Paróquia organiza Procissão do Senhor Jesus da Boa-Fé

A Paróquia do Senhor Jesus da Boa-Fé, em Elvas, assinala amanhã, domingo, dia 29, a festa religiosa em honra do seu santo padroeiro.

A missa solene da festa “está marcada para as seis da tarde, seguida de procissão em viatura pelas ruas do Bairro da Boa Fé, Vedor, Raposeira e Fontainhas”, de acordo com António Carlos, da organização.

O itinerário será o seguinte: Rua da Igreja, Rua das Olaias, Rua José Vicente Abreu, Rua de Diu, Rua de São José, Rua do Caia, Rua de Timor, Rua José Vicente Abreu (zona das vivendas), Rua Dr. Mário Cidrais, Rua dos Lusíadas, Rua das Olaias, Rua de Campo Maior, Rua Gago Coutinho, Rua Dr. Januário Cavalheiro, Rua Sacadura Cabral, Rua de Campo Maior, Estrada do Moinho de Vento, Rua José Maria Serra, Rua Dr. Januário Cavalheiro, estrada do Moinho de Vento, Rua do Matadouro, Circular à cidade, estrada nacional, Vedor e volta para baixo em direção à Raposeira, Azinhaga do Rui de Melo, Rua Maria do Rosário Mello e Sousa, Estrada da Raposeira, Aldeia da Raposeira, Estrada da Raposeira, pequena paragem, junto da Capela da Belhó/Raposeira, Belhó, e paragem junto ao novo nicho de Nossa senhora de Fátima ali construído para ser benzido, subiremos até aos Arcos da Amoreira e voltamos para baixo pela circular, entramos na Avenida da Boa Fé, seguiremos para a Urbanização do Paraíso, Urbanização do Olival do Moreno, estrada de Gil Vaz, Zona Industrial, Fontainhas, Estrada de Campo Maior, Av. da Boa Fé, Rua de Goa e Largo da Igreja.

Fábrica de metalomecânica investe 7,5 milhões e instala-se em Portalegre

A Arqframe, uma empresa que se destina à construção de perfis metálicos para a agricultura e para construção, em aço leve, vai investir 7,5 milhões de euros na construção de uma unidade fabril na zona industrial de Portalegre.

A obra vai arrancar em setembro e deverá ter um prazo de execução de 12 meses, possibilitando a criação de 30 postos de trabalho, numa primeira fase, número que deverá aumentar até 2026.

A aposta em Portalegre está relacionada, segundo fonte da empresa, com a proximidade a Espanha, mais concretamente a Badajoz, onde será instalada uma das maiores plataformas de distribuição do sul da Europa.

Igreja da Boa-Fé iluminada para assinalar data das festas

Tal como noticiámos anteriormente, a Igreja da Boa-Fé, em Elvas, está iluminada este fim-de-semana para assinalar a data das tradicionais Festas em Honra do Senhor Jesus da Piedade.

Devido à pandemia, a data vai ser comemorada, apenas na vertente religiosa, com a procissão, em viatura, a decorrer amanhã, domingo, dia 29.

Festival A Salto fecha com teatro, gastronomia, dança e arte urbana

Este domingo, 29 de agosto, o último dia do festival A Salto, começa com o projeto vencedor da Bolsa de Criação A/B, em parceria com a Coleção B. “Lume Brando”, um espetáculo de teatro e gastronomia, de Joana Martins será apresentado no Museu-Fábrica da Ameixa de Elvas, às 10.30 horas e à tarde, pelas 16.30 horas e 18 horas.

Também às 16.30 horas, na torre de Menagem do Castelo de Elvas, o público pode assistir a “Aquário”, uma instalação artística, com componentes eletrónicos, com Diogo Ribeiro. É possível visitar este projeto no horário de funcionamento normal do castelo.

Para encerrar a tarde, às 19.30 horas, a argentina Janice Landritsky dança no Miradouro do Castelo. “Fondo” é o nome do projeto vencedor da Bolsa de Criação A/B, em parceria com a Coleção B.

É com “O Galinho”, de Amargoo, artista de arte urbana e banda desenhada, que termina o dia e o Festival A Salto. O ponto de encontro está marcado para as 22 horas, na Casa Tangente.

30 milhões para fase dois do programa Edifícios Mais Sustentáveis

Quem estiver a pensar em fazer obras em casa, até final de novembro, pode contar com uma ajuda até 15 mil euros, num limite máximo de 7500 euros por edifício unifamiliar, por parte do Governo, no sentido de contribuir para uma melhoria da eficiência energética e hídrica da habitação.

Ao todo, está previsto o financiamento de 70 por cento do investimento feitos pelos proprietários.

O programa de apoio “Edifícios Mais Sustentáveis”, que vai já na sua segunda fase, explica o diretor técnico da Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejo e Tejo, AreanaTejo, Diamantino Conceição, é implementado pelo Fundo Ambiental, sendo que só se podem candidatar a este apoio os proprietários de habitações cuja construção seja anterior a 2006.

Integram a tipologia de projetos a apoiar a colocação de janelas mais eficientes, instalação de isolamento térmico com inclusão de ecomateriais ou materiais reciclados, sistemas de aquecimento ou arrefecimento ambiente e de produção de AQS que recorram a energia de fonte renovável, instalação de painéis fotovoltaicos para autoconsumo e intervenções que visem a eficiência hídrica.

As candidaturas podem ser apresentadas até final de novembro, ou até esgotar a dotação prevista, de 30 milhões de euros.

Alentejo tem mais 179 casos de Covid-19

A região Alentejo regista, este sábado, dia 28, mais 179 casos de infeção por Covid-19, num total de 37.011 desde o início da pandemia.

Nas últimas 24 horas, não há mortes a lamentar na região.

Preparada a desativação do centro de vacinação no CNT no fim de setembro

Em Elvas, o centro de vacinação em massa instalado no Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT) poderá ser desativado no final de setembro.

Portugal caminha para a meta dos 85% da população totalmente vacinada e algumas autarquias preparam a desativação dos centros de vacinação em massa, segundo noticia o jornal “Público“. As doses da vacina contra a covid-19 irão passar a ser administradas nos centros de saúde, mas uma eventual terceira dose poderá atrasar este processo.

O centro de vacinação instalado no pavilhão Multiúsos de Gondomar, o primeiro em grande escala a abrir no país, é um dos que se prepara para fechar. A desativação “já está a ser preparada” e, de acordo com a previsão do presidente da autarquia, Marco Martins, no final de setembro a administração das vacinas será já feita nos centros de saúde. Isto se não existir a indicação que será necessária uma terceira dose da vacina contra o SARS-CoV-2 e se a maioria da população elegível já estiver vacinada.

Portugal regista mais 2374 casos Covid e oito óbitos

Portugal regista, hoje, sábado, dia 28, mais 2374 casos de Covid-19 e oito óbitos associados à doença.

Os novos casos distribuem-se maioritariamente: 910 (38%) no Norte, 723 (30%) em Lisboa e Vale do Tejo (LVT) e 332 (14%) no Centro. As mortes ocorreram quatro em LVT, duas no Norte e duas no Centro.

Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 2835 casos de recuperação. O número de casos ativos teve uma baixa acentuada: hoje são 44.957, menos 469 que ontem.

Em todo o território nacional, há 657 doentes internados, menos 18 que ontem, dos quais 147 em unidades de cuidados intensivos (menos um).

Mao Mao apresentou espetáculo na Casa das Barcas (c/fotos e vídeo)

A banda Mao Mao esteve na manhã de hoje, sábado, dia 28, no Mercado Municipal da Casa das Barcas, em Elvas, para um concerto inserido no Festival A Salto.

Valério Romão, mentor deste projeto, explica que “o conceito do grupo incide na poesia chinesa, da classe operária, que transmite uma força e subtileza a todos”. Valério Romão considera que eventos como o Festival A Salto permitem “descontextualizar e levar a cultura às pessoas e vice-versa”.

O festival A Salto continua até amanhã, domingo, dia 29.

 

Mais de 85 mil jovens com vacinação agendada para este fim-de-semana

Cerca de 86 mil jovens, com idades entre os 12 e os 17 anos, têm agendada a toma da vacina contra a Covid-19 para este fim-de-semana.

De acordo com a task force para a vacinação, até às 11.30 horas deste sábado tinham já sido vacinadas 32 mil pessoas, a maioria da faixa etária acima referida.

De recordar que, só no fim-de-semana passado, foram vacinados cerca de 150 mil jovens entre os 12 e os 17 anos.

José Saramago vai ter mural em Montemor

Montemor-o-Novo vai ter um mural dedicado a José Saramago e à obra “Levantado do Chão”, que será pintado, a partir de hoje, dia 28 de agosto, e ao longo de toda a semana, no âmbito do festival Sete Sóis Sete Luas.

A obra está a cargo de Zed1, um dos street artist italianos mais talentosos e ativos na cena da arte urbana há mais de duas décadas.

Marco Abbondanza, diretor do festival, explica que o mural foi idealizado em conjunto com a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, com o objetivo de enriquecer o roteiro literário “Levantado do Chão”. Esta, garante, é uma forma de “homenagear esta grande figura, não só pelo escritor, que já não precisa de nenhum reconhecimento, mas mostrar, realmente, a nossa gratidão ao homem e à sua generosidade e à forma como esteve sempre perto do nosso projeto”.

A obra será apresentada ao público a 17 de setembro.

Campo Maior regista mais um caso de Covid-19

De acordo com as Autoridades de Saúde, nas últimas 24 horas, registou-se um novo caso de Covid-19 no concelho de Campo Maior.

671 dos 721 casos confirmados já estão curados, existindo hoje 39 casos ativos no concelho.

Clubes de Verão terminam com Color Party

Os Clubes de Verão que animaram os últimos meses de aproximadamente 40 crianças chegaram ao fim ontem, dia 27 de agosto.

Para assinalar o momento, as técnicas do município prepararam uma Color Party que decorreu no Parque Polidesportivo da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Expectação e contou com a presença da vereadora Vanda Alegria. Como não podia deixar de ser, não faltou a música com os êxitos preferidos dos mais novos, numa manhã com muita cor que fechou da melhor forma um Verão cheio de atividades.

Os Clubes de Verão são um projeto do Município que contam já com alguns anos de existência e que têm vindo a ganhar cada vez mais seguidores entre as crianças campomaiorenses e as suas famílias, uma vez que tornam a pausa letiva do verão num período muito mais divertido e pedagógico, ao mesmo tempo que permitem que as famílias disponham de um local onde as suas crianças possam passar o seu tempo livre.

Encontro Transfronteiriço de Bandas sábado em Campo Maior

O primeiro Encontro Transfronteiriço de Bandas vai decorrer hoje, sábado, dia 28, em Campo Maior, na antiga escola de 2º Ciclo de São João Baptista.

O encontro é promovido pela Banda 1º de Dezembro de Campo Maior e conta com a presença da Banda de Música de Albuquerque. A iniciativa surge “do maestro e músicos da banda, uma vez que não se tinha feito nada do género em Campo Maior, tendo feito o convite à banda de Albuquerque que aceitou desde logo”, como revela o presidente da Banda 1º de Dezembro, João do Porto.

Já foram feitos ensaios em Albuquerque e também em Campo Maior, sendo que o reportório terá temas das duas bandas. Para além deste encontro, em Campo Maior, posteriormente haverá um outro, no dia 4 de setembro, em Albuquerque.

A entrada para o concerto é gratuita, no entanto, os bilhetes devem ser levantados no Posto de Turismo, de forma a haver um controlo nas entradas. O primeiro Encontro Transfronteiriço de Bandas, em Campo Maior está marcado para hoje, às 21.30 horas.

Euromilhões: dois prémios de 146 mil euros para Portugal

Nenhum apostador acertou na chave vencedora do concurso de ontem do Euromilhões, composta pelos números 2, 3, 31, 46 e 50 e pelas estrelas 8 e 12.

No entanto, em Portugal, saíram dois terceiros prémios, no valor de mais de 146 mil euros.

O jackpot do Euromilhões aumenta para 64 milhões de euros, na próxima terça-feira.