Skip to content

CF “Os Belenenses” foi campeão em Elvas há 75 anos

O dia 26 de maio de 1946 é um dos mais importantes dos 102 anos de história do Clube de Futebol “Os Belenenses”, com a conquista do campeonato nacional de futebol da I Divisão. A única conquista do género dos azuis do Restelo foi assegurada na 22ª e última jornada do campeonato de 1945/46, num jogo disputado diante do Sport Lisboa e Elvas, no Estádio Municipal.

À entrada da jornada derradeira, o CF “Os Belenenses” tinha um ponto de vantagem sobre o Benfica, que jogava em casa, o que obrigou os azuis a vencer em Elvas, no campo de uma equipa na sua época de estreia na I Divisão. Um golo de Patalino para os alentejanos, aos 3 minutos, complicou a vida aos lisboetas, que só viram o resultado na última meia hora de jogo, com golos de Andrade, de livre aos 66 minutos, e de Rafael, a desviar à boca da baliza no minuto 77.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A festa do Belenenses foi enorme, logo no pelado do estádio elvense, coroando o trabalho comandado pelo treinador Augusto Silva, o primeiro técnico português a chegar ao título da I Divisão em futebol. Já nessa época, a rádio fez chegar a proeza azul a todo o país e, em Lisboa, a equipa foi recebida em clima de euforia.

No Sport Lisboa e Elvas, treinado por Joaquim Alcobia, destacavam-se o guarda-redes Semedo, o defesa Rana, o médio Massano e o avançado Patalino. Passados 15 meses desta efeméride, nasceu “O Elvas”, em 15 de agosto de 1947, fruto da fusão do Sport Lisboa e Elvas com o Sporting Clube Elvense.

Agora, 75 anos depois, no feriado da próxima segunda-feira, 1 de novembro, o CF “Os Belenenses” regressa ao campo onde festejou o seu único título da I Divisão, em campeonatos onde apenas um outro clube (Boavista Futebol Clube, em 2001) conseguiu fugir aos vencedores clássicos: Benfica, FC do Porto e Sporting.

[/shc_shortcode]

Compartilhe este artigo: