António Costa em Santo Aleixo (Monforte)

O primeiro-ministro, António Costa, visitou, nesta terça-feira dia 30, Santo Aleixo, no concelho de Monforte, onde esteve presente na cerimónia de apresentação do projeto da Central Solar de Santas, um investimento de 120 milhões de euros, promovido pela Akuo, empresa produtora independente de energia a partir de fontes renováveis e a grande vencedora do primeiro leilão de energia solar em Portugal, ao ser a empresa que assegurou a construção de mais potência.

Esta empresa tem sede em Paris, está presente em 15 países e já investiu mais de 2200 milhões de euros na construção de projetos. Neste momento, está a desenvolver três centrais solares no Alentejo. Portugal foi uma aposta estratégica, pois o território tem das melhores irradiações solares da Europa.

Gonçalo Lagem, presidente da Câmara Municipal de Monforte, afirmou que, se por um lado, lhe parece “muito ambiciosa esta visão e esta estratégia consolidada do Governo, no que diz respeito à implementação das energias renováveis”, por outro, entende que é necessário “tirar contrapartidas e mais-valias de todos estes investimentos, pois não devemos capitalizá-los só em termos energéticos e descarbonização, mas também como estruturas de sustentabilidade social”.