CF “Os Belenenses” foi campeão em Elvas há 75 anos

O dia 26 de maio de 1946 é um dos mais importantes dos 102 anos de história do Clube de Futebol “Os Belenenses”, com a conquista do campeonato nacional de futebol da I Divisão. A única conquista do género dos azuis do Restelo foi assegurada na 22ª e última jornada do campeonato de 1945/46, num jogo disputado diante do Sport Lisboa e Elvas, no Estádio Municipal.

À entrada da jornada derradeira, o CF “Os Belenenses” tinha um ponto de vantagem sobre o Benfica, que jogava em casa, o que obrigou os azuis a vencer em Elvas, no campo de uma equipa na sua época de estreia na I Divisão. Um golo de Patalino para os alentejanos, aos 3 minutos, complicou a vida aos lisboetas, que só viram o resultado na última meia hora de jogo, com golos de Andrade, de livre aos 66 minutos, e de Rafael, a desviar à boca da baliza no minuto 77.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A festa do Belenenses foi enorme, logo no pelado do estádio elvense, coroando o trabalho comandado pelo treinador Augusto Silva, o primeiro técnico português a chegar ao título da I Divisão em futebol. Já nessa época, a rádio fez chegar a proeza azul a todo o país e, em Lisboa, a equipa foi recebida em clima de euforia.

No Sport Lisboa e Elvas, treinado por Joaquim Alcobia, destacavam-se o guarda-redes Semedo, o defesa Rana, o médio Massano e o avançado Patalino. Passados 15 meses desta efeméride, nasceu “O Elvas”, em 15 de agosto de 1947, fruto da fusão do Sport Lisboa e Elvas com o Sporting Clube Elvense.

Agora, 75 anos depois, no feriado da próxima segunda-feira, 1 de novembro, o CF “Os Belenenses” regressa ao campo onde festejou o seu único título da I Divisão, em campeonatos onde apenas um outro clube (Boavista Futebol Clube, em 2001) conseguiu fugir aos vencedores clássicos: Benfica, FC do Porto e Sporting.

[/shc_shortcode]

Câmara de Arronches limpa terrenos no concelho

Os serviços da Câmara Municipal de Arronches continuam a proceder à limpeza de terrenos municipais, com o apoio da Brigada de Sapadores Florestais da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, “dando seguimento aos trabalhos que se desenvolvem com a frequência necessária na área do concelho”, segundo divulga a autarquia.

Este tipo de ação visa a segurança da população, uma vez que é efetuada a gestão de combustíveis, impedindo a rápida propagação das chamas em caso de incêndio, desobstruindo de igual forma a passagem para facilitar o acesso de veículos de emergência.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Por outro lado, estes trabalhos têm também como objetivo a limpeza das linhas de água, removendo o excesso de arvoredo que esteja a colocar em risco as infraestruturas hidráulicas existentes, com o propósito de permitir a sua utilização para fins de interesse geral.

Estes trabalhos são desenvolvidos por toda a área do concelho de Arronches, sendo que mais recentemente foram tratados os terrenos junto ao porto de Nave Fria, bem como a zona popularmente conhecida como Açude do Buiça, decorrendo sempre sob a supervisão do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal.

[/shc_shortcode]

Três despistes na estrada de Elvas para Campo Maior

Na tarde deste sábado registaram-se três despistes de viaturas ligeiras na estrada 373, que liga Elvas a Campo Maior.

Os bombeiros de Elvas foram chamados a um primeiro despiste junto da Barragem do Perdigão, onde a viatura se encontrava capotada depois do despiste, mas sem feridos a registar e com a presença dos militares da GNR. Um outro despiste verificou-se uns quilómetros mais à frente, mas também sem registar feridos.

Os soldados da Paz de Elvas foram ainda socorrer um terceiro despiste, já no concelho de Campo Maior, onde se verificou um ferido, que foi transportado para o Hospital de Elvas.

Para estas três ocorrências, os Bombeiros Voluntários de Elvas fizeram deslocar sete bombeiros e três viaturas.

 

Substituição do relvado sintético de Borba

Foto: Joaquim Trincheiras

O Sport Clube Borbense viu aprovada a candidatura, submetida ao Programa de Requalificação de Infraestruturas Desportivas 2020- PRID, de substituição do relvado sintético no campo de futebol do Parque Desportivo de Borba.

A candidatura referida foi aprovada com um investimento total de 182 mil euros com comparticipação financeira do Instituto Português do Desporto e da Juventude, no montante de 43 mil euros.

Este equipamento tem uma grande taxa de utilização de atividades desportivas, tanto de treino como de competição, acabando por sofrer um enorme desgaste, pelo que é do interesse do Município de Borba a “substituição do relvado sintético no campo de futebol do Parque Desportivo de Borba” se realize, atendendo à importância deste equipamento desportivo para a prática desportiva no concelho de Borba. Assim, pode haver “um melhor aproveitamento, maior eficácia e maior segurança na prática desportiva, ao mesmo tempo que se criam novas valências sociais e culturais, contribuindo para o melhoramento da qualidade de vida da população e utilizadores”, segundo o Município borbense. Assim, para a execução da totalidade da intervenção é necessário o Município garantir a participação financeira no montante de 140 mil euros.

Elvas regista três novos casos de Covid-19

Elvas regista este sábado, 30 de outubro, mais três casos positivos de Covid-19.

No concelho há agora sete casos ativos de infeção.

Desde o início da pandemia, Elvas registou 1.772 casos, 1.736 altas e 29 óbitos.

Reportados mais 33 casos Covid no Alentejo

Nas últimas 24 horas, foram reportados 33 novos casos positivos de Covid-19 no Alentejo, segundo o boletim epidemiológico deste sábado, 30 de outubro, da Direção-Geral da Saúde.

Por outro lado, hoje, não há vítimas mortais associadas à doença a lamentar, na região.

Desde março do ano passado, o Alentejo registou um total de 40.167 casos de infeção e 1.052 óbitos.

Mais 911 casos Covid e três óbitos em Portugal

Portugal regista este sábado, 30 de outubro, mais 911 casos de Covid-19 e três óbitos associado à doença.

Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 996 casos de recuperação.

Atualmente, encontram-se 318 doentes internados, menos 13 que ontem, 64 nos Cuidados Intensivos (menos um).

Ao dia de hoje, encontram-se, no país, 31.452 casos de infeção ativos, menos 88 que ontem.

Desde o início da pandemia, morreram 18.156 pessoas com esta doença em território nacional e foram identificados 1.089.888 casos de infeção. Ao todo há agora 1.040.280 doentes recuperados da doença em Portugal.

Iniciados de “O Elvas” derrotados 9-2 no Estoril

A equipa de sub-15 (iniciados) de “O Elvas” CAD foi batida por 9-2 na deslocação do Estoril, na manhã deste sábado, dia 30. O jogo integrou a nona jornada da Série E deste campeonato nacional de futebol.

Os alentejanos  marcaram primeiro, por Picado; ao intervalo, o Estoril já tinha virado para 2-1; na segunda parte, os visitados chegaram a 8-1, antes de Gonçalo Palmeiro reduzir para 8-2 e da equipa da Linha ter fixado o resultado final.

Resultados da jornada: Estoril, 9 – “O Elvas”, 2; Oeiras, 0 – Alverca, 2; Loures, 0 – Belenenses, 5; Torreense, 0 – Sacavenense, 4; Benfica, 5 – Real, 3; Borbense, 0 – Sporting, 13.

Classificação: 1º Benfica 27 pontos, 2º Belenenses 25, 3º Sporting 22, 4º Sacavenense 19, 5º Estoril 16, 6ºs Real e Alverca 12, 8º Torreense 10, 9º Oeiras 9, 10º Loures 6, 11º “O Elvas” 1 e 12º Borbense zero pontos.

Na próxima jornada, no domingo 7 de novembro, defrontam-se os dois últimos: “O Elvas” recebe o Borbense.

Marvão expõe quadros antigos bordados a casca de castanha

A Câmara Municipal de Marvão vai promover uma exposição de quadros antigos bordados a casca de castanha, ao longo do mês de novembro, na Casa da Cultura. A entrada é gratuita e o horário da exposição é entre as 10 e as 17 horas, todos os dias da semana.

Esta mostra artística surge enquadrada no mês em que se celebra também a Festa da Castanha, nos dias 13 e 14 de novembro, a par da Quinzena Gastronómica da Castanha, ao longo de duas semanas, nos restaurantes do concelho.

A tradição dos bordados com casca de castanha é uma prática centenária do concelho de Marvão e acredita-se que terá sido uma arte criada por bordadeiras, que aproveitavam os serões à lareira para reutilizar a casca das castanhas, minutos antes degustadas à mesa por toda a família. O resultado eram quadros, muitas vezes integrados em retratos ou fotografias de família, que foram passando de geração em geração até chegar aos dias de hoje, alguns em excelente estado de conservação e que, agora, o Município marvanense decidiu expor ao público.

Horário de inverno: relógio atrasa uma hora esta madrugada

O horário de inverno em Portugal começa este domingo, dia 31 de outubro.

A mudança de hora faz-se na madrugada deste sábado para domingo, sendo que os relógios devem atrasar-se uma hora às 2 horas da madrugada.

Uma vez que se atrasa uma hora nos relógios, este é o dia mais longo do ano. A partir deste domingo, os dias começam a escurecer mais cedo.

Este horário de inverno termina a 27 de março, altura em que se muda para o horário de verão, adiantando-se uma hora no relógio.

Campo Maior iluminado por ocasião do “Outubro Rosa”

O Município de Campo Maior juntou-se à causa “Outubro Rosa”, iniciativa da Liga Portuguesa Contra o Cancro, criada com a finalidade de consciencializar para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, nomeadamente através dos rastreios.

Esta campanha contempla ainda uma forte componente de informação e divulgação sobre as formas de apoio à mulher e família e pretende também alertar a comunidade para a importância do diagnóstico precoce da doença.

Como forma de assinalar o “Outubro Rosa”, e fazer chegar a mensagem ao maior número de pessoas possível, o Município vai iluminar, em tons rosa, o edifício da Câmara Municipal, o Centro Comunitário, o Centro Cultural e uma parte da Muralha, durante este fim de semana.

Bricomarché de Elvas assinala aniversário com campanha

O Bricomarché de Elvas está a assinalar, este fim-de-semana, dias 30 e 31 de outubro, o seu quarto aniversário, com o desconto, em talão, do valor do IVA.

Susana Lourenço, gerente da superfície comercial, explica que “independentemente do valor da compra, o cliente recebe o valor do IVA em talão para descontar entre segunda-feira e domingo”.

A loja Bricomarché de Elvas assinala quatro anos na próxima terça-feira, dia 2. As comemorações estão a decorrer este fim-de-semana

Ação de limpeza da Serra D’Ossa na segunda-feira

A Associação de Desenvolvimento Local – Terras D’Ossa, de Redondo, promove esta segunda-feira, dia 1 de novembro, uma ação de limpeza na Serra D’Ossa, da Aldeia da Serra até ao Monte Virgem.

O início da ação está marcada para as 8.30 horas, tendo esta, por objetivo, reduzir os impactos ambientais da utilização humana daquele espaço natural.

Campo Maior: mais um dia sem casos ativos de Covid-19

Campo Maior não regista este sábado, 30 de outubro, novos casos de Covid-19, mantendo-se sem qualquer caso ativo.

Desde o início da pandemia, no concelho, foram reportados 752 casos de infeção. Da doença, já recuperaram 740 doentes, e morreram 12 pessoas.

Gabinetes de Saúde Juvenil do IPDJ do Alentejo reforçados com apoio psicológico

O programa Cuida-te+, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), é reforçado, a partir da próxima terça-feira, dia 2 de novembro, com um conjunto de profissionais da área da psicologia, para atendimento gratuito, confidencial e especializado, a todos os jovens dos 12 aos 25 anos.

Este atendimento será feito nos três gabinetes de saúde juvenil do IPDJ do Alentejo, localizados em Portalegre, Évora e Beja, permitindo aos jovens de toda a região ter apoio em várias vertentes: ao nível da saúde mental, da saúde sexual, dos comportamentos aditivos, da alimentação e à atividade física.

Ao todo, serão três os psicólogos, em ano profissional júnior, que irão permitir este alargamento das áreas de intervenção do IPDJ no Alentejo e possibilitar este apoio psicológico aos jovens, revela o delegado regional, Miguel Rasquinho (na imagem), depois de assinado um protocolo de colaboração com a Ordem dos Psicólogos. Estes profissionais, adianta, “vão trabalhar exclusivamente neste três gabinetes de saúde juvenil, fazendo aqui também parte do seu início de carreira, enquanto psicólogos”.

Miguel Rasquinho revela ainda que na origem desta preocupação acrescida com a questão da saúde mental dos jovens, estão, entre outros, as consequências da própria pandemia. “Vamos já com quase dois anos de pandemia e grande parte deste tempo de teletrabalho, passado em casa, com aulas online e com tudo de prejudicial que isto pode trazer para os jovens, conduziu a essa preocupação do IPDJ em relação à saúde mental”, explica.

“Durante este tempo, os jovens ficaram muito mais ligados à internet, passaram a ter muitos mais problemas com os jogos online, passaram a ter comportamentos que não lhes são tão benéficos quanto, eventualmente, possam pensar, porque, às vezes, pensamos que um simples jogo de telemóvel pode servir para passar o tempo e para nos distrairmos, mas o que é um facto é que isso pode tornar-se viciante, o que pode criar alguns problemas, e daí essa nossa preocupação e este protocolo que surgiu com a Ordem dos Psicólogos”, remata.

Programa do IHRU aplicado no Bairro de São Pedro prolongado até final de 2022

O prazo do programa “Da Habitação ao Habitat”, coordenado pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) e que prevê intervenções-piloto em quatro bairros públicos, incluindo o de São Pedro, em Elvas, foi prorrogado até dezembro do próximo ano, pelo Conselho de Ministros.

Esta prorrogação vai permitir a retoma das intervenções interrompidas, devido à pandemia, que acabou por ditar a suspensão do trabalho de proximidade com os moradores, em Elvas, como nos bairros da Quinta da Fonte, em Loures, de Cabo Mor, em Vila Nova de Gaia, e da Zona da Escola Técnica, em Ponte de Lima.

Com este programa, de acordo com o Governo, será possível tirar algumas conclusões sobre “um conjunto de soluções e de metodologias passíveis de serem, posteriormente, generalizadas aos bairros de arrendamento público”. Com “Da Habitação ao Habitat” procura-se promover a coesão e integração socioterritorial nestas áreas, com vista à melhoria global das condições de vida dos moradores, através de uma resposta integrada ao nível das diferentes políticas setoriais, nomeadamente habitação, educação, emprego, ação social, saúde, cultura, segurança, cidadania e igualdade. As intervenções visam ainda identificar boas práticas passíveis de serem aplicadas a outros territórios similares.

Os acordos de colaboração do programa, para a realização destas intervenções-piloto, nos quatro bairros, foram assinados pelo Governo a 11 de julho de 2019, sendo que as mesmas têm a duração de 24 meses, tendo sido definidas com a prévia audição das câmaras municipais onde se localizam os bairros.

É objetivo deste programa que seja preparado, em cada um dos quatro bairros, um plano de ação que inclua soluções inovadoras, nomeadamente no que respeita “às formas de atuação e de aplicação dos recursos por parte das diversas entidades envolvidas, com especial enfoque na otimização do potencial dos meios e recursos alocados para o alcance de resultados em termos de melhoria global das condições de vida dos moradores e de coesão e integração socioterritorial do bairro”.

Ana Maria Cachola regressa à Academia Sénior de Campo Maior

Ana Maria Cachola (na foto) está de regresso à Academia Sénior da CURPI de Campo Maior, desta vez para lecionar a disciplina de antropologia.

A professora, que antes tinha lecionado a disciplina de cidadania, refere que as aulas vão abordar, sobretudo, as questões relacionadas com “a cultura popular, as lendas, os ditados e as benzeduras. É uma área muito ampla mas vamos incidir essencialmente em aspetos que dizem diretamente respeito aos alunos. Com certeza vão ficar mais motivados”.

Ana Maria Cachola refere que já tem “experiência em trabalhar com pessoas mais idosas e que é bastante proveitoso ocupar o tempo deles. Tenho a certeza que vou aprender muito com os alunos, à semelhança do que aconteceu no passado. Normalmente, são pessoas muito colaborantes e ajudam na construção de alguns projetos que desenvolvemos”.

As aulas na Academia Sénior da CURPI de Campo Maior recomeçaram na passada segunda-feira, depois de quase dois anos suspensas, devido à pandemia.

“Jackpot” de 66 milhões no próximo sorteio do Euromilhões

O sorteio de ontem, 29 de outubro, do Euromilhões não teve totalistas pelo que, na próxima terça-feira, dia 2 de novembro, vai estar em jogo um “jackpot” de 66 milhões de euros.

O segundo prémio, de 155 mil euros, saiu a seis apostadores, um deles em Portugal. O terceiro prémio presenteou também um jogador em Portugal, e seis no estrangeiro, com 30 mil euros.

A chave vencedora do sorteio de ontem é composta pelos números 10, 15, 28, 32 e 49 e as estrelas 3 e 9.

Grupo de Música Contemporânea de Lisboa atua este sábado em Elvas

O Grupo de Música Contemporânea de Lisboa atua este sábado, dia 30, no Cineteatro Municipal de Elvas, um espetáculo que encerra “O mês da música”.

Este grupo dedica-se “à música contemporânea portuguesa, dedicada a compositores nacionais”, explica Luís Zagalo, diretor artístico da iniciativa “Mês da Música”, adiantando que numa segunda parte do espetáculo e, “pela primeira vez é apresentada em Elvas, uma obra do compositor italiano Luciano Berio, que em 1974 escreveu um conjunto de canções intituladas de Folk Songs, uma obra interessantíssima e muito curiosa”.

“Mês da Música”, que termina hoje, em Elvas, com o espetáculo do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, marcado para as 18 horas, no cineteatro de Elvas.