Évora aposta em equipamentos sociais nas freguesias

Cerca de um ano após o início das obras de requalificação, o Centro de Convívio de São Miguel de Machede, no concelho de Évora, está quase concluído. “A bom ritmo”, segundo o município eborense, “decorrem também as empreitadas de requalificação dos centros de convívio do Bairro de Santo António e Horta das Figueiras”.

Esta obra em São Miguel de Machede teve um investimento importou em 450 mil euros e procurou aproveitar a construção pré-existente e permitiu dotar o edifício de “uma ampla sala de convívio e toda uma estrutura projetada no sentido de servir vários grupos etários”, com bar e apoio de cozinha, espaço de cabeleireiro e barbearia, instalações sanitárias, salas de apoio, gabinete de enfermagem e lavandaria, bem como o tratamento da área exterior. Brevemente, vai estar concluída a instalação de mobiliário e equipamento informático, prevendo-se a entrada em funcionamento logo que o Posto de Transformação de Energia Elétrica esteja instalado.

Na mesma linha, decorrem as obras de requalificação do Centro de Convívio do Bairro de Santo António, com um orçamento da mesma ordem de valor. Estas tiveram início no passado mês de abril, com um prazo de execução de 180 dias. Mais recentemente, em setembro, teve início a obra de requalificação do Centro de Convívio da Horta das Figueiras, cujo montante global de investimento totaliza 200 mil euros.

Em conjunto, estas três intervenções representam um investimento superior a um milhão de euros e “vão dotar as freguesias de equipamentos sociais que vão proporcionar melhores respostas na área do envelhecimento ativo”, de acordo com o Município de Évora.