João Grilo toma posse de presidente da Câmara de Alandroal

João Grilo tomou posse, na noite desta quinta-feira, dia 14, como presidente da Câmara Municipal de Alandroal, numa cerimónia que decorreu no Fórum Cultural Transfronteiriço de Alandroal. O candidato socialista venceu com 56,99 por cento dos votos e quatro mandatos, contra um do partidos NOS encabeçado pelo ex-presidente João Nabais, que ontem, no inicio da sessão, enviou uma carta à mesa apresentando a renuncia ao seu mandato.

José Robalo, atual presidente da ARS Alentejo, foi o candidato socialista à Assembleia Municipal de Alandroal onde venceu com 50,94 por cento dos votos. Na primeira reunião de instalação da Assembleia, Robalo venceu com 12 votos a favor e sete votos em branco.

ESAE assinala 25 anos a pensar no futuro

A Escola Superior Agrária de Elvas, nesta quinta-feira, dia 14, assinalou os seus 25 anos. Um projeto que teve início num apartamento do Bairro de Santa Luzia, assume-se hoje como uma instituição de ensino superior, de referência e consolidada a nível regional e nacional.

José Manuel Rato Nunes, diretor da ESAE, afirma que a instituição “está a crescer e consolidada na região. Saíram já os resultados da segunda fase de acesso ao ensino superior e temos os cursos todos cheios. Há inclusive, cursos onde alguns alunos correm o risco de ficar de forma e, nesse sentido, pedi já vagas extraordinárias”.

Albano Silva, presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, considera que “esta data assume-se como o consolidar de um projeto mas também o abrir de portas para novos projetos. Temos uma comunidade educativa muito forte em Elvas mas queremos mais e entrar em áreas mais modernas, como clima e a digitalização, entre outras”. O ainda presidente do IPP considera que “a Escola Superior Agrária de Elvas, e o próprio instituto, se encontram num ponto de viragem que lhes permite pensar no futuro”.

Rondão Almeida, presidente da Câmara Municipal de Elvas, recorda a criação deste projeto que “tanto trabalho deu na sua fase inicial. Quis o destino que voltasse novamente e esta casa e congratulo-me pela forma como esta escola se tem vindo a desenvolver ao longo destes últimos anos”. Rondão Almeida mostrou-se disponível para continuar a trabalhar mas em moldes diferentes do que tem sido feito: “eu não vou envolver os dinheiros locais para projetos que sejam da responsabilidade do Ministério da Ciência. Terei competência para chegar junto de quem de direito e arranjar os meios para os projetos se concretizarem”.

As cerimónias decorreram no auditório da escola e contaram ainda com homenagem pública aos três elementos da equipa olímpica portuguesa de Dressage que representaram Portugal nos Jogos Olímpicos de Tóquio: Maria Caetano, Rodrigo Torres e João Torrão, antigo aluno da licenciatura em Equinicultura da Escola Superior Agrária de Elvas.

Filme “Rifkin’s Festival” em exibição esta sexta-feira em Elvas

O filme “Rifkin’s Festival” é exibido esta sexta-feira, dia 15, no Auditório São Mateus, para maiores de 12 anos, a partir das 21.30 horas.

O cinéfilo Mort Rifkin acompanha a sua mulher, a assessora de imprensa Sue, ao Festival de Cinema de San Sebastián, em Espanha, pois teme que o fascínio dela por um cliente, o jovem realizador Philippe, não seja meramente profissional.

Os bilhetes para assitir ao filme estão à venda na bilheteira do Auditório São Mateus, meia hora antes da sessão, ou em http://Ticketline.pt.

Festa da Vinha e do Vinho em Borba em novembro

O Município de Borba anuncia a realização da Festa da Vinha e do Vinho entre 10 e 14 de novembro, entre quarta-feira e domingo.

A Festa da Vinha e do Vinho não se realizou nos dois últimos anos devido à pandemia da Covid-19, mas regressa este ano ao pavilhão de exposições da cidade.

A Festa é organizada pelo Município de Borba, com colaboração da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Comissão Vitivinícola Regional Alentejana e Associação dos Técnicos dos Viticultores do Alentejo.

Encontro das Escolas Bilingues e Interculturais de Fronteira é em Elvas

Elvas acolhe, entre hoje e amanhã, dias 14 e 15 de outubro, o primeiro encontro nacional das Escolas Bilingues e Interculturais de Fronteira, envolvendo, para além do Agrupamento nº3 de Elvas, os de Bragança, Guarda e Vila Real de Santo António, bem como as escolas espanholas com quem estes agrupamentos têm colaboração.

Estas quatro escolas portuguesas, revela a diretora do Agrupamento de Elvas, Fátima Pinto, entraram num programa da Direção-Geral da Educação (DGE), há cerca de dois anos, com vista à promoção de competências linguísticas e aprendizagens culturais, nas crianças de primeiro ciclo, relativas ao país vizinho. “Este o é primeiro encontro presencial que fazemos deste projeto, de enorme importância para escolas, como é o caso da nossa, e todas as outras de fronteira”, assegura.

Com este projeto, adianta Fátima Pinto, pretende-se “criar uma maior relação entre os dois países, relação que pode e é aprendida nas escolas”. A relação entre Portugal e Espanha, a este nível, garante ainda a diretora, poderá vir a “trazer dividendos económicos, culturais e sociais” para os dois lados da fronteira.

Fátima Pinto adianta que os trabalhos de formação dos docentes decorrem entre o hotel Vila Galé e a Escola Secundária D. Sancho II, assegurando ainda que este programa, em Elvas, poderá ter, num futuro próximo, “alicerces” no projeto da Eurocidade. Com as várias sessões previstas até amanhã, pretende-se que os docentes possam partilhar vários pontos de vista sobre diferentes temas e práticas pedagógicas, para que depois possam ser desenvolvidos nas escolas, com os alunos.

Já Lina Varela, da DGE, garante que este é um programa muito importe para o Ministério da Educação, uma vez que promove a partilha de práticas ao nível do bilinguismo. “Aqui na Raia, temos uma parceria com os nossos parceiros espanhóis e vai ser muito importante para a partilha de estratégias, começando pelo primeiro ciclo, podendo depois continuar nos ciclos de ensino subsequentes”, acrescenta.

Acima de tudo, com este projeto, adianta Lina Varela, procura-se estimular “a troca de culturas”, entre os dois lados da fronteira, e a aprendizagem do espanhol, nas escolas portuguesas. A aprendizagem de uma língua estrangeira, defende ainda, é sempre mais fácil em crianças de tenra idade, daí este projeto ser, para já, direcionado ao primeiro ciclo.

Florbela Valente, da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, por sua vez, garante que a possibilidade de reunir, presencialmente, é muito importante para o desenvolvimento do projeto. “Vai ser um momento excelente de partilha, da riqueza que eu acho que este projeto traz, do ponto de vista do trabalho colaborativo, do estabelecimento de redes e do desenvolvimento linguístico”, adianta. Possibilitar “outras dinâmicas” e um trabalho de forma mais sustentada é outra das mais-valias deste encontro e das formações.

Quando questionada sobre a possibilidade de, num futuro próximo, as crianças do primeiro ciclo estarem a aprender a língua espanhola, da mesma maneira que aprendem a portuguesa, Florbela Valente garante que apenas “o futuro o dirá”. “Agora, garantidamente, do ponto de vista cultural e do enriquecimento linguístico terão outras ferramentas que lhes permitirão também, no âmbito do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória, dar resposta a toda a diversidade da sua formação e isso será uma mais-valia”, remata.

Depois de vários ateliers, painéis de discussão e seminários, este primeiro encontro nacional, que junta cerca de 80 professores, de Portugal e Espanha, em Elvas, termina amanhã com uma visita pela cidade.

ULSNA promove sessão sobre prevenção do suicídio no IPP

A Unidade de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) promove, no próximo dia 22 de outubro, no âmbito da prevenção do suicídio e das comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental, uma sessão alusiva ao tema, no auditório da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP).

Pelas 9.30 horas decorre a sessão “Falar de suicídio nos meios de comunicação social”. Às 17 horas é apresentada uma leitura encenada da obra “O Meu Caso”, de José Régio.

A participação é aberta e gratuita para toda a comunidade, sendo que as sessões acontecem em formato misto: presencial e online.

Os interessados em participar devem fazer a sua inscrição, através do email sfibd@ulsna.min-saude.pt, até dia 20.

Elvas sem novos casos de Covid

Elvas não regista esta quinta-feira, 14 de outubro, novos casos positivos de Covid-19, mantendo-se com 40 casos ativos de infeção.

Desde o início da pandemia, Elvas registou 1764 casos de infeção, dos quais 1695 já recuperaram da doença.

Vítimas de Covid-19, em Elvas, morreram 29 pessoas.

Miguel Bravo e Sin Rumbo animam noite em São Vicente

A Tertúlia Tauromáquica Elvense promove, no próximo dia 23 (sábado), em São Vicente, no concelho de Elvas, uma primeira edição de Demonstração de Pegas, a partir das 16 horas, na Praça de Touros daquela freguesia.

Participam na iniciativa os grupos forcados de Santarém, Vila Franca de Xira, Aposento da Moita, Portalegre, Arronches e Coimbra.

A partir das 20 horas, no salão de festas da Junta de Freguesia, realiza-se uma after party, com a animação de Miguel Bravo e do grupo Sin Rumbo.

Os preços das entradas variam entre os cinco e os oito euros, dependendo se o público tenciona participar em ambas as atividades ou apenas numa delas.

Portugal tem mais 777 infetados e seis óbitos

Portugal regista hoje, quinta-feira dia 14 de outubro, mais 777 casos de Covid-19 e seis óbitos associados à doença.

Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 728 casos de recuperação.

Em todo o território nacional, há 321 doentes internados, menos 14, 56 em unidades de cuidados intensivos.

Portugal vai ter mais 21 equipas de Intervenção Permanente

O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, autorizou a celebração dos protocolos para a constituição de 21 novas Equipas de Intervenção Permanente (EIP), elevando para 206 o número de EIP constituídas neste ano de 2021.

Com a criação destas 21 novas EIP, compostas por um total de 105 bombeiros profissionais, eleva-se para 551 o total de equipas já protocoladas, mais do que triplicando o número de EIP criadas até 2016 (169).

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Estes protocolos, celebrados entre a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), as Câmaras Municipais e as Associações Humanitárias de Bombeiros, visam melhorar a eficiência da Proteção Civil e as condições de prevenção e socorro face a acidentes e catástrofes, como inscrito no Programa do XXII Governo Constitucional.

As EIP são equipas formadas por cinco bombeiros profissionais, que se destinam ao cumprimento de missões no âmbito da Proteção Civil. Os Bombeiros que integram estas Equipas são caracterizados pela elevada especialização, com competências em valências diferenciadas para atuarem em diferentes cenários.

As 21 novas EIP serão criadas em 17 municípios do continente, correspondendo a 4 primeiras equipas e 17 segundas equipas – ou seja, criadas em Corpos de Bombeiros onde já existia uma EIP.

[/shc_shortcode]

Música e encontro de jovens para encerrar o festival “Los Palomos”

O Festival Los Palomos está a decorrer em Badajoz até sábado, dia 16 de outubro. Esta quinta-feira, dia 14, realiza-se, no hall do Palácio de Congressos, um encontro de ativistas com Samantha Hudson, marcado para as 19 horas.

Às 21 horas atua Natalia Lacunza, no auditório principal do Palácio de Congressos.

Amanhã, dia 15, é a vez de Roy Galán participar no encontro de ativistas, às 19 horas, seguindo-se, às 21 horas, um concerto dom Zahara y Tendring Tipics. Pelas 23 horas há Festa L@s Palom@s em dois estabelecimentos de diversão noturna da cidade.

Para terminar a edição deste ano do Festival, realiza-se no sábado, dia 16, um encontro de jovens LGBT, no Centro Juvenil de Badajoz, no Passeio Fluvial.

“Espaço Europa”: workshop online para professores adiado para dia 21

O workshop online para a “divulgação dos instrumentos do projeto A Europa na Escola – Formação para professores”, foi adiado para dia 21 deste mês.

Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo explica que está agendado para dia 11 e que este adiamento se prende com “motivos de força maior”. Este workshop online pretende divulgar a iniciativa “A Europa na Escola”, da Representação da Comissão Europeia, em parceria com a Direção-Geral da Educação e Centro de Informação Europeia Jacques Dellors e Agência Nacional Erasmus, “que congregaram num único espaço vários recursos e materiais educativos que os professores podem utilizar para cada nível de ensino que estão relacionados com a União Europeia”.

 Existe um vasto leque de materiais desde jogos e vídeos didáticos, documentos, e mapas de aulas para cada nível de ensino, pelo que este workshop pretende ainda “mostrar aos docentes como podem “aceder aos diversos materiais da União Europeia, consoante o nível de ensino e disciplina”.

A Comissão Europeia tinha já realizado alguns workshops, no entanto devido ao elevado número de participantes solicitou aos Centros de Informação Europe Direct que também o fizessem, nas suas regiões, para tentar chegar aqueles que ainda não conseguiram participar. Mas, como revela Ana Pereira, “estes workshops não são certificados pela Comissão Europeia, sendo possível, apenas, passar um certificado de participação”.

As inscrições para o workshop online para a divulgação dos instrumentos do projeto “A Europa na Escola – Formação para professores” podem ser feitas aqui, e este é o tema desta semana do programa “Espaço Europa”, que pode ouvir na emissão ao meio-dia e meia e às 16.30 horas.

Mês da Música com três concertos nos próximos sábados em Elvas

O Mês da Música, que se celebra em outubro, vai ser assinalado, em Elvas, nos próximos três sábado, com diferentes espetáculos.

Já este sábado, dia 16, será apresentado o espetáculo “Coro e Orquestra – Música no Silêncio”. Segue-se, no dia 23, o concerto “LUX:NM” e, por fim, no dia 30, a apresentação do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa.

O início de todos os espetáculos está marcado para as 18 horas. As entradas são gratuitas.

Sob a direção artística do professor Luís Zagalo, o evento é promovido e organizado pela Câmara Municipal e a Academia de Música de Elvas.

Campo Maior com mais dois casos de Covid-19

Campo Maior regista esta quinta-feira, 14 de outubro, mais dois casos positivos de Covid-19, havendo agora sete casos ativos no concelho.

Desde o início da pandemia, em Campo Maior, foram identificados 752 casos, dos quais 733 foram dados como recuperados. Vítimas da doença, no concelho, morreram 12 pessoas.

Projeto AURORAL em debate na Semana Europeia das Regiões em Évora

A Semana Europeia das Regiões e Cidades foi evocada no Alentejo com duas sessões realizadas na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região do Alentejo. A primeira sessão decorreu na manhã de terça-feira, dia 12 de outubro, e foi dedicada ao tema das comunidades inteligentes rurais.

Essa sessão, que decorreu online, teve a intervenção, desde o auditório da CCDRA, de Carmen Carvalheira, vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, Paula Peiró, coordenadora executiva do projeto H2020-AURORAL, Rui Pedro Henriques, diretor de Tecnologia da IrRADIARE, e Marcos Nogueira, coordenador do projeto H2020-AURORAL.

Foi abordado o conceito Open Village, que tem objetivo principal incentivar as pessoas, principalmente os líderes comunitários, a tomar a iniciativa e compartilhar soluções para se adaptar às mudanças constantes e muitas vezes exigentes.

Da parte da tarde e de forma presencial, decorreu no auditório da CCDRA uma sessão que teve a participação de cerca de três dezenas de autarcas, que debateram com o presidente da CCDRA, António Ceia de Silva, Carmen Cavalheira e Marcos Nogueira diversos temas relacionados com o Projeto.

De referir que o projeto H2020-AURORAL teve início em janeiro de 2021 com o objetivo de contribuir para aumentar o crescimento económico nas zonas rurais e para enfrentar os desafios sociais destas zonas.

O AURORAL está a construir um novo conceito, as Comunidades Inteligentes, um novo paradigma europeu para o desenvolvimento sustentável. Estas são áreas baseadas na utilização de soluções inovadoras para melhorar a sua resiliência, aproveitando as forças e oportunidades locais.

Os principais objetivos são interligar e partilhar os dados recolhidos localmente através de um quadro seguro e de preservação da privacidade. Envolver fornecedores de tecnologia e aplicações na exploração de dados, oferecendo serviços horizontais avançados de modo a processar e criar valor a partir destes dados. Participar em novos mercados e operadores de plataformas online dinâmicos. Promover a interoperabilidade baseada em interfaces de aplicações, baseadas em normas abertas.

O ambiente digital do projeto AURORAL é demonstrado através de pilotos em oito regiões europeias.

As responsabilidades de Rondão Almeida na Câmara de Elvas

Na reunião de Câmara Municipal de Elvas, na tarde de quarta-feira, 13 de outubro, Rondão Almeida oficializou os pelouros que a si cabem e aos seis vereadores do elenco camarário.

Assim, o presidente fica responsável para além da representação da Câmara Municipal, pela coordenação de todos os serviços municipais; gestão e direção dos Recursos Humanos afetos aos serviços municipais, com exceção da prática de atos de administração corrente no âmbito das competências delegadas em cada vereador; Departamento de Obras e Serviços Urbanos, nas áreas da planificação, elaboração de projetos, coordenação e acompanhamento da execução de obras por empreitadas.

O presidente é ainda responsável pelos seguintes gabinetes: gabinete de Informação; gabinete Jurídico; gabinete de Apoio à Presidência; pelo conselho Municipal de Educação  e ligação aos agentes associativos; assim como a coordenação com as Juntas de Freguesia; coordenação do desenvolvimento económico e ligação aos empresários; coordenação e Modernização Administrativa; coordenação da Estratégia Local de Habitação; EuroBEC  e coordenação das relações externas.

Saiba quais os pelouros da vereadora Vitória Branco na autarquia

Os pelouros de todos os vereadores eleitos no município foram distribuídos na reunião da Câmara Municipal de quarta-feira, dia 13.

A vereadora Vitória Branco, do Partido Socialista, fica responsável pela organização do Carnaval; direção dos Serviços Cinegéticos e da conservação da Fauna Municipal; Comissão Municipal do Trânsito; gestão dos Mercados e Feiras, dos Parques de Estacionamento e da animação sociocultural do concelho; com a coordenação das atividades relativas à juventude e Serviço de Contraordenações.

As responsabilidades atribuídas ao vereador Tiago Afonso

O presidente da Câmara Municipal, na reunião realizada na tarde de ontem, quarta-feira, dia 13, distribuiu os pelouros por todos os eleitos no município.

O vereador Tiago Afonso, do Partido Socialista, fica responsável pela Divisão de Obras Municipais e Divisão de Serviços Urbanos; assim como pelo Gabinete de Proteção Civil, e pelas Comissões Municipais da Defesa Floresta e da Proteção Civil.

Conheça os pelouros distribuídos ao vereador Cláudio Monteiro

Os pelouros dos eleitos na Câmara Municipal foram distribuídos por Rondão Almeida na sessão ordinária da Câmara Municipal realizada na tarde desta quarta-feira dia 13.

O vereador Cláudio Monteiro, do Partido Socialista, fica responsável pela gestão do Coliseu e respetivas atividades; dos auditórios municipais; do Centro de Negócios Transfronteiriço; de certames temáticos; e fica ainda responsável pela Expo Alentejo e pela Feira Agrícola.  

Veja quais as responsabilidades da vereadora Paula Calado

A vereadora Paula Calado, na reunião de Câmara Municipal, realizada na tarde de ontem, quarta-feira, 13 de outubro, recebeu os pelouros distribuídos pelo presidente Rondão Almeida.

A vereadora eleita pela coligação PSD/CDS-PP fica responsável pela divisão de Cultura e Turismo e todas as transferências recebidas pelo Município (Castelo); assim como com a gestão do Forte de Santa Luzia e Forte da Graça; dos Museus Municipais; da Biblioteca e Arquivos; e com a coordenação de Elvas Património Mundial. 

Saiba quais os pelouros atribuídos a Hermenegildo Rodrigues

Na reunião de Câmara Municipal de Elvas, realizada na tarde de ontem, quarta-feira, 13 de outubro, o presidente Rondão Almeida distribuiu os pelouros pelos eleitos no município.

O vereador Hermenegildo Rodrigues, eleito pelo Movimento Cívico por Elvas, fica responsável pela coordenação da área da saúde e das novas transferências de poder; pelo Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos, incluindo o Gabinete das Fortificações de Elvas; pelo Departamento Financeiro e de Desenvolvimento; acompanhamento dos Planos do Ordenamento do Território e dos serviços concessionados; coordenação da Modernização Administrativa; gestão do Desporto, incluindo a gestão dos equipamentos desportivos Municipais; gestão dos eventos realizados na área do desporto; ligação às forças de segurança; e pela área da saúde.

Conheça os pelouros atribuídos à vice-presidente Anabela Cartas

A distribuição de pelouros foi feita por Rondão Almeida na reunião de Câmara Municipal, realizada na tarde de ontem, quarta-feira, 13 de outubro.

A vice-presidente Anabela Cartas, eleita pelo Movimento Cívico por Elvas, fica responsável pela Divisão Socioeducativa, assim como com a coordenação da rede social e todas as transferências para o município, da Comissão e Proteção de Crianças e Jovens, da Habitação Social, do Centro de Férias Infantil do Município de Elvas, de todos os Serviços na área da Educação que foram transferidos para a Câmara, do Centro de Férias Infantil; e ainda responsável pela Expo São Mateus.