Em mais um jogo particular, o Grupo União Sport (GUS), de Montemor, jogou frente ao Elétrico de Ponte de Sor e venceu por 3-1, fazendo também a apresentação da equipa principal do GUS aos sócios, para a temporada 2021/22.
“O Elvas” CAD venceu o Atlético Sport Clube, de Reguengos de Monsaraz, por 2-0, em jogo treino realizado no Campo Patalino do Estádio Municipal. Marcaram, para os azul-e-ouro, Mota, aos 75, e Leonardo, aos 89 minutos.
Numa tarde de muito calor, foi o último encontro de preparação do Clube Alentejano de Desportos, antes do arranque do Campeonato de Portugal, marcado para o próximo domingo, em casa, às 11 horas, diante dos açorianos do Rabo de Peixe.
“O Elvas” apresentou, de início: David; Canoa, Emerson, Mota e João Ferreira; Alex; Diogo, Matheus e Luís Carapinha; Kiko Miranda e Luís Carlos. Na segunda parte, jogaram ainda Charlisson, João Carlos, Luís Pereira, Leonardo, Oleg, João Luís Borges e Marquinhos.
O Atlético Sport Clube, treinado por Rogério Chinita, vai com pouco mais de uma semana de treinos, mas o seu campeonato, o Distrital de Évora, apenas começa dentro de quatro semanas, a 19 de setembro.
A edição deste ano do “FestFado” decorre a 3 de setembro, no Teatro de Cinema de Ponte de Sor, a partir das 21 horas, numa gala especial de homenagem a Fernando Maia.
Na mesma ocasião, Luana Velasquez, vencedora do FestFado em 2018, terá oportunidade de fazer o lançamento do seu primeiro trabalho discográfico. O evento contará ainda com as participações de Dora Maria, Francisca Gomes, Diogo Carapinha e Inês Linares.
Os bilhetes podem ser reservados na loja do Eléctrico Futebol Clube ou através do contacto 961 799 582. O preço dos bilhetes varia entre 7,5 euros, para sócios, e os dez euros, para não sócios.
O Complexo do Clube Náutico de Avis recebe, nos dias 3, 4 e 5 de setembro, a 14.ª edição daquele que é o maior evento nacional de mototurismo: o Traveler’s Event, organizado pela Balgarpir, com o apoio do Município de Avis e da Junta de Freguesia de Avis.
Do programa do Traveler’s Event fazem parte relatos de viagens, workshops, test drives, formação off road, exposição de acessórios e passeios on e off road, configurando, uma vez mais o encontro privilegiado de amantes das duas rodas que aqui partilham as suas experiências e planos de viagens.
Em cumprimento das normas definidas pela Direção-Geral de Saúde, todos os participantes do evento deverão apresentar Certificado Digital de vacinação contra a Covid-19 ou teste negativo.
O Fluviário de Mora abriu portas há 13 anos e, desde lá para cá, tem sido um dos principais motivos de atração daquele concelho do distrito de Évora.
Muito recentemente, aquele equipamento único do género na Europa e o terceiro em todo o mundo, durante alguns anos, atingiu as 900 mil visitas, um número que, de acordo com o presidente da Câmara, Luís Simão de Matos, poderia ter sido atingido antes, caso não estivéssemos a atravessar uma pandemia.
“Os 900 mil visitantes que vieram até ao Fluviário de Mora, em 13 anos, é muita gente: se fizermos as contas, estamos a falar de uma média de 60 mil pessoas que visitaram o Fluviário e o concelho de Mora em cada ano”, assegura Luís Simão de Matos, lembrando que, de acordo com os últimos Censos, Mora tem “pouco mais de quatro mil habitantes”.
Estes visitantes do Fluviário, garante ainda o autarca, mais que o Fluviário, “conhecem o concelho, passam aqui as suas férias e os seus dias de lazer, vêm aos restaurantes, à praia fluvial e é já um número muito elevado”.
Luís Simão de Matos garante ainda que a equipa do Fluviário de Mora está “a trabalhar muito bem” e a recuperar o número de visitantes diários que aquele equipamento recebia antes da pandemia.
Localizado no Parque Ecológico do Gameiro, em Cabeção, o Fluviário, um dos principais ex-líbris do concelho, é um museu vivo dedicado aos ecossistemas de água doce, que dá a conhecer mais de 600 exemplares e 69 espécies de três continentes – Europa, Ásia e África – onde se incluem as famosas lontras.
Portugal regista, este domingo, 22 de agosto, 2112 novos casos de Covid-19 e mais nove óbitos, segundo o boletim da Direção-Geral da Saúde.
Nas últimas 24 horas, 1.229 pessoas foram dadas como recuperadas da doença.
Atualmente, encontram-se 708 doentes internados nos hospitais do país, mais 27 que ontem, 152 em Unidades de Cuidados Intensivos (mais sete).
Desde o início da pandemia, Portugal registou 1.019.420 casos de infeção, 17.639 óbitos e 956.316 casos de recuperação.
Portugal é o país do mundo com maior percentagem de população vacinada contra a Covid-19, segundo a Our World in Data. Até há uma semana, Singapura era o país com o ritmo de vacinação mais acelerado.
No decorrer desta última semana, Portugal passou da sétima para a primeira posição, sendo que, à data de ontem, registava 67,4 por cento dos seus habitantes já completamente vacinados e 11,9 por centro com uma dose recebida, perfazendo um total de 79,3 por cento, o valor de referência para o ranking em causa.
Na lista, depois de Portugal, seguem-se o Qatar, com 78,8 por centro, Singapura, com 77,8 por cento, Espanha, com 75,8 por centro e Uruguai com 76,1 por cento.
Cerca de 118 mil jovens, entre os 12 e os 15 anos, foram ontem, 21 de agosto, vacinados contra a Covid-19, em todo o país.
Para este fim de semana estavam agendadas cerca de 110 mil vacinações, pelo que o dia de ontem acabou por superar as expectativas da própria Task Force.
Para além dos jovens que fizeram o pedido de autoagendamento e os que tenham sido chamados pelos serviços de saúde, a Task Force decidiu também abrir a modalidade “Casa Aberta”, tal como já tinha feito no fim de semana passado, com os jovens de 16 e 17 anos.
Para o próximo fim de semana, prevê-se que sejam vacinados mais cerca de 45 mil jovens em todo o país, dos 12 aos 15 anos, de acordo com o número de autoagendamentos feitos.
No fim de semana de 11 e 12 de setembro, esta faixa etária estará de regresso para completar a vacinação, mesmo antes do início do ano letivo.
Alentejo Global Export é o nome do projeto promovido pelo Núcleo Empresarial da Região de Évora, a Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral e a Associação Empresarial da Região de Portalegre.
Este projeto “tem como objetivo promover a internacionalização das pequenas e médias empresas, da região, agregando esforços entre estas três associações e poder prestar um melhor serviço às empresas da região”. Como revela Paula Paulino, responsável pelo projeto no NERE, existem duas formas de promoção, por um lado a presença em eventos e feiras internacionais, por outro, as missões inversas.
As missões inversas preveem que “importadores e distribuidores reúnam em Portalegre, Évora e Beja, durante um dia, com as empresas, onde estas apresentam os seus produtos, já relativamente às feiras, haverá já no final deste mês e início de setembro uma feira, na Alemanha, dedicada ao mercado gourmet na região, que foi identificado como um mercado de excelência para os produtos portugueses, que apesar da sua pouca produção têm elevada qualidade”, adianta Paula Paulino.
Qualquer empresa, com sede no Alentejo, se pode candidatar a este projeto, que “tem sempre as inscrições abertas”. No entanto, “para o evento, que vai decorrer na Alemanha, as inscrições já estão encerradas, nesta fase estão já a ser recolhidos os cerca de 100 produtos das 60 empresas que se inscreveram”.
Paula Paulino adianta ainda que, desde 2015 que as associações empresariais reúnem esforços para que as empresas “promovam a internacionalização dos produtos do setor agroalimentar, de forma mais sustentada”.
A responsável pelo projeto explica ainda que as empresas devem inscrever-se na plataforma destinada ao projeto, em https://alentejoexportarmais.pt/, para que seja uma plataforma de utilização constante tanto para os importadores, como para as próprias empresas.
Alentejo Global Export, um projeto que tem como objetivo a promoção e internacionalização dos produtos agro alimentares e turísticos da região Alentejo.
De acordo com as Autoridades de Saúde, não se registaram este domingo, 22 de agosto, novos casos de Covid-19 em Campo Maior.
Por outro lado, registou-se uma nova recuperação, existindo hoje 12 casos ativos de infeção no concelho.
667 dos 690 casos registados em Campo Maior já foram dados como recuperados. Vítimas de Covid-19, no concelho, morreram 11 pessoas.
A 28ª Exposição Canina Nacional do Alto Alentejo decorre no próximo sábado, 28 de agosto, no Jardim do Fosso, em Arronches.
O evento, organizado pela Associação de Criadores de Ovinos Ile-de-France, com o apoio da Câmara Municipal de Arronches, é aberta aos exemplares de todas as raças e variedades oficialmente reconhecidas, registados em Livros de Origens ou com Registos Iniciais emitidos por organismos reconhecidos pela Federação Cinológica Internacional.
Para as 9 horas está marcada a entrada dos exemplares e, a partir das 10 horas, o início dos julgamentos, com a atribuição dos prémios.
O jogo de futebol entre “O Elvas” CAD e o Atlético Sport Clube, de Reguengos de Monsaraz, joga-se hoje às 18 horas, no Campo Patalino do Estádio Municipal.
É o último de cinco encontros de preparação do Clube Alentejano de Desportos, com vista ao Campeonato de Portugal, que arranca no domingo dia 29, às 11 horas, com a receção aos açorianos do Rabo de Peixe.
O confronto de hoje entre os emblemas de Elvas e Reguengos tem acompanhamento em direto na Rádio ELVAS, numa emissão com Carlos Falcato e Manuel Carvalho.
O Sporting Clube Campomaiorense vai contar, nesta época desportiva, com duas equipas de futebol feminino, sub-13 e sub-17.
As inscrições já estão abertas e Luís Maia, responsável pela modalidade no clube, afirma que relativamente ao escalão sub-13, “as atletas irão inicialmente treinar com os jovens do sexo masculino e posteriormente, farão os jogos entre equipas femininas”.
Já a equipa de sub-17 “as atletas treinam entre elas e preparam-se para depois jogar”, mas Luís Maia espera que “exista um campeonato feminino, dependendo se há ou não mais clubes a aderir ao futebol feminino”.
“Este era já um desejo antigo do clube”, relembrando que há cerca de dois anos já tinham equipa feminina, “mas tendo em conta a pandemia, o mesmo não teve continuidade”, esperando que estas atletas “voltem novamente”, para o clube.
Tendo em conta que do outro lado da fronteira há várias equipas femininas, “poderá ser mais fácil fazer alguns torneios ou encontros amigáveis”, algo que Luís Maia considera que “poderá ser mais estimulante, uma vez que, no distrito são poucas as equipas”.
As inscrições para as equipas de futebol feminino, no Sporting Club e Campomaiorense já estão abertas e podem ser feitas na secretaria do clube, no Estádio Capitão César Correia.
Estão abertas as inscrições, até dia 1 de setembro, para a nova escola de recrutamento de Bombeiros voluntários, em Elvas, podendo as inscrições ser feitas aqui.
Trata-se de um processo formativo para recrutamento de novos bombeiros, para a corporação elvense, “que terá início em setembro, uma vez que o corpo de bombeiros tem sempre necessidades operacionais”. Este processo destina-se “a pessoas entre os 17 e 55 anos de idade, com robustez física e psíquica e com a escolaridade obrigatória completa, ou no caso das pessoas de 17 anos, devem comprovar que estão a frequentar o ensino”, revela Tiago Bugio, comandante dos Bombeiros Voluntários de Elvas.
Entre os 45 e 55 anos, “são considerados bombeiros especialistas, ou seja, que se focam numa área ou função especializada, tornando-se importante ter pessoas na retaguarda, e nesta faixa etária podem-se inscrever também, e fazem uma formação específica para condução de ambulâncias”, por exemplo, e assim “contribuir para a corporação”, revela Tiago Bugio.
A formação é ministrada por formadores da Escola Nacional de Bombeiros e divide-se por vários módulos. O Comandante dos Bombeiros de Elvas explica que o primeiro é relativo à organização do serviço de bombeiros, desde hierarquia, relações interpessoais, gestão de operações de socorro, designação de veículos e equipamentos e segurança e proteção dos operacionais, que é fundamental; depois é dada ordem unida e segue-se a preparação física destes elementos”.
Posteriormente tem lugar o módulo de “tecnologia base da atividade dos bombeiros, desde agentes de extintores, construção civil, hidráulica, matérias perigosas, sendo este um módulo de formação certificado”. Existem ainda mais dois módulos, “para tripulante de ambulância, um relativo a sistema integrado de emergência médica, com abordagem à vítima com desfibrilhador automático externo e o módulo de abordagem pré hospitalar básico, e emergências médicas como trauma, dotando assim estes novos elementos de todos os conhecimentos médicos necessários para tripular a ambulância”. Para concluir o processo formativo é feito um módulo de salvamento rodoviário, relacionado com acidentes de viação, a vários níveis.
Depois do processo formativo haverá um estágio de três meses, no seio da corporação elvense, os estes elementos serão “acompanhados por um tutor, e em que é se assume como a sua integração na parte operacional, no final destes meses estão assim capacitados para integrar a corporação”.
O comandante dos Bombeiros de Elvas deixa um apelo a todos “aqueles que se enquadram nos requisitos, para integrarem, de forma voluntária, a corporação elvense frequentando esta escola de bombeiros, em Elvas, disponibilizando o seu tempo para servir a população e os bombeiros, que têm uma missão muito nobre, uma vez que estão 24 horas por dia, 365 dias por ano, para servir todos”, e no fundo pede para que quem quiser “dê um pouco de si pelos bombeiros que muitas vezes vocês solicitam, e hoje somos nós a solicitar”.
O processo formativo, que terá início de setembro, decorrerá em horário pós-laboral ou fins de semana.