fiscalização às normas de detenção, transporte e uso de armas de fogo e uma ação de fiscalização ao cumprimento das normas que regulam a atividade dos estabelecimentos comerciais.

No mesmo período, foram detidos três homens e duas mulheres com idades compreendidas entre os 29 e os 61 anos, sendo um homem por condução de veículo automóvel com excesso de álcool (TAS de 1,70 g/l); um por desobediência; uma mulher por furto e uma mulher e um homem por cumprimento de Mandados de Detenção e Condução, emitidos pelas Autoridades Judiciárias competentes.

Registaram-se ainda cinco acidentes de viação, dos quais resultou um ferido leve e danos materiais nas viaturas intervenientes.

Aves de capoeira não podem circular livremente

A Direção de Serviços de Alimentação e Veterinária (DGAV) da Região Alentejo divulgou um comunicado sobre a gripe aviária de alta patogenicidade (Subtipo H5N1). Assim sendo, solicita-se a todos os detentores de aves de capoeira que mantenham as aves contidas nos “galinheiros, abrigos, pombais, etc.”, não podendo circular livremente para evitar o contacto com aves selvagens.

A DGAV salienta a importância do cumprimento estrito das regras de biossegurança e das boas práticas de produção avícola, especialmente aquelas destinadas a evitar contactos diretos ou indiretos entre as aves domésticas e as aves selvagens, os procedimentos de higiene de instalações, equipamentos e materiais, bem como o controlo dos acessos aos estabelecimentos onde são mantidas as aves.

É ainda de extrema importância a notificação imediata de qualquer suspeita, de forma a permitir uma rápida e eficaz implementação das medidas de controlo da doença, pelo que se apela à notificação de mortalidade de aves selvagens, através da aplicação ANIMAS (https://animas.icnf.pt).

Portugal regista mais 21.917 infetados e 31 mortos

Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 21.917 casos de Covid-19 e 31 óbitos associados à doença.

Nas últimas 24 horas, registaram-se 18.083 casos de recuperação.

Esta segunda-feira, dia 17, em todo o território nacional, há 1938 doentes internados, mais 125, 174 em unidades de cuidados intensivos, mais seis.

Câmara de Monforte atribui 90 mil euros aos bombeiros

A Câmara Municipal de Monforte e a Associação dos Bombeiros Voluntários de Monforte (ABVM) celebraram o Protocolo destinado a enquadrar a forma de cooperação entre ambas as entidades de maneira a estabelecer os termos e condições para atribuição de apoio financeiro de 90 mil euros. Este valor destina-se “à concretização de atividades durante o ano de 2022 no âmbito da segurança, do socorro às populações, ao transporte de sinistrados e doentes, ao combate a incêndios e outras na área da Proteção Civil”, segundo divulga o Município monfortense.
O ato de assinatura decorreu no passado dia 11, nas instalações do quartel dos Bombeiros, e foi oficializado pelo vice-presidente da Câmara Municipal, Fernando Saião, e pelo Presidente da Direção da ABVM, Gonçalo Lagem. No ato, estiveram presentes o comandante do Corpo de Bombeiros, Jorge Pereira, o vice-presidente da Direção, José António Rasquinho, o secretário, Rui Serrano, e o tesoureiro, Carlos Maurício.
Os presidentes das Juntas de Freguesia de Assumar, Monforte, Santo Aleixo e Vaiamonte assinaram também protocolos com a associação, pelos quais foram definidas as formas e condições relativamente à atribuição de apoio financeiro para aquisição de uma ambulância, bem como apoio logístico na cobrança de quotas e recolha de donativos.

AHRESP faz testagem Covid às sextas-feiras em Évora

A Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), a Câmara Municipal de Évora e os Laboratórios Germano de Sousa disponibilizam um Posto de Testagem, aberto a toda a população da cidade-museu, com o objetivo de apoiar a
reabertura dos estabelecimentos de diversão noturna.

O local dos testes é o Mercado Municipal, na Praça 1º de Maio, e este serviço é prestado nas próximas duas sextas-feiras, dias 21 e 28, das 9 às 18 horas. Os interessados podem realizar testes rápidos antigénio Covid-19, gratuitos e sem marcação prévia.

Consulta pública da ZEC de São Mamede no “Ambiente em FM”

A Zona Especial de Conservação (ZEC) de São Mamede, que inclui todo o Parque Natural da Serra e toda a faixa que vai ao longo da fronteira com Espanha, nos concelhos de Elvas, Campo Maior e Arronches, esteve em consulta pública.

Esta consulta pública contou com um parecer da Quercus que, de acordo com José Janela, membro desta associação ambientalista, “está bem elaborado”, até porque no documento estão assegurados os interesses ambientes “mais sensíveis”. No entanto, a Quercus apresentou algumas sugestões de melhoria, como “aumentar em 20% a área de habitat de algumas espécies ameaçadas”.

A Quercus “também sugeriu condicionar, a parecer favorável da Autoridade Nacional para a Conservação da Natureza, a modificação do coberto vegetal resultante da alteração entre tipos de uso agrícola (nomeadamente de sequeiro para regadio) e entre tipos de uso florestal, que abranja áreas contínuas superiores a três hectares, considerando-se continuidade as ocupações similares que distem entre si menos de mil metros, isto porque tem havido a uma instalação excessiva de olivais superintensivos, por exemplo”, adianta José Janela.

“Também propusemos acrescentar uma medida regulamentar: condicionar, a parecer favorável da Autoridade Nacional para a Conservação da Natureza, a utilização de herbicidas glifosato ou de síntese nas valetas das estradas, utilizando-os apenas para a eliminação de espécies exóticas, porque tem havido uma grande utilização, por vezes excessiva de herbicidas, que põe em causa a saúde das pessoas e também os ecossistemas”, revela o ambientalista, na edição desta semana do “Ambiente em FM”.

Campo Maior tem mais nove casos Covid e 25 altas

Campo Maior regista esta segunda-feira, 17 de janeiro, mais nove casos de Covid-19 e 25 recuperações.

No concelho, ao dia de hoje, encontram-se ativos 73 casos de infeção, menos 16 do que ontem.

Desde o início da pandemia, Campo Maior já registou 1.342 casos positivos, 14 óbitos e 1.255 altas.

Montemor vai ter 12 contentores para cinzas

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo está agora a reforçar os contentores para deposição de cinzas e brasas provenientes de lareiras. Com estes contentores metálicos, produzidos nas oficinas da autarquia, pretende-se reduzir as ocorrências de incêndios em contentores do lixo, muito frequentes nesta altura do ano.

A autarquia relembra que “os contentores do lixo indiferenciado contêm materiais e resíduos que, em contacto com cinzas e brasas mal apagadas podem facilmente originar um incêndio na via pública, pondo em risco pessoas, residências e viaturas, para além dos danos no próprio contentor”.

Nesta fase e até ao final de janeiro, ficam instalados 13 contentores para cinzas, nas zonas da cidade onde o problema tem sido mais grave: Rua Fernando Pessoa, Largo Bento de Jesus Caraça, Rua Defensores da Liberdade, Rua Ferreira de Castro, Rua Fernando Namora, Rua Irmãos de São João de Deus, Rua Feliciano Rabaça, Rua Tomé Adelino Vidigal, Rua Courela da Pedreira, Rua Horta das Almas, Rua do Calvário, Praceta Heróis do Ultramar e Praceta 25 de Abril.

Nos locais não abrangidos por estes contentores, a Câmara Municipal pede “especial atenção na deposição das cinzas: antes de as depositar no contentor do lixo indiferenciado, certifique-se que estão bem apagadas e arrefecidas (espere um dia se possível), colocando-as depois no contentor do lixo dentro de um saco fechado. Caso tenha um jardim ou terreno poderá optar por utilizar as cinzas como fertilizante, reduzindo também a produção de resíduos”.

O Município de Montemor-o-Novo agradece o seu cuidado!

Concelho mais limpo! Uma responsabilidade de todos!

PSP participa em operação coordenada pela Europol

A Polícia de Segurança Pública integrou a Operação internacional CONVERSUS, coordenada pela Europol, entre os dias 13 e 17 de dezembro de 2021, que visou detetar e apreender armas de alarme sem autorização e facilmente convertíveis em armas de fogo adquiridas por cidadãos portugueses na União Europeia.

A PSP no âmbito das suas competências integrou, ativa e operacionalmente esta operação através do Departamento de Armas e Explosivos com o apoio dos Comandos Distritais da PSP, tendo sido apreendidas 78 armas de alarme e 1.148 munições de alarme e elaborados 27 autos de notícia por contraordenação.

Esta operação decorre da participação da PSP, através do Departamento de Armas e Explosivos, nos diversos organismos e plataformas de cooperação policial internacional e com base na informação partilhada foi elaborada uma análise direcionada para os objetivos desta operação.

A cooperação policial internacional entre a Europol e as polícias dos Estados Membro constitui um pilar crucial no combate ao tráfico internacional de armas.

Piscinas da Fonte Nova em Campo Maior com novas modalidades

O Complexo das Piscinas Cobertas da Fonte Nova, já reabriu esta segunda-feira, em Campo Maior e conta agora com três novas modalidades: Tai Chi, Qi Gong e Capoeira.

O Tai Chi e o Qi Gong “são modalidades relacionadas com as artes marciais, para maiores de 18 anos e lecionadas pela professora Joana Galego; já a Capoeira é lecionada por um professor de Badajoz e divide-se em dois grupos: infantil, dos 5 aos 11 anos e juvenil/adulto”, revela a vereadora na Câmara de Campo Maior, São Silveirinha.

A vereadora adianta ainda que estas novas modalidades “vêm enriquecer a oferta e o aproveitamento daquele espaço, a juntar às restantes modalidades que existem, pelo que serão muito interessantes para os campomaiorenses”.

Para integrar estas novas aulas é necessária inscrição prévia junto dos serviços administrativos do Complexo das Piscinas da Fonte Nova, em Campo Maior.

Pêro Pinheiro resiste no Restelo

O líder Pêro Pinheiro saiu do Restelo sem perder e mantém a primeira posição na Série E do Campeonato de Portugal, na 12ª jornada da primeira fase. Foram os primeiros pontos perdidos pelos azuis como visitados. Nesta ronda, não houve triunfos em casa.

Resultados: Belenenses, 0 – Pêro Pinheiro, 0; Coruchense, 1 – Lagoa, 3; Ideal, 1 – Loures, 3; e Rabo de Peixe, 0 – Sintrense, 1. O jogo Sacavenense – “O Elvas” foi adiado para 27 de fevereiro.

Seis das dez equipas têm um jogo em atraso. Classificação: 1º Pêro Pinheiro (menos um jogo) 21 pontos, 2º Belenenses 20 pontos, 3ºs Sintrense e Loures 19 pontos, 5º Lagoa (menos um jogo) 15 pontos, 6ºs Sacavenense (menos um jogo) e Coruchense 14 pontos, 8º “O Elvas” (menos um jogo) 12 pontos e 9ºs Rabo de Peixe (menos um jogo) e Ideal (menos um jogo) 10 pontos.

Na próxima jornada, no domingo, dia 23, “O Elvas” recebe o Ideal, no Campo Patalino do Estádio Municipal, às 11 horas. Os outros quatro encontros são Loures-Belenenses, Sintrense-Coruchense, Pêro Pinheiro-Rabo de Peixe e Lagoa-Sacavenense.

Elvas: bolsas de estudo para todos e novos investimentos

Neste início de ano, a autarquia de Elvas tem já pensado e preparado todo o trabalho a desenvolver ao longo de 2022, assim como dos próximos anos, segundo o presidente, Rondão Almeida.

Esse trabalho assenta em “três pilares fundamentais” – habitação, emprego e saúde -, sendo que, ao nível da habitação, o autarca garante que o município já tem alguns edifícios degradados para que depois se comecem a fazer obras de requalificação. “Tenho uma estratégia para avançar e tentar resolver os problemas de todos aqueles que precisam de uma habitação”, garante Rondão Almeida. A Câmara de Elvas “está a comprar tudo o que são edifícios degradados, dentro do centro histórico e dentro das aldeias”.

Recuperar esses edifícios, realojar pessoas e conduzir mais famílias ao centro histórico da cidade é o principal objetivo da autarquia, depois das casas degradadas compradas e feitas as candidaturas ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). “Queremos trazer mais de 150 famílias a viver para dentro do centro histórico”, adianta o autarca, assegurando que os “primeiros passos”, para esse objetivo, já estão a ser dados.

Na área social, apesar da “fragilidade económica” da autarquia, diz Rondão Almeida, os mais de 250 alunos de Elvas, a frequentar o ensino superior, que tenham solicitado o apoio da Câmara, ao nível das Bolsas de Estudo, terão todos direito a elas. “O atual regulamento da Câmara é atribuir 50 Bolsas de Estudo (…), mas foram aprovadas 256”, garante.

Rondão Almeida revela ainda que, e “olhando para as crianças”, o município quer que todas, no início do próximo ano letivo, “tenham direito à mochila e ao material escolar”, à semelhança daquilo que aconteceu na altura em que também desempenhava o papel de presidente. “Todos os alunos passarão também a ter direito a transporte escolar gracioso, estejam eles no 10º ou 12ª ano, a viver na Terrugem, em Vila Boim, etc.”, adianta.

Quanto à área do emprego, Rondão Almeida revela que o município está a chegar à fala com proprietários da zona de expansão industrial, para que possa começar a comprar edifícios, com o objetivo de fazer nascer um parque industrial.

“Fomos abordados e temos já alguns projetos, que levam a um forte investimento de empresários no concelho, que trazem algumas dezenas muito largas de empregos”, acrescenta, dando conta dos negócios relacionados com uso de cannabis para fins medicinais e de outros dois na CERSUL, em Santa Eulália, relativamente a um lagar e um posto de transformação de bagaço de azeitona, com recurso a insetos e “nada poluente”.  Dá também conta de um projeto, que diz ser “um grande laboratório”, a ser apresentado publicamente, a seu tempo, mas que já está instalado na antiga Estação de Olivicultura de Elvas.

Agora e com a “casa arrumada”, Rondão Almeida garante que o município “não está parado”, sendo que, em três meses, os encargos assumidos por pagar, a rondar os oito milhões de euros, já foram reduzidos em três milhões.