150 jovens na festa de finalistas da Secundária de Elvas

São cerca de 150 os alunos de Elvas que festejam esta quinta-feira, 16 de setembro, a conclusão de mais um ciclo de estudos, com a chegada ao fim do Ensino Secundário.

Para uns, este é o momento do ingresso no mercado de trabalho, para outros da entrada na Universidade. Os finalistas, acompanhados dos seus familiares mais diretos, depois de uma eucaristia na Sé de Elvas, seguem para a Quinta dos Pavões, em Campo Maior, onde farão a festa noite dentro.

A diretora do Agrupamento de Escolas n.º 3 de Elvas, Fátima Pinto, lembra que, dentro das orientações das autoridades de saúde, é já possível regressar à normalidade, sendo esta uma festa muito especial para jovens e familiares. “Todas as pessoas fizeram teste, estão com as máscaras e vamos manter as distâncias que são impostas”, revela.

Para Fátima Pinto, bem como para os outros professores, esta é também uma festa muito especial, por representar a evolução e o crescimento destes jovens. “Eles entram muito jovens, ainda com muitas incertezas, e depois, em três anos, decidem o futuro connosco, com a nossa ajuda e tomam outros voos”, diz ainda.

Já o professor Carlos Beirão, um dos responsáveis pela organização desta festa, explica que participam no baile de finalistas menos alunos que o habitual, sendo que a data do evento estava inicialmente prevista para o mês de junho. “Como no ano passado não houve, este ano levamos avante este evento, que é uma tradição. Optámos por mudar para setembro, e ainda bem que o fizemos, antes de se iniciarem as aulas, e foi uma boa aposta, porque as regras agora são diferentes e a festa pode acabar mais tarde”, comenta.