Portugal vai exigir teste negativo na fronteira terrestre

Portugal vai exigir um teste negativo, para quem cruzar a fronteira terrestre, já a partir do dia 1 de dezembro, tendo em conta as novas medidas anunciadas pelo Governo, para conter a propagação da pandemia.

Segundo o comunicado do conselho de ministros é exigido “para todos os voos com destino a Portugal continental, de apresentação de Certificado Digital Covid da UE na modalidade de certificado de teste ou de comprovativo de teste negativo (PCR ou antigénio), realizado nas 72 ou 48 horas anteriores à hora do embarque.

Para além desta exigência para voos o comunicado determina também a aplicação, com “as necessárias adaptações, às fronteiras terrestres, marítimas e fluviais das regras aplicáveis à entrada em território nacional por via aérea, independentemente da pessoa estar vacinada ou não.

O ministro da Administração Interna disse na sexta-feira que “a fronteira terrestre com Espanha não vai ser encerrada devido à pandemia”, mas serão “estabelecidos mecanismos de verificação de regras sanitárias na fronteira terrestre”, e “acentuar mecanismos de fiscalização”. Segundo o ministro, esta fiscalização “não será total” porque isso só é possível num quadro de encerramento de fronteiras.