CD Badajoz, 1 – Inter Madrid, 0

O CD Badajoz venceu o Internacional de Madrid por 1-0, com um golo de Aquino aos 90+5.

Os pacenses não tiveram um jogo fácil e apenas no período de compensação conseguiram alcançar os três pontos, ficando na segunda posição da tabela com sete pontos, menos dois que o Deportivo da Corunha que ganhou todos os jogos.

Época balnear em Arronches termina este domingo

Este domingo, 12 de setembro, termina a época balnear no concelho de Arronches, pelo que a partir do dia seguinte estarão encerradas as piscinas municipais descobertas existentes nas freguesias de Assunção e Esperança.

A Câmara Municipal informa ainda que as instalações da Piscina Municipal Miguel Lagarto, em Arronches, continuarão ao serviço da população, a partir de terça-feira, 14 de setembro, mantendo-se em funcionamento a piscina coberta daquele equipamento desportivo no horário de inverno: das 10 às 13 horas e das 15 às 19 horas, encerrando aos fins de semana e segundas-feiras.

Elvas sem novos casos Covid este domingo

O concelho de Elvas não regista este domingo, 12 de setembro, novos casos de infeção por Covid-19, pelo que se mantêm 27 casos ativos.

Desde o início da pandemia, foram registados, no concelho, e 1704 casos de infeção, dos quais 1648 já recuperaram. Vítimas do novo coronavírus, morreram no concelho, 29 pessoas.

Dois focos de incêndio deflagraram entre Santa Eulália e Barbacena

Foto arquivo

Dois incêndios deflagraram esta tarde de domingo, dia 12, entre Santa Eulália e Barbacena, no concelho de Elvas.

Segundo informações do CDOS de Portalegre, o alerta para o primeiro foi dado às 14.44 horas, tendo surgido em zona de pasto, junto ao campo de futebol de Barbacena, estando já em fase de rescaldo. A combater as chamas, neste local, estiveram 18 operacionais, apoiados por três veículos e um meio aéreo.

Já o segundo foco de incêndio, para o qual o alerta foi dado às 14.45 horas, também em zona de pasto e junto à estrada que liga Santa Eulália a Barbacena, está também em fase de rescaldo e contou com um total de 58 operacionais e 14 veículos, e um meio aéreo, que se encontrava anteriormente a combater o primeiro foco de incêndio.

ESAE promove sessão sobre CTESP de Viticultura e enologia

A Escola Superior Agrária de Elvas e o Instituto Politécnico de Portalegre promovem esta segunda-feira, dia 13, uma sessão de divulgação e esclarecimento do CTESP Viticultura e enologia.

A sessão está marcada para as 19 horas via Zoom aqui.

O ID da reunião é 882 7284 5025, e a senha de acesso: 336189.

Portugal com mais oito mortes e 911 casos Covid

Portugal regista domingo, dia 12 de setembro, mais 911 casos de Covid-19 e oito mortes, associadas à doença. Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 821 casos de recuperação.

Em todo o território nacional, há 569 doentes internados, mais 17 que ontem, 120 em unidades de cuidados intensivos (menos um).

Existem hoje 37.819 casos ativos da infeção em Portugal, mais 82 que ontem.

Desde o início da pandemia, morreram 17.861 pessoas com Covid-19 em território nacional e foram identificados 1.055.584 casos de infeção. Ao todo, há 999.904 doentes recuperados da doença no país.

Festival de Dança Contemporânea começa dia 16 em Évora

Évora recebe mais uma edição do Festival Internacional de Dança Contemporânea, de 16 de setembro a 2 de outubro, que, durante estes dias, promete animar a cidade, com várias performances, workshops e muito mais.

A iniciativa é organizada pela Companhia de Dança Contemporânea de Évora, com o apoio da Câmara Municipal, que este ano propõe uma resposta à pandemia, apresentando espetáculos em vários locais da cidade, bem como nas plataformas digitais. Segundo explica Rafael Leitão, coreógrafo e responsável pelo festival, existe “uma sala grande, o Garcia de Resende que vai acolher espetáculos para adultos e para a infância; uma sala de média dimensão que é a Black Box, da companhia, que vai acolher propostas mais alternativas e os workshop; e depois temos o espaço público, da Praça do Giraldo, que vai acolher as propostas mais viradas para a performance, para as artes de rua”.

Apesar do festival de 2020 ter estado longe do que foi programado, serviu como preparação para a edição deste ano. E mesmo com limitações de lotação e distanciamento social, o festival foi pensado de forma a garantir que o público aproveitasse todos os espetáculos.

Da programação deste ano do festival, fazem parte o espetáculo “Vasto” de Amélia Bentes e uma criação de Nélia Pinheiro, com o trio Nuno Bastos, que vai interpretar músicas de Chico Buarque, ao vivo.

Autorizada gravação do spinoff de “Game of Thrones” em Cáceres

O Ayuntamiento de Cáceres autorizou, na sua reunião do passado dia 3, a ocupação da via pública para as gravações do spinoff da série “Guerra dos tronos (Game of Thrones)”.

O pedido apresentado pela Atenea Film destinava-se do dia 11 a 21 de outubro, com gravações diurnas e noturnas, além disso, o pedido também indicava que seriam realizadas obras com montagens prévias, a partir do dia 27 deste mês, também foi informado que haveria obras de desmontagem de equipamentos após o dia 21 de outubro.

A autorização do Ayuntamiento é concedida, mas a produtora deve cumprir as medidas preventivas básicas, em matéria de saúde pública, aprovadas pela Junta de Extremadura.

Os preparativos para as filmagens, em Cáceres já decorrem a todo o vapor, inclusive, várias empresas da cidade estão a trabalhar no projeto, fabricação das infraestruturas necessárias para este spinoff da série, que se chamará “House of the dragons”.

A Plaza de Santa María, a Plaza de San Mateo, o Arco de la Estrella, a Calle Amargura, Aldana ou Orellana, estão entre os locais escolhidos pela produtora para as filmagens e há mais de 400 figurantes inscritos.

Comando Territorial da GNR de Portalegre com cinco novas viaturas

As várias Unidades Operacionais da Guarda Nacional Republicana receberam esta sexta-feira, dia 10, 115 novas viaturas de patrulhamento. Trata-se de viaturas ligeiras de passageiros sendo que, no Alentejo a GNR recebeu 23 viaturas: cinco para o Comando de Portalegre, nove para o Comando de Évora e outras nove para o Comando de Beja.

Estas foram adquiridas e entregues à Guarda no âmbito da Lei de Programação das Infraestruturas e Equipamentos para as Forças e Serviço de Segurança (LPIEFSS), não existindo contudo a realização de cerimónia para o efeito.

Em termos globais e com esta distribuição, no âmbito da LPIEFSS, em 2021, foram entregues, até ao momento, 246 viaturas à GNR.

Mais três recuperações da Covid-19 em Campo Maior

Campo Maior não regista este domingo, dia 12, novos casos de Covid-19, no entanto nas últimas 24 horas, três pessoas foram dadas como recuperadas da doença, pelo que estão agora, 20 casos de infeção, ativos.

Desde o início da pandemia, foram registados 741 de infeção, dos quais 710 já recuperaram da doença. Vítimas do novo coronavírus, no concelho, morreram 11 pessoas.

Novo horário de infantário em Arronches indigna pais

A decisão por parte da direção do Centro de Bem-Estar Social (CBES) de Arronches em reduzir o horário de funcionamento, em meia hora, neste novo ano letivo, da creche e do infantário da instituição, tem gerado alguma indignação entre os pais das crianças, que agora se dizem desprovidos de soluções alternativas.

Com o regresso dos mais pequenos a estas duas valências, a 1 de setembro, depois do encerramento, de 15 dias, em agosto, para férias, há pais que alegam que só foram informados desta redução do horário, no próprio dia, e já depois das 16 horas.

A situação, para alguns, causa vários transtornos, que agora se veem impedidos de ir buscar os filhos, às 17.30 horas. Também a redução do número de funcionários nestas valências do CBES gerou alguma apreensão.

Estas acusações por parte destes encarregados de educação, contudo, e segundo o presidente da direção do CBES, Carlos Rodrigues, não são totalmente verdade, assegurando que o novo horário foi afixado no infantário e que os pais foram alertados, via telefone, para essa alteração. “Este novo ano letivo funciona das 8 às 17.30 horas, um horário ainda superior à escola pública. A escola pública fecha por volta das 15.30 horas e tem atividades de enriquecimento curricular, que nós damos gratuitamente”, explica.

Quanto aos três trabalhadores, antes afetos à creche e ao infantário, Carlos Rodrigues explica que foram transferidos, um para o lar residencial e dois para o lar de idosos, tendo em conta as necessidades da instituição, bem como o número atual de crianças a frequentar o Centro de Bem-Estar Social. “Se eu tinha, no ano passado, mais alunos em creche, e este ano temos três, que não têm necessidade do mesmo número de trabalhadores para eles, reduziu-se o número de funcionários”, adianta.

O CBES, garante ainda Carlos Rodrigues, com 76 trabalhadores, que dão resposta a cerca de 150 utentes, abrangidos pelas várias valências da instituição, “tem de gerir os recursos humanos da forma como entende e como é necessário fazer”. “Não podemos estar a gerir isto de forma leviana”, assegura.

O número de trabalhadores, atualmente, afetos ao infantário, isto é, um educador e um auxiliar, explica ainda o presidente do CBES de Arronches, tendo em conta o número de crianças, que são atualmente 25, é “o que a lei permite”. Ainda assim, e em caso de necessidade, acrescenta Carlos Rodrigues, haverá sempre uma funcionária destacada para “dar apoio à sala em que poderá fazer falta, no momento”.

O presidente da direção do Centro de Bem-Estar Social de Arronches alerta ainda os pais das crianças para o facto de haver mecanismos, previstos na lei, que possibilitam, junto das entidades patronais, arranjar soluções que lhes permitam ir buscar aos filhos ao infantário, mesmo durante o seu horário de trabalho.

Dois Forcados de Arronches feridos com gravidade em Baza (Granada)

Dois forcados do Grupo de Arronches sofreram traumatismos graves, na tarde de ontem, sábado, dia 11, na corrida de Touros que decorreu, em Baza (Granada/Espanha).

Luís Sarrato e João Rosa “foram transportados ao Hospital de Baza, com prognóstico reservado”, segundo a notícia de Maria Dolores Martínez, no site aplausos.es.

Segundo o empresário António Nunes, que se encontrava em Baza acompanhando o rejoneador que apodera, Andrés Romero, e em declarações ao farpasblogue “um deles terá apenas fraturas de costelas, três segundo me disseram, nada de muito mais grave. O outro forcado foi atingido num olho e esse, sim, penso que estará em situação mais problemática”.

Os dois forcados ficaram feridos, na sequência da pega ao terceiro touro da tarde.

Faleceu Manuel Ferreira Patrício antigo reitor da Universidade de Évora

Foto: Universidade de Évora

Manuel Ferreira Patrício, antigo Reitor da Universidade de Évora (UÉ), faleceu ontem, sábado, dia 11, aos 82 anos, no Hospital de Santa Luzia, em Elvas, onde estava internado. O antigo reitor da UÉ nasceu em Montargil, Portalegre, a 23 de setembro de 1938.

A reitora da Universidade de Évora decretou três dias de luto académico, pelo falecimento de Manuel Ferreira Patrício, e na página desta instituição académica pode ler-se que foi com “profunda consternação” que tomámos conhecimento do falecimento do Professor Manuel Ferreira Patrício, declara Ana Costa Freitas, Reitora da Universidade de Évora, “deixa-nos um considerável e eloquente legado, tendo sido um pioneiro, um homem que dedicou a sua vida, persistente e coerentemente, às suas convicções e a quem a Universidade de Évora e o país muito devem. O seu lugar na História e na memória desta Academia está assegurado, não apenas pela sua erudição, mas também pela sua personalidade cordial, afável e atenta a todos os que o rodeavam”.

Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1966), doutorado em Ciências da Educação, especialidade Filosofia da Educação (1984) e agregado em Teoria da Educação e em Axiologia Educacional pela Universidade de Évora (1992), foi Reitor da Universidade de Évora entre 2002 e 2006, instituição onde foi docente entre 1976 e 2006, foi presidente do Conselho do Departamento de Pedagogia e Educação (1976-1993), do Conselho Pedagógico (1990-1993) e do Conselho Diretivo (área Departamental de Ciências Humanas e Sociais, entre 1991 e 1993), coordenador da secção de Filosofia e Pedagogia e diretor da comissão do Curso de Filosofia (1996-2002).

O pedagogo foi, ainda, diretor-geral do Departamento do Ensino Superior do Ministério da Educação (1993-1996), presidente da Comissão de Planeamento da Região Sul (1978-1979), do Instituto de Inovação Educacional do Ministério da Educação (1987-1989) e do  Conselho Científico da Escola Superior da Educação de Beja (1990-1993).

Da extensa galeria de distinções que reconheceram o mérito do seu trabalho, constam a outorga do Doutoramento Honoris Causa pela Universidade do Porto, em 2002, a Medalha de Mérito Municipal, Classe de Ouro, pela Câmara Municipal de Évora (2006) e a Grã-cruz da Ordem do Infante D. Henrique, em 2012.

É autor de vasta obra nas áreas da Pedagogia, da Filosofia, da Filosofia da Educação, da Cultura e da Música. Fundou e dirigiu as revistas “Inovação” (1988-1999), “Escola Cultural” (1992-1994), e “Revué” (2004-2005) e dirigiu as revistas “Noesis” e “Educação e Liberdade” (1989-1990).

EuroBEC promove concurso de fotografia

A Eurocidade Badajoz – Elvas – Campo Maior, para comemorar o Dia da Cooperação Europeia (EC Day), em parceria com o Programa Interreg Espanha-Portugal, promovem um Rally Fotográfico.

O tema é a “a cooperação territorial na fronteira entre Espanha e Portugal”, e decorre entre os dias 15 e 18 de setembro, com o objetivo de mostrar a relação quotidiana existente entre os dois países e a cooperação transfronteiriça na raia, com imagens de qualquer lugar das três cidades que formam a EuroBEC: Badajoz, Elvas e Campo Maior.

Para os vencedores haverá prémios monetários, devendo cada participante enviar, no máximo, cinco fotografias.

Para se inscrever no concurso deverá preencher o formulário em https://forms.gle/7Eb5fAPL5NuKbdjf8.

As regras do concurso podem ser consultadas neste link https://bit.ly/3BUB4Af.