Decorre o autoagendamento para vacinar crianças dos 5 aos 11 anos

Já está disponível, desde esta segunda-feira, 13 de dezembro, o autoagendamento da vacina contra a Covid-19 para as crianças entre os 5 e os 11 anos, prevendo-se que sejam imunizadas mais de 600 mil menores até meados de março.

A vacinação arranca este fim de semana, 18 e 19 de dezembro, para as crianças de 11 e 10 anos.

Segundo a Direção- Geral da Saúde, as crianças com comorbilidades terão prioridade para serem vacinadas, independentemente da idade, desde que tenham prescrição médica, bastando que se  dirijam aos centros para receberem a vacina.

De acordo com o calendário previsto pela DGS, de 6 a 9 de janeiro serão vacinadas crianças entre os 9 e os 7 anos, ficando reservados os dias 15 e 16 para vacinar o grupo dos 6 e 7 anos, enquanto a 22 e 23 deste mês serão vacinadas as crianças de 5 anos.

Entre 5 de fevereiro e 13 de março serão administradas as segundas doses, altura em que se estima que ficará o esquema vacinal completo para esta faixa etária.

A decisão de vacinar esta faixa etária resulta da recomendação da Direção-Geral da Saúde, depois de ouvida a Comissão Técnica de Vacinação contra a Covid-19 e ponderadas as questões de natureza logística com o núcleo de coordenação de apoio ao Ministério da Saúde, nomeadamente a disponibilidade de vacinas da Pfizer, na versão pediátrica.