Estremadura espanhola regista mais três óbitos e 27 casos Covid

A Estremadura espanhola regista esta quinta-feira, 30 de setembro, mais 27 casos de Covid-19 e, três óbitos, associados à doença.

Nas últimas 24 horas, 266 doentes foram dados como recuperados, num total de 99.609 altas.

Nos hospitais da região encontram-se, atualmente, 34 doentes, sete dos quais em Unidades de Cuidados Intensivos.

Desde o início da pandemia, nesta região do país vizinho, já morreram 1.938 pessoas, vítimas de Covid-19.

“O Elvas” recebe Sacavenense no domingo às 15 horas

“O Elvas” Clube Alentejano de Desportos recebe o Sacavenense, no domingo, 3 de outubro, às 15 horas, na terceira jornada da Série E do Campeonato de Portugal. O encontro disputa-se no Campo Patalino do Estádio Municipal.

Os azuis-e-ouro e o conjunto de Sacavém chegam a esta jornada empatados com três pontos. As equipas, há três semanas, encontraram-se para a Taça de Portugal, no mesmo local, com triunfo sacavenense por duas bolas a zero.

Além deste encontro, a ronda completa-se com quatro partidas no domingo: Loures-Ideal (às 11 horas), Pêro Pinheiro-Belenenses, Sintrense-Rabo de Peixe (ambos às 15 horas) e Operário de Lagoa-Coruchense (às 16 horas).

O relato e a reportagem do jogo “O Elvas”-Sacavenense integram o espaço de desporto da Rádio ELVAS, a partir das 14 horas de domingo, numa emissão com Carlos Falcato e Manuel Carvalho.

Greve Nacional dos trabalhadores dos Bancos Millennium e Santander esta sexta-feira

A Greve Nacional dos trabalhadores dos Bancos Millennium BCP e Santander Totta foi convocada para amanhã, sexta-feira, 1 de outubro.

Em causa está “a defesa dos postos de trabalho, tendo em conta que os processos de despedimento coletivo e as propostas de rescisão por mútuo acordo nestes bancos são um grave ataque à classe bancária”, informa a UGT, em comunicado.

Os responsáveis da Secção Regional de Portalegre do Mais Sindicato do Sector Financeiro/SBSI – Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas, afeto à UGT – União Geral de Trabalhadores, estiveram em todas as agências bancárias existentes no distrito de Portalegre, onde, “tendo em conta o processo de esvaziamento do interior, só já existem agências bancárias do Millennium BCP em Portalegre e Elvas, e do Santander Totta em Portalegre, Elvas, Ponte de Sor e Avis.

Elvas sem novos casos de Covid-19 esta quinta-feira

O concelho de Elvas não regista esta quinta-feira, 30 de setembro, novos casos de infeção por Covid-19, pelo que se mantém com nove casos ativos.

Desde o início da pandemia, Elvas registou 1.718 casos positivos, 1.680 altas e 29 mortes.

Baja TT Reguengos de Monsaraz com 194 pilotos em competição

A Baja TT Reguengos de Monsaraz Capital dos Vinhos de Portugal vai realizar-se de 1 a 3 de outubro em Reguengos de Monsaraz e conta com 194 pilotos em automóveis, motos, quads e ssv que vão disputar a vitória nesta prova do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno organizada pela Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense com o apoio do Município de Reguengos de Monsaraz.

A Baja TT Reguengos de Monsaraz Capital dos Vinhos de Portugal é a terceira etapa do nacional de automóveis e a quarta do calendário de motos, quads e ssv. A baja é candidata à FIA Bajas European Cup e vai pontuar para o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno/AM 48 da FPAK e para o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno da FMP, mas também para a Taça de Portugal de TT, para a Taça Ibérica TT de Autos, para o Campeonato FIM Europa e para o Troféu Terras do Grande Lago Alqueva.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Na sexta-feira, dia 1 de outubro, pelas 15h, tem início o prólogo de 5,5 quilómetros para todas as viaturas na Herdade das Areias. As partidas para os setores seletivos acontecem na Estrada Nacional 256 próximo da rotunda de entrada em Reguengos de Monsaraz.

No sábado, às 8h, começam a partir os automóveis para o primeiro setor seletivo com 145 quilómetros de extensão e pelas 11h tem início a prova para as motos, quads e SSV. Durante a tarde, às 16h, os automóveis realizam o segundo setor seletivo com 50 quilómetros de percurso.

No domingo, dia 3 de outubro, com início às 8h, as motos, quads e SSV vão competir neste segundo setor seletivo e a partir das 13h os automóveis vão fazer o terceiro setor seletivo com 145 quilómetros de extensão.

Nesta 33.ª edição Baja TT Reguengos de Monsaraz Capital dos Vinhos de Portugal será apresentado o T3EV, um protótipo totalmente elétrico da classe SSV T3, desenvolvido para competir em campeonatos offroad e ajudar na promoção de corridas mais sustentáveis. O T3EV fará a sua primeira demonstração pública no prólogo da baja e poderá ser testado por alguns pilotos.

Na tarde de domingo de

[/shc_shortcode]corre a entrega dos prémios e para além dos troféus, os vencedores das classificações gerais vão também receber vouchers com estadias em algumas unidades hoteleiras da região. Tal como na edição anterior, este ano a baja terá uma componente solidária com uma parte do valor das inscrições a reverter para a compra de uma ambulância tipo VDTD para os Bombeiros Voluntários de Reguengos de Monsaraz.

Sérgio Conceição vence rally fotográfico EUROBEC

O elvense Sérgio Conceição venceu o rally fotográfico EUROBEC, Badajoz, Elvas e Campo Maior, com a imagem Arco-Íris em Elvas (na foto).

A classificação do rally ficou assim ordenada:

1º prémio: Sérgio Miguel Gambinhas Conceição; 2º prémio: Eduardo Carrillo; e 3º prémio: Francisco José Gamez Gordillo. Foram ainda atribuídos prémios a Michelangelo Muñoz Ruiz; José Luis Cantero Sánchez e Rafael Redondo Currais.

Portugal regista mais 749 casos Covid e sete óbitos

Portugal regista hoje, quinta-feira dia 30 de setembro, mais 749 casos de Covid-19 e sete óbitos associados à doença.

As mortes ocorreram três no Centro, duas no Norte, uma em Lisboa e Vale do Tejo (LVT) e uma no Algarve. os 749 novos casos concentram-se em três regiões: 276 em LVT, 214 no Norte e 121 no Centro.

Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 626 casos de recuperação. O número de casos ativos da doença subiu nas últimas 24 horas: está em 30.611, mais 116 do que ontem.

Em todo o território nacional, a situação nos hospitais melhorou: há 366 doentes internados, menos 20 que ontem, dos quais 66 em unidades de cuidados intensivos, menos dois de quarta para quinta-feira.

De jornalista a presidente de junta, Rui Canatário vence em Alpalhão

Rui Canatário (na foto), de 28 anos e antigo jornalista da Rádio ELVAS, foi eleito, no passado domingo, presidente da Junta de Freguesia de Alpalhão, no concelho de Nisa.

O jovem, que já em 2017 tinha feito parte da lista socialista à assembleia de freguesia, decidiu este ano aceitar o convite do partido para encabeçar o projeto e obteve 68,06 por cento dos votos dos eleitores.

Rui Canatário refere que “o seu executivo vai ter como principal objetivo dar valor a Alpalhão. Alpalhão é uma terra de valor e com muito potencial. Só precisamos valorizar a história e o património da vila para que possamos agradar quem nos visita e, acima de tudo, quem cá habita”.

O Rui Canatário é natural de Alpalhão e tem 28 anos. É licenciado em Jornalismo e, actualmente, trabalha no Gabinete de Informação e Relações Públicas do Município de Nisa.

No passado domingo, dia 26, foi eleito presidente da Junta de Freguesia de Alpalhão, com maioria absoluta.

Emergências Sanitárias no “Espaço Europa”

A Comissão Europeia lançou recentemente a Autoridade Europeia de Preparação e Resposta a Emergências Sanitárias (HERA) para prevenir, detetar e responder rapidamente a estas situações, como foi a Covid-19.

Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, na edição desta semana do “Espaço Europa”, lembra que, com esta pandemia, “aprenderam-se várias lições”, sendo necessário preparar, com antecedência, e agir, mais depressa, perante este tipo de crises sanitárias.

Se ocorrer uma emergência, a HERA assegurará o desenvolvimento, a produção e a distribuição de medicamentos, vacinas e outras contramedidas médicas – como luvas e máscaras – que muitas vezes não se encontravam disponíveis durante a fase inicial da resposta ao coronavírus.

A HERA é um pilar fundamental da União Europeia da Saúde anunciado pela presidente Ursula von der Leyen no seu discurso sobre o estado da União de 2020. Antes de uma crise sanitária, na “fase de preparação”, a HERA procederá em estreita colaboração com outras agências de saúde nacionais e da UE, a indústria e os parceiros internacionais, a fim de melhorar a preparação da UE para situações de emergência sanitária.

Mais informações sobre o tema em europedirect.ipportalegre.pt.

Campo Maior regista dois novos casos Covid

Campo Maior regista esta quinta-feira, 30 de setembro, dois novos casos de Covid-19.

No concelho, há agora três casos ativos de infeção.

Desde o início da pandemia, Campo Maior registou um total de 745 casos positivos, dos quais 731 já recuperaram da doença. Vítimas de Covid-19, no concelho, já morreram 11 pessoas.