Comportamentos de risco na adolescência no “Elvas + Solidária”

A adolescência é uma fase da vida bastante complexa, não só para os próprios jovens, como também para os pais e professores.

Na edição desta semana do programa “Elvas + solidária”, a psicóloga no Centro de Respostas Integradas de Elvas, Marta Abreu, explica que, nesta etapa, “do ponto de vista psicossocial e cognitivo ocorrem passos que são fundamentais para o desenvolvimento, pelo que é quando se constrói a identidade dos jovens, sendo por isso, uma tarefa complexa, onde se definem a personalidade, valores, identidade sexual e profissional”.

Neste processo há uma grande importância “nos grupos de pares, ícones culturais, imagem corporal, entre outros, e nesta fase que há comportamentos exploratórios, o que é normal”, revela.

Nesta fase há também alguns comportamentos de risco, nomeadamente “associados à sexualidade desprotegida, e outras questões que devem ser abordadas no seio familiar, como género, homossexualidade, transexualidade, que ainda são um grande tabu na sociedade, e os jovens têm receio de partilhar na família, pelo que tem do que existir um trabalho junto dos familiares”, explica Marta Abreu.

Também as questões relacionadas com “o amor, o primeiro beijo, entre outros, são importantes, porque depois surgem outros problemas como violência no namoro, entre irmãos e pais e devem igualmente ser abordados no seio familiar”.

Para evitar comportamentos de risco, na adolescência, Marta Abreu aconselha os pais a estarem “atentos e próximos dos jovens, sem serem evasivos, observar os indicadores físicos, como o estado de humor nos adolescentes, reparar quando existem mudanças bruscas de humor, mais do que é normal, tristeza frequente, agressividade excessiva, alterações ao nível do sono, o evitar ou recusa de falar e sair de casa com os amigos ou comer”.

“Conversar, informar, sensibilizar e ajudar a solucionar problemas, não é resolver por eles, é ajudar a resolver”, contando com o apoio dos amigos é bastante importante nesta fase.

Os Comportamentos de risco na adolescência são o tema em destaque esta semana, no programa “Elvas + solidária”, com a psicóloga no Centro de Respostas Integradas de Elvas, Marta Abreu.