Uma equipa de investigadores do Instituto Ciências da Terra (ICT), da Universidade de Évora, e do IDMEC, do Instituto Superior Técnico, quer reforçar o seu conhecimento sobre o asteroide Didymos e a sua lua (Didymoon) e alterar a sua rota.
Em comunicado, a academia alentejana explica que este objetivo será concretizado através do projeto NEO-MAPP/ESA, missão HERA, numa colaboração entre a ESA (Agência Espacial Europeia) e a NASA (Agência Espacial Norte Americana), e que representa “um contributo importante para o conhecimento sobre os asteroides, para a Engenharia Aeroespacial em Portugal e para a aposta da Universidade de Évora no Aeroespacial”.
Assim, “no passado dia 1 de dezembro, a partir de uma base na Califórnia”, o projeto “lançou a missão DART, ou Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo, com o objetivo de tentar mudar a trajetória do asteroide binário Didymos, que se encontra a 11 milhões de quilómetros da Terra, o equivalente a 2.5 vezes a distância da Terra ao sol, ir e voltar”.
De acordo com a universidade, a “missão DART pretende desta forma gerar um impacto a 25 mil km/h contra o asteroide binário Didymos (o asteroide Didymoon de 170 metros de diâmetro que orbita em torno do Didymos de 780 metros). Além da cratera, prevê-se a alteração imediata de 1mm por segundo na velocidade do asteroide que, com a força da gravidade, acabará por influenciar a trajetória do elemento maior do par”. Os investigadores referem ainda que, após dez anos, essa alteração na rota pode representar um desvio de centenas de quilómetros.


Os saldos estão proibidos desde o passado dia 25 e até 9 de janeiro, em Portugal, nas lojas físicas; no entanto, algumas lojas promovem este tipo de descontos online.
Elvas regista este domingo, 2 de janeiro, 73 novos casos de Covid-19 e duas recuperações da doença. No concelho, encontram-se ativos 342 casos ativos de infeção, mais 71 que ontem.
Cinco anos depois, o concelho de Castelo de Vide voltou a ser o líder, entre os 308 do país, de um rating, da Markest, relativo à qualidade de vida.
No Alentejo, a Direção-Geral da Saúde reporta este domingo, 2 de janeiro, 374 novos casos de Covid-19 e um óbito associado à doença.
Portugal regista este domingo, 2 de janeiro, 11.080 novos casos de Covid-19 e 14 vítimas mortais associadas à doença. Os internamentos voltam a aumentar, de acordo com o relatório epidemiológico de hoje da Direção-Geral da Saúde.
A Sobreira Grande, do Vale do Pereiro de Arraiolos, está a concorrer à “Árvore Europeia do Ano”, sendo que as votações estão abertas até quarta-feira, 5 de janeiro.
O espaço coberto e aquecido das Piscinas Municipais de Elvas está encerrado, desde o passado dia 24 e até 10 de janeiro.



Campo Maior regista este domingo, 2 de janeiro, sete novos casos de Covid-19 e dez recuperações da doença.
Francisco e Maria voltaram a ser, tal como já tinha acontecido em 2020, os nomes mais escolhidos para os bebés nascidos, ao longo de 2021, em Portugal.
Neste domingo, 2 de janeiro, a missa dominical, na Rádio ELVAS, é transmitida às 16.30 horas, em direto do Santuário do Senhor Jesus da Piedade, em Elvas.
A vacinação, na modalidade de “Casa Aberta”, segundo informa a ULSNA, estará disponível este domingo, 2 de janeiro, no distrito de Portalegre.
Uma Feira do Livro Solidária está a decorrer na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo, em Elvas, até ao próximo dia 14.