Buscas da PSP detêm três indivíduos por tráfico de estupefacientes

A Polícia de Segurança Pública (PSP) desenvolveu uma operação durante todo o dia, neste domingo, tendo realizado duas buscas domiciliárias e três não domiciliárias, numa ação contra o tráfico de estupefacientes, conforme avançou em primeira mão a Rádio ELVAS (ver aqui).

Foram detidos três indivíduos, dois dos quais recolheram às celas de deteção e serão presentes ao Juiz do Tribunal de Elvas na segunda-feira, para interrogatório judicial e eventual determinação das medidas de coação a aplicar.

Durante as buscas, foram apreendidos diversos objetos, entre os quais uma viatura ligeira de passageiros, duas armas de fogo e munições, 2734 euros em numerário, droga (liamba, cocaína, heroína), balanças de precisão e sacos, entre outros objetos utilizados no tráfico de estupefacientes.

A operação que já decorria há cerca de nove meses, contou com a participação da Unidade Especial de Polícia (UEP), corpo de intervenção e grupo operacional cinotécnico, entre outras valências do Comando Distrital de Portalegre, Equipa de Intervenção Rápida e elementos da Esquadra de Investigação Criminal.

Nos nossos noticiários desta segunda-feira pode ouvir com todo o detalhe toda a operação policial.

Inscrições nos Bombeiros de Campo Maior

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior tem inscrições abertas para a escola de ingresso para bombeiro.
Quem tiver entre 17 e 45 anos, pode concorrer a bombeiro voluntário; se a idade for entre 17 e 55 anos, o concurso está aberto para bombeiro especialista.
As dúvidas são tiradas e os esclarecimentos são prestados pelo e-mail comando@bvcampomaior.pt e pelo número de whatsapp 968 634 351. As inscrições podem ser feitas até 5 de novembro. “Precisamos de ti!” é a mensagem dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior.

Carmen Carvalheira eleita presidente da Assembleia Municipal de Montemor

Carmen Carvalheira é a nova presidente da Assembleia Municipal de Montemor-o-Novo, depois de eleita, pelo Partido Socialista, no decorrer da cerimónia de tomada de posse desta tarde, no cineteatro Curvo Semedo, com 16 votos, num total de 27.

A vitória do Partido Socialista, na Câmara Municipal de Montemor, garante ainda a antiga vereadora do município, é “um momento histórico”, porque o concelho “nunca tinha tido outra cor política”.

Agora, garante, é momento de usufruir da mudança, estando “muito feliz” e pronta para trabalhar por todos e com todos.

Um dos eleitos na Assembleia Municipal não tomou posse, nem votou a eleição do presidente deste órgão, sendo que, por motivos de saúde, não esteve presente.

Olímpio Galvão com “muita força e ganas” para entrar ao serviço

Olímpio Galvão toma posse, na tarde deste domingo, 17 de outubro, como presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo.

O autarca, eleito pelo PS, garante que os montemorenses vão poder esperar, de si e da sua equipa, “muito trabalho”. O novo presidente diz-se confiante no futuro, com “muita força e ganas” para entrar ao serviço, no Município de Montemor, estando “rodeado de uma equipa fabulosa”.

Esta, diz ainda, é uma vitória “de muita gente, que há 45 anos vem a lutar que é possível uma alternância” há CDU. Sem maioria, o PS irá governar, à partida, com uma ligação ao CDS-PP, através do vereador eleito, António Pinto Xavier. “Temos tudo para fazer um bom entendimento”, garante ainda o recém-eleito presidente.

De recordar que, nos últimos oito anos, Olímpio Galvão foi vereador da oposição, na Câmara de Montemor-o-Novo.

Festa do Castanheiro e Feira da Castanha em Marvão em novembro

O Município de Marvão informou que estão a decorrer as inscrições para a participação de produtores locais na Festa do Castanheiro e Feira da Castanha, nos dias 13 e 14 de novembro, sábado e domingo.
Podem inscrever-se produtores com a venda de produtos hortícolas, doces, compotas, licores, azeite, vinho e artesanato, assim como profissionais para os espaços de restauração.
As inscrições são limitadas a residentes no concelho de Marvão e só serão aceites mediante apresentação do Cartão de Cidadão (com o pin da morada válido) ou cópia da folha de rosto da Certidão Permanente da Empresa.
A Festa do Castanheiro e Feira da Castanha, após ausências em 2020 e 2021, devido à pandemia, regressa este ano com grande expetativa junto de vendedores, visitantes e residentes do concelho de Marvão.

Elvas sem novos casos de Covid neste domingo

Elvas não regista, neste domingo, 17 de outubro, novos casos de Covid-19, mantendo-se o concelho com 39 casos ativos de infeção.

Desde o início da pandemia, no concelho, foram registados 1764 casos positivos, 29 óbitos e 1696 recuperações.

 

Festival de Balões de Ar Quente em novembro

O Festival Internacional de Balões de Ar Quente regressa ao Alentejo, em novembro, com a participação de várias equipas europeias, após um ano de interregno devido à pandemia da Covid-19, segundo anunciou a organização. Promovido pela empresa Publibalão, em colaboração com o “Alentejo sem Fronteiras – Clube de Balonismo”, a 24.ª edição do festival, o mais antigo em Portugal, vai decorrer em várias localidades do distrito de Portalegre, entre 8 a 14 de novembro.

Na presente edição, além da participação de pilotos portugueses, são esperados também balonistas oriundos da Alemanha, Bélgica, Inglaterra, França, Espanha e Países Baixos.

Este ano, o festival decorre na Fundação Abreu Callado, em Benavila (concelho de Avis), Fronteira, Monforte e Ponte de Sor, esperando a organização poder anunciar, até ao arranque do evento, outras localidades interessadas em participar na iniciativa. Além de realizar voos cativos, o festival tem para oferecer, diariamente, voos livres (as habituais viagens de balão), mediante a aquisição de uma pulseira. Durante o Festival Internacional Balões de Ar Quente, os voos vão estar associados a campanhas solidárias a favor dos bombeiros dos concelhos aderentes.

O festival vai contar ainda com espetáculos noturnos, os denominados Night Glow, em que os pilotos preparam os seus balões como se fossem descolar, mas estes ficam presos a alguns metros do chão, onde as chamas libertadas pelos queimadores criam um espetáculo visual.

O Festival Internacional de Balões de Ar Quente tem raízes no distrito de Portalegre e serviu de base para a abertura, em 2012, da primeira escola do país para pilotos de balões de ar quente, em Fronteira.

Mais três óbitos e 26 casos Covid no Alentejo

O Alentejo regista este domingo, 17 de outubro, mais três óbitos, devido à Covid-19, e mais 26 casos positivos de infeção.

Desde março do ano passado, na região, foram registados 39.761 casos positivos e 1.047 óbitos.

Centro de Formação Desportiva de Avis é referência nacional no remo

O Centro de Formação Desportiva (CFD) do Agrupamento de Escolas de Avis constitui uma referência nacional no que se refere à iniciação nas modalidades náuticas, nomeadamente remo e canoagem.

O CFD de Avis recebe alunos oriundos de estabelecimentos de ensino de todo o país que encontram na Albufeira do Maranhão o local privilegiado para o primeiro contacto com desportos náuticos, como o remo e a canoagem ou para desenvolverem as suas competências nestas modalidades. No primeiro semestre de 2019 passaram pelo CFD cerca de 500 alunos de outras escolas.

Ao longo do ano letivo, os alunos do Agrupamento têm um contacto regular com as modalidades náuticas através da componente de Desporto Escolar, participando mesmo em competições nacionais de remo e remo indoor.

Os alunos beneficiam também da presença de atletas nacionais e internacionais que realizam os seus estágios em Avis e com quem têm a oportunidade de conversar e trocar experiências.

O Agrupamento de Escolas de Avis é parceiro da Estação Náutica de Avis, uma das 26 Estações Náuticas de Portugal que tem na Albufeira do Maranhão o elemento agregador de uma rede turística que integra diversas entidades.

Portugal com mais 465 casos Covid e nove mortes

Portugal regista este domingo, 17 de outubro, 465 novos casos de infeção por Covid-19 e mais nove óbitos associados ao Covid-19, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral de Saúde.

Nas últimas 24 horas, 258 doentes receberam alta. Nos hospitais do país, encontram-se internadas 295 pessoas, mais dez que ontem, 61 nos Cuidados Intensivos (mais duas).

Ao dia de hoje, há 30.309 casos ativos de infeção em Portugal, mais 198 que ontem.

O país soma agora um total acumulado de 1.079.806 casos de infeção e 18.097 vítimas mortais, desde o início da pandemia.

Baja Portalegre 500 é nos próximos dias 28 a 30

A 35ª edição da Baja Portalegre 500 está marcada para os próximos dias 28 a 30, quinta-feira a sábado.
Esta realização é a grande clássica do todo-o-terreno nacional e uma das mais prestigiadas provas do calendário internacional da modalidade.

Tony Carreira após concerto em Elvas: “foi tão bom reencontrar-vos”

Tony Carreira atuou ontem à noite, no Coliseu Comendador Rondão Almeida, em Elvas, tendo sido este o primeiro dos espetáculos que integram a tour “Estou Aqui”.

A noite foi de grandes emoções, quer para o artista, quer para o público, com o cantor a interpretar os temas mais marcantes da sua longa carreira, perante cerca de quatro mil pessoas.

Entretanto e através das suas redes sociais, Tony Carreira já reagiu ao espetáculo de ontem.  “Foi tão bom reencontrar-vos… Muito obrigado, Elvas!”, escreveu nas suas páginas de Facebook e Instagram.

Outubro, Mês do Teatro em Montemor

O mês de outubro é dedicado ao teatro, em Montemor-o-Novo. Esta iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, em colaboração com várias entidades da cidade e a Direção Geral de Artes, desenvolvendo-se até ao dia 31 deste mês.

Catarina Caetano, atriz, representante e colaboradora, do Projeto Ruínas, explica que este foi um projeto que surgiu “do Festival de Teatro em Montemor-o-Novo”, pela necessidade de enquadrar as várias propostas das companhias e entidades montemorenses, dando palco a todas as ideias, que começaram a ser demasiadas para o Festival. Assim, por iniciativa do município, em parceria com as várias entidades que programam na área das artes performativas, criou-se o mês do teatro, criando espaço para que todos pudessem apresentar as suas propostas

Quanto às propostas de programação, de ano para ano, as entidades que participam no Mês do teatro, não se alteram muito, como ” a Theatron, a Universidade Sénior, a Alma D’arame, o Projeto Ruínas, a Trimagisto e a Algures”, contando também com outras propostas de programação do município.

A programação é bastante diversificada, tal como explica Catarina Caetano, uma vez que há espetáculos para todos os gostos e idades. A iniciativa do Mês do teatro também se estende às várias freguesias do concelho de Montemor-o-Novo, levando os espetáculos àqueles que estão mais isolados, acabando “por acontecer, um pouco, por todo o concelho, é um mês muito preenchido”.

A atriz reforça que a cultura é segura e que todos os artistas estão ansiosos por voltar a encher as salas, após este ano difícil para a cultura, realçando que o mês do teatro contribui para o desenvolvimento de várias competências, bem como para a realização enquanto ser humano, ” o teatro preenche-nos o imaginário, desperta-nos a criatividade, espicaça-nos para viajar para outros universos”, revela Catarina Caetano.

As entradas para assistir aos espetáculos, ao longo deste Mês do teatro, são gratuitas, no entanto, como explica a representante e colaboradora do Projeto Ruínas, é necessário fazer reservas, uma vez que todos os espetáculos têm limite de lotação. Os bilhetes podem ser levantados no Posto de Turismo, em Montemor-o-Novo, nas Juntas de Freguesia e em teatro.cm-montemornovo.pt.

O Mês do Teatro decorre ao longo deste mês de outubro, em todo o concelho de Montemor-o-Novo, passando por várias freguesias. A iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Montemor-o-Novo respeita todas as normas implementadas pela Direção Geral de Saúde, em vigor, até à data da sua realização.

CÃOminhada em Campo Maior com mais de 50 participantes

A Associação dos Amigos dos Animais de Campo Maior organizou ontem, 16 de outubro, uma CÃOminhada, que juntou mais de meia centena de pessoas, devidamente acompanhadas pelos seus companheiros de quatro patas.

Os vereadores na Câmara de Campo Maior, Paulo Pinheiro e São Silveirinha, estiveram presentes e acompanharam a caminhada.

A iniciativa, que contou com o apoio do Município de Campo Maior, percorreu várias artérias da vila, numa tarde de convívio que serviu, essencialmente, para sensibilizar a população para o incentivo à adopção responsável, a importância da recolha dos dejetos caninos e o passeio à trela.

Campo Maior sem registo de novos casos Covid

Campo Maior não regista, este domingo, dia 17 de outubro, novos casos de Covid-19, mantendo-se com sete casos ativos de infeção.

Desde o início da pandemia, em Campo Maior, foram identificados 752 casos, dos quais 733 foram dados como recuperados. Vítimas da doença, no concelho, morreram 12 pessoas.

PSP de Elvas faz várias rusgas na Boa-Fé e Sochinhas

A Polícia de Segurança Pública (PSP) está a realizar este domingo, 17 de outubro, várias rusgas, em Elvas. As buscas domiciliárias, bem como em estabelecimentos comerciais, acontecem, quer nas Sochinhas, quer na Boa-Fé.

Nas Sochinhas, as buscas estão a ser efetuadas em várias habitações e numa oficina, enquanto na Boa-Fé, os agentes da PSP se encontram em dois cafés, um deles situado no interior do centro comercial do bairro.

Estão empenhados nestas buscas várias dezenas de agentes, incluindo da Esquadra de Investigação Criminal.

Bancadas cobertas em dois campos do Estádio Municipal de Elvas

A Câmara Municipal de Elvas realizou, no passado mês de setembro, uma intervenção nos Campos Pedro Barrena e António Semedo do Estádio Municipal.

A intervenção contemplou a colocação de toldos nas bancadas dos dois campos, de forma a dotar de melhores condições da assistência aos jogos e treinos que ali se realizam diariamente.

Por norma, o Campo Pedro Barrena é utilizado pelo futebol juvenil de “O Elvas” CAD, enquanto o Campo António Semedo é usado pelas equipas de formação do CF “Os Elvenses”.

Igreja reconhece Santuário do Senhor Jesus da Piedade

O arcebispo de Évora confirma “a dignidade do Santuário à Igreja do Senhor da Piedade” desde 24 de setembro de 2021. Desta forma, o Santuário, que já tinha sido classificado pela Direção-Geral do Património, aguardava o reconhecimento da Diocese, foi agora reconhecido.

A informação foi divulgada em direto na Rádio ELVAS, pelo padre Ricardo Lameira, na missa deste domingo, 17 de outubro.

Três vinhos da Adega Mayor entre os melhores do mundo

Com três vinhos a concurso, a Adega Mayor conquistou, recentemente, três medalhas num dos concursos de vinhos de maior prestígio internacional, o Mundus Vini – Summer Tasting 2021, na Alemanha.

Entre as três distinções, o maior destaque vai para o “Grande Ouro” atribuído à Reserva do Comendador Tinto 2016, o único vinho nacional não licoroso reconhecido com a mais alta distinção do concurso, tendo ainda sido premiado com o “Best of Show”, sendo, assim, o melhor de todos os vinhos a concurso da região Alentejo. Este “Grande Ouro”, explica a CEO da Adega Mayor, Rita Nabeiro, coloca este “vinho tranquilo português entre os únicos 36 dos 4.500 de todo o mundo a quem foi atribuído esta condecoração”.

Para além do “Grande Ouro” da Reserva do Comendador Tinto 2016, o Touriga Nacional 2017 arrecadou uma medalha de ouro, enquanto a Reserva do Comendador Branco 2018 foi premiada com uma medalha de prata, “motivo de grande satisfação” para a adega do Grupo Nabeiro, sediada em Campo Maior.

Rita Nabeiro garante que estas distinções resultam de um trabalho contínuo, que começa na vinha, sempre com o compromisso de fazer vinhos de qualidade, com a equipa da Adega Mayor a procurar superar-se a cada ano que passa. “Nós temos um manifesto, com uma espécie de dez mandamentos, e lá dizemos que nunca queremos fazer um vinho que não possamos oferecer a um amigo”, adianta.

Os prémios, garante ainda a CEO da Adega Mayor, para além de “um ânimo acrescido”, resulta numa responsabilidade também ela acrescida, para se fazer sempre mais e melhor, não sendo, por outro lado, motivo de vaidade. “Não é por ganharmos prémios que já achamos que já está tudo feito, mas claro que nos motiva para continuar a trabalhar. A equipa não trabalha para os prémios, mas quando é reconhecida, obviamente fica muito contente”, diz ainda.

O trabalho da Adega Mayor tem resultado “em vinho de excelência”, produzido em Campo Maior, “mas que acima de tudo é um vinho português”. Com estes vinhos, Rita Nabeiro espera que Portugal se sinta bem representado, sendo os mesmos um fator de valorização da marca Alentejo, bem como da marca nacional.

Ao todo, foram mais de 4.500 vinhos de 35 países vitivinícolas de todo o mundo foram provados e avaliados na 29ª edição dos MUNDUS VINI, onde cerca de 120 peritos especialistas e enólogos internacionais provaram e avaliaram, de forma exigente e rigorosa, a grande qualidade dos vinhos a concurso.