Covid-19: sentimento de segurança ultrapassa nervosismo dos jovens vacinados em Elvas

Os jovens dos 12 aos 15 anos começaram hoje a ser vacinados contra a Covid-19, em todo o país. Estima-se que, só este sábado, 21 de agosto, seja feita a inoculação de cerca de 110 mil pessoas.

Em Elvas, e segundo dados avançados à Rádio ELVAS pelo coordenador municipal de Proteção Civil, Tiago Bugio, havia confirmação de 250 jovens que receberiam a primeira dose da vacina hoje, sendo que, para esta faixa etária, o processo de vacinação continua no próximo fim de semana.

A Rádio ELVAS esteve no Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT), para perceber, junto dos jovens, o que pensam da vacina contra a Covid-19 e de como o processo decorreu na estrutura concelhia de vacinação, desde que chegaram até que saíram.

Gonçalo Chaves, por exemplo, revela que esteve cerca de uma hora à espera e que, apesar do ligeiro nervosismo, correu tudo bem. “Tinha um friozinho na barriga, mas correu bem”, confessa, não tendo dúvidas que, quando lhe for administrada a segunda dose já se vai encontrar mais calmo.

“Muito nervosa” estava também Mariana Miranda, que conta que apesar de considerar que o processo de vacinação, do seu ponto de vista, é uma mais-valia para todos, tinha algum receio, uma vez que esta vacina nunca antes foi administrada. No regresso às aulas, Mariana considera que o ano letivo possa já ser diferente do último, com os próprios professores a terem mais “coragem” para lecionar.

Maria e Inês Piçarra, depois de receberem esta primeira dose da vacina, revelam que, apesar de nervosas, estiveram algum tempo à espera para entrar, mas que foram bem acompanhadas pelos profissionais de saúde no CNT.  Já Tiago Costa, ainda antes de ser vacinado, revelava que estava tranquilo, não tendo dúvidas que a vacina será uma mais-valia para todos. Contudo, recorda que é necessário continuar a manter todos os cuidados: a distância, o uso de máscara e a desinfeção constante das mãos.

As datas para a toma da segunda dose já estão definidas. No fim de semana de 11 e 12 de setembro, os jovens entre os 12 e os 15 anos estarão de regresso para completar a vacinação, mesmo antes do início do ano letivo.