Pé de Xumbo “caminha para o Andanças” este fim de semana em Campinho

A Pé de Xumbo, “A Caminhar para o Andanças”, promove este fim-de-semana, dias 21 e 22 de agosto, pela primeira vez em Campinho, no concelho de Reguengos de Monsaraz, o seu maior evento, ainda que num formato com uma programação adaptada ao contexto de pandemia e limitado a 60 participantes.

“A Caminhar para o Andanças” é uma organização da associação Pé de Xumbo, numa parceria com a Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, com o apoio da União de Freguesias de Campo e de Campinho e da Associação Gente Nova de Campinho. Segundo Marta Guerreiro, coordenadora da Pé de Xumbo, este não é o festival Andanças no seu formato original, mas o primeiro passo a dar num novo território, com a chegada do evento ao Alentejo Central.

O Andanças já se realizou em várias localidades, sendo que agora a associação espera manter-se em Campinho. Marta Guerreiro garante que “apesar desta parceria se ter iniciado no final de 2019, não foi permitido, pelas circunstâncias que vivemos, estabelecer, logo, a meta que queríamos”. Esta vai ser apenas a primeira atividade que a associação espera manter, nesta localidade.

O objetivo principal desta iniciativa é estabelecer um diálogo entre os pilares do Andanças, tais como a dança, a música, sustentabilidade, e o território, através de diversas iniciativas, divididas por dois dias de programação. Esse é um processo que vai ser feito “através de passeios, e mesmo de conversas, com alguns dos ícones” que a Pé de Xumbo considera que representam o concelho de Reguengos de Monsaraz, de forma a mostrar as gentes e os locais de Campinho.

O evento começa este sábado com Isidro Pinto, do Grupo Caminhantes, Monsaraz a Caminhar, às 10 horas, com a visita e passeio “Monsaraz e a Rota Megalítica & Comunidade no Andanças”. O almoço será acompanhado por Cante Alentejano no Parque de Eventos de Campinho. Durante a tarde, às 17 horas, irá realizar-se o passeio “Herdade do Esporão & Dança e Música no Andanças”. A partir das 21.30 horas, no Parque de Eventos de Campinho terá lugar o concerto com os Burricos, um grupo de música tradicional portuguesa baseado nas tradições do planalto Mirandês. O primeiro dia de festival encerra às 23 horas com um passeio noturno no Parque de Merendas de Campinho para observações astronómicas na Reserva Dark Sky Alqueva.

No domingo, 22 de agosto, decorre o passeio “A Caminhar para o Andanças”. O dia inicia-se às 9.30 horas, no Parque das Merendas de Campinho, seguindo-se pelas 10.30 horas a conversa “Alqueva (EDIA) & Sustentabilidade no Andanças”, na Sociedade Recreativa Campinhense. A partir das 17 horas realiza-se a visita “Centro Interpretativo da Olaria de S. Pedro do Corval & Voluntariado no Andanças”, em são Pedro do Corval. O espanhol Sérgio Cobos encerra o festival, às 21.30 horas, no Parque de Eventos de Campinho. Marta Guerreiro confessa, em relação a este evento que “é mesmo um cheirinho, porque na verdade, se estivéssemos noutro momento, não se diria concerto mas sim baile”, deixando claro que, este ano, devido à situação atual, o Andanças acaba por ser apenas uma amostra daquilo que costuma contemplar.

A coordenadora da associação Pé de Xumbo está esperançosa, ainda que “não criando grandes expectativas porque as expectativas eram de que acontecesse este ano”, da realização de mais uma edição do Festival Andanças. O objetivo principal, após esta edição, é focar todas as atenções na próxima, em 2022.