Testagem e uso de máscara recomendados nas festas de Natal

O primeiro-ministro, António Costa, apelou, esta semana, aos portugueses, para que restrinjam, o máximo possível, “as celebrações natalícias ao seu núcleo familiar”, lembrando que “este ainda não é o novo Natal normal das nossas vidas”, tendo em conta a pandemia que assola, há quase dois anos, o país e o mundo.

Dessa forma, recomenda que se celebre este Natal com um número reduzido de pessoas e que se procure arejar a casa, até porque “não podemos pensar que à mesa da consoada só há afetos e não há vírus”.

António Costa recomenda ainda que se evite estar muito tempo sem máscara, bem como em espaços fechados, pequenos e pouco arejados. É também importante que as pessoas sejam testadas antes das festividades, alertou o primeiro-ministro.

De recordar que, hoje e amanhã, bem como nos dias 30 e 31 de dezembro e 1 de janeiro, é obrigatório apresentar teste negativo para acesso a restaurantes, casinos e festas de passagem de ano. Estão ainda proibidos ajuntamentos na via pública de mais de dez pessoas na passagem de ano, assim como o consumo de bebidas alcoólicas.