Roubo de catalisadores já fez dezenas de vítimas em Elvas

Seria mais um dia normal para a filha de Carlos Costa Pinto, mas, na hora de sair de casa, para o trabalho, há cerca de duas semanas, percebeu que o carro fazia um barulho estranho.

O catalisador do seu Volkswagen tinha sido roubado durante a noite, em Elvas, em plena via pública. O prejuízo ronda os 600 euros.

Durante muitos anos, os alvos prediletos daqueles que se dedicavam ao roubo de peças de automóveis eram os autorrádios. Com o passar do tempo, os assaltos passaram para as jantes e até para o próprio combustível das viaturas.

Nos últimos dois anos, sobretudo, a preferência dos criminosos passou a ser os catalisadores. E a explicação para o roubo desta peça é simples: é que, muitos catalisadores, de algumas marcas, contêm metais e minerais preciosos, como ródio, paládio e platina, que chegam a valer cinco vezes mais que o ouro. Nesta altura de pandemia, em que a extração destes materiais foi interrompida, o seu valor, no mercado, aumentou, de forma considerável.

Cerca de 20 roubos denunciados à PSP de Elvas

Só em Elvas, entre janeiro de 2020 e final de outubro deste ano, a PSP registou cerca de 20 ocorrências relacionadas com o furto de catalisadores, números que não incluem o roubo de que Carlos Costa Pinto foi alvo, mas que contribuem para as cinco mil identificadas a nível nacional (839 participações em 2020 e 4.162 até final de outubro de 2021), no mesmo período de tempo, segundo revela o comandante da PSP de Elvas, comissário Rui Massaneiro.

Só no decorrer deste ano, a PSP, a nível nacional, já deteve cerca de 500 pessoas, pelo furto de catalisadores, e “constituiu outros tantos arguidos”.

Comissário Rui Massaneiro

A verdade é que, apesar das 20 situações denunciadas à PSP, em Elvas, o mecânico elvense José Alfredo Jesus já instalou, nos últimos tempos, entre 30 a 40 catalisadores, em viaturas em que esse equipamento foi roubado. “É um produto que dá dinheiro, por isso é que é roubado constantemente”, começa por dizer.

Os catalisadores mais cobiçados e, consequentemente, roubados, adianta José Alfredo, são aqueles que contêm os tais metais preciosos, que apenas algumas marcas incluem. É o caso dos “carros de injeção, a gasolina”, da Volkswagen, Honda, BMW, Hyundai e Toyota.

Furtos realizados por grupos organizados 

Quem realiza estes furtos, revela Rui Massaneiro, são “grupos organizados”, em muitos casos, constituídos por não mais que dois, três indivíduos, que o fazem ao deslocar-se por várias cidades, acreditando-se que, antes do roubo, já tenham encomendas, para que a entrega seja feita quase que de forma imediata. Entregue e vendido o catalisador roubado, os assaltantes, diz o comissário, “pensam que poderão ficar, à partida, impunes”.

O fenómeno “é recente”, sendo que a PSP, em Elvas, tem procurado, tendo em conta a proximidade a Espanha, realizar um trabalho de cooperação com a polícia do outro lado da fronteira, para que se possa recolher a informação possível, para se chegar à identificação dos suspeitos pelos furtos.

O Modus Operandi

Rebarbadoras elétricas e macacos hidráulicos são as ferramentas usadas na hora do delito, para o corte e remoção do catalisador. Contudo, os alvos mais cobiçados são muito específicos: viaturas matriculadas entre 1998 a 2001.

Mas desengane-se quem pense que este crime é praticado, apenas, na penumbra da noite. “Houve furtos de catalisadores realizados durante o período diurno, entre as 9 e as 17 horas, em parques de estacionamento”, revela Rui Massaneiro. As últimas participações feitas à PSP, contudo, dizem respeito a assaltos feitos durante a madrugada.

Os preços e o mercado dos catalisadores na internet

José Alfredo Jesus

Qualquer catalisador custa, no mínimo, e dependendo da marca, 300 ou 400 euros, sendo que, em carros mais antigos, revela José Alfredo, acabam por ser instalados catalisadores mais baratos, da concorrência, e não de origem.

“Um catalisador, para um Honda, por exemplo, anda na ordem dos mil e muitos euros. Quando montamos um catalisador, num carro de 1997 ou 1998, escolhemos os da concorrência, porque os de origem valem mais que o carro. Nesses, eles (assaltantes) não mexem, porque não tem o minério lá dentro”, explica o mecânico.

Roubados os catalisadores, na grande maioria dos casos, os mesmos são vendidos a pequenas oficinas ou sucatas. O esquema envolve a falsificação de faturas, da parte das sucatas, para depois poderem revender os metais a outras sucatas que tenham os alvarás necessários para poderem comercializar e transportar este tipo de materiais. Só os metais como o paládio, a platina e o ródio podem valer cerca de 65 euros o grama.

Muitos catalisadores roubados acabam também em plataformas online, como o OLX. A PSP está atenta também a essa situação, chegando a vários suspeitos através das publicações feitas na internet, com vista à venda desta peça. “A PSP está constantemente a monitorizar várias redes sociais e vários sites de venda de todo o tipo de material e, com base nesse trabalho, tem conseguido chegar à identificação de vários suspeitos”, garante Massaneiro.

As provas do crime

As provas do crime nem sempre são fáceis de se conseguir, sendo que qualquer fotografia ou vídeo serve para ajudar a levar os responsáveis pelos roubos a sentarem-se em tribunal, perante um juiz. “Nem sempre é fácil haver testemunhas oculares, que possam comprovar ou atestar essa situação, mas caso haja populares à janela ou através de uma fotografia, que vejam um grupo de cidadãos suspeitos a parar ao pé de determinada viatura, devem, de imediato, contactar a PSP, que fará chegar uma patrulha, ao local, rapidamente”, garante Rui Massaneiro.

Em caso de furto, a recomendação é para que a situação seja sempre comunicada às forças de segurança. O crime de furto, que em muitos casos é qualificado, pode resultar em multa pesada ou em pena de prisão. “A pena de prisão pode ir até alguns anos, dependendo da situação em si”, adianta o comissário.

A precaução possível 

Para precaver este tipo de furtos, e sendo que nem toda a gente tem garagem, o ideal será sempre evitar estacionar as viaturas em locais isolados e pouco iluminados.

Para dificultar o trabalho dos criminosos, encontram-se à venda, em lojas de acessórios mais especializadas, peças metálicas especialmente concebidas para proteger os catalisadores dos roubos, as chamadas “gaiolas”. Não sendo eficazes a 100%, tornam mais difícil e demorado o trabalho de extração da peça.

A reportagem completa: