ATL em Santa Eulália: obras em dezembro e abre no Carnaval ou Páscoa

Santa Eulália, ao que tudo indica, terá, a partir do próximo ano, uma reposta de ATL, para ocupação dos tempos livres das crianças da freguesia, mas não só, no edifício do antigo lar de idosos Dr. Manuel Pinheiro.

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, assegura que, “até final de dezembro”, o espaço estará “em condições de abrir”, para que, a partir de janeiro haja “uma ocupação dos tempos livres de todas as crianças de Santa Eulália”.

As obras, agora a realizar, revela a presidente da Junta de Freguesia, Ana Sofia Alves, “que ficaram suspensas e não terminadas pelo anterior executivo”, vão ver ser feitas “de imediato”. Para além das obras, há necessidade de realizar vistorias relacionadas com “eletricidade, canalizações e gás”, sendo que será ainda pedido um parecer à Segurança Social para se poder abrir portas, assim como elaborados os planos de contingência e emergência. “Vamos fazer tudo como nos obriga a lei e isso são burocracias que podem levar algum tempo, mas vamos já a começar a tratar delas”, revela.

A previsão da abertura de portas do ATL, para “as 25 crianças que, na altura, estavam inscritas”, adianta Ana Sofia Alves, é para as férias do Carnaval ou da Páscoa. “A escassez (deste tipo de respostas), nas freguesias vizinhas, é muita, pelo que tínhamos crianças de outras freguesias a querer vir para o nosso ATL e não queremos desapontá-las”, diz ainda.

Apesar de, para já, o objetivo inicial ser ocupar as crianças nas pausas letivas, o intuito, desde projeto, é poder fazer esse trabalho, a médio prazo, ao longo de todo o ano letivo, até porque, lembra Ana Sofia Alves, “os pais trabalham todo o ano e todos os dias precisam de deixar os seus filhos”, que, por sua vez, necessitam de “ajuda nos trabalhos de casa e explicações”, sendo que “os avós, no momento, não têm essa capacidade”.

A responsabilidade deste ATL é de uma comissão de pais, apoiada pela Associação Humanitária de Santa Eulália. “Houve um protocolo de cedência, para a Associação Humanitária, que, provavelmente, vai ser revisto, para melhor usufruto”, esclarece a presidente da Junta de Freguesia.

Em cima da mesa, está ainda a possibilidade de uma ampliação do espaço do antigo Lar Dr. Manuel Pinheiro, para juntar ao ATL uma nova valência social para os idosos de Santa Eulália.

De recordar que o contrato de comodato entre a Câmara Municipal de Elvas e a Junta de Freguesia de Santa Eulália, para a cedência do edifício em causa, para a instalação do ATL, foi assinado, em maio, ainda pelos presidentes Nuno Mocinha e Adriano Carlos.