Carta Arqueológica de Reguengos de Monsaraz vai ser apresentada

A apresentação pública da Carta Arqueológica do concelho de Reguengos de Monsaraz vai decorrer, amanhã, dia 15 de agosto, pelas 10 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Nesta sessão vai estar Ana Paula Amendoeira, Diretora Regional de Cultura do Alentejo, António Valera, responsável pelo Núcleo de Investigação em Arqueologia da ERA Arqueologia, e os arqueólogos que elaboraram a carta arqueológica, nomeadamente Rui Mataloto, André Pereira e Manuel Calado.

A arqueologia do concelho de Reguengos de Monsaraz foi uma das mais intensamente estudadas na segunda metade do século XX, criando um enorme repositório de informação, muitas vezes sem o grau de precisão e detalhe possíveis de obter hoje. Para a elaboração deste documento a equipa de especialistas efetuou mais de 4.500 entradas arqueológicas em inventários nacionais e percorreu mais de 1.500 quilómetros a pé pelo concelho.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A salvaguarda do património arqueológico passa hoje, em boa medida, pelas entidades municipais de ordenamento do território e pela ação direta de uma comunidade ativa e participativa, mas também desperta para o seu passado e identidade coletiva. Neste contexto, a realização de uma Carta Arqueológica municipal torna-se muito mais que a criação de mais um documento de ordenamento do território, constituindo igualmente um repositório da história local e da identidade coletiva. No fundo parte da alma de um território.

A informação reunida e escrutinada será posteriormente vertida para os instrumentos locais de gestão do património, nomeadamente o Plano Diretor Municipal, mas também para uma edição que permita a todos uma visão global sobre o património. O território do concelho, pela sua extensão, riqueza e diversidade, desde muito cedo atraiu e fixou as vivências humanas, deixando marcas mais ou menos visíveis na paisagem, dando-lhe a espessura única dos milénios.

Do Paleolítico à Medievalidade são já conhecidos centenas de sítios arqueológicos, vivendo este território máximo dinamismo há 5.000 anos, quando foram erguidos mais de uma centena de megálitos e foi aberto o grande recinto de fossos dos Perdigões. Todavia, numa paisagem em grande transformação, sinal do dinamismo humano e económico, importa identificar, caracterizar e proteger este património arqueológico para que as gerações futuras retenham o seu sentido identitário.

[/shc_shortcode]

Câmara transforma Portalegre numa “Cidade Inteligente”

A Câmara Municipal de Portalegre está a implementar, em todo o concelho, um novo sistema de iluminação pública com lâmpadas LED.

Mais que isso, está a transformar a capital de distrito numa “cidade inteligente”, com a instalação de antenas que irão, num futuro próximo, permitir que seja feita, de forma digital e à distância, uma gestão e uma monitorização de diversos sistemas, com cobertura em toda a área geográfica do concelho.

Ao todo, de acordo com a presidente da Câmara, Adelaide Teixeira, são investidos, neste projeto, cinco milhões e 700 mil euros. Através deste, e de software criado para o efeito, será possível obter dados a vários níveis: de ruído, de ambiente, ao nível dos transportes e do estacionamento.

Ao nível do lixo, adianta a autarca, estão já a ser instalados sensores que dão indicação, em tempo real, se os caixotes “estão cheios ou se há necessidade de passar por lá o carro do lixo, o que permite uma gestão mais eficaz e eficiente, daquilo que são os recursos, quer humanos, quer financeiros”. Adelaide Teixeira revela ainda que as antenas que estão a ser instaladas irão permitir perceber, por exemplo, quando se regista uma rotura de água, o que possibilitará uma atuação mais rápida e eficaz.

Com este investimento, até ao momento, já 12 engenheiros informáticos se fixaram em Portalegre. Nesse aspeto, a autarca considera que, assim, se vai conseguindo fixar jovens qualificados no concelho, contrariando a tendência da perda de população.

Adelaide Teixeira explica ainda que este projeto foi pensado e preparado desde o início do atual mandato, sendo importante apostar na tecnologia digital, para obtenção de dados, para uma gestão mais eficaz de recursos.

A primeira fase do projeto passa por implementar “um sistema de gestão centralizado que permita a redução dos consumos de energia elétrica associados à rede de iluminação pública do concelho”, algo que “concretiza a tomada de decisões e a adoção de opções mais sustentáveis para o planeta, tendo como premissa a preocupação do município relativamente à descarbonização, à redução de emissões de gases com efeito de estufa e às alterações climáticas”.

O projeto “Transformar Portalegre numa Cidade Inteligente” está a ser levado a cabo pelos parceiros tecnológicos AMNERE Portalegre e SoftInsa/IBM.

Elvas regista sete recuperações da Covid-19

O concelho de Elvas não regista este sábado, 14 de agosto, novos casos de Covid-19. Por outro lado, nas últimas 24 horas, registaram-se sete recuperações da doença, pelo que há agora 16 casos ativos.

Desde o início da pandemia, Elvas registou 1623 casos de infeção, dos quais 1578 já recuperaram da doença. Da doença, no concelho, já morreram 29 pessoas.

Eborense Pedro Brito sagra-se tricampeão de footgolf

Pedro Brito, de 38 anos e natural de Évora, sagrou-se no passado dia 8 de agosto tricampeão nacional de FootGolf.

O atleta, que representa atualmente o Grupo Desportivo Estoril Praia, conseguiu impor-se numa prova onde pontificaram 115 atletas em representação de 14 equipas. A prova decorreu no Montebelo Golfe Viseu, em Farminhão.

O Tricampeão nacional Pedro Brito, alcançou o feito histórico, primeiro por ganhar em três anos consecutivos e ao assegurar já o título nacional apesar de haver ainda uma etapa do circuito por disputar que será a 4 de setembro em Samora Correia. Foi a primeira vez que o título não foi decidido na última etapa.

Pedro Brito totalizou 1117,66 pontos nas onze etapas já disputadas. De realçar que são excluídos os dois piores resultados de cada atleta, e o total de Pedro Brito já os exclui.

Pedro Brito irá assim ser um dos atletas portugueses que irão representar a seleção nacional no próximo europeu de Footgolf a decorrer na Hungria em finais de Setembro.

A modalidade é tutelada em Portugal pela Federação Portuguesa de Footgolf que organiza provas desde 2019.

Estremadura espanhola com mais 348 casos Covid e um óbito

A Estremadura espanhola regista este sábado, dia 14 de agosto, 348 novos casos de Covid-19, e mais uma vítima mortal, associada à doença.

Destes casos, 43 foram registados na Área de Saúde de Badajoz.

Desde o início da pandemia, na região, morreram, vítimas do novo coronavírus, 1795 pessoas.

Foram dados como recuperados da Covid-19, nas últimas 24 horas, 315 doentes, num total de 87.129 altas.

Nos hospitais da região, encontram-se agora internadas 99 pessoas, 16 em Unidades de Cuidados Intensivos.

Mais 12 mortes e 2.571 casos Covid em Portugal

Portugal regista este sábado, 14 de agosto, mais 2.571 casos de Covid-19 e 12 óbitos associados à doença. Nas últimas 24 horas, foram reportados, no país, mais 2.821 casos de recuperação.

Em todo o território nacional, há 727 doentes internados, menos cinco que ontem, 162 em unidades de cuidados intensivos (menos um).

Desde março do ano passado, morreram 17.549 pessoas, vítimas de Covid-19, em Portugal, foram identificados 1.001.118 casos de infeção e 939.376 recuperações.

Miúdos e graúdos exploram “A estranha viagem do Sr. Tonet” em Campo Maior (c/fotos e vídeo)

O jardim municipal de Campo Maior acolhe hoje e amanhã, “A Estranha Viagem do Sr. Tonet”.

Trata-se de uma iniciativa que contempla cerca de uma dezena de jogos, feitos a partir de caixas com material reciclado, que permitem aos mais novos, e não só, através desafios, que devem ser completados com sucesso, descobrir o que há no interior destas caixas.

Para o presidente da Câmara de Campo Maior, João Muacho, esta “é uma atividade lúdico pedagógica e que, de certa forma, permite às crianças desfrutar e puxar pela mente, destreza e habilidade, de forma a conduzir determinados equipamentos”, e deixa o convite para “que todos desfrutem desta atividade, que se insere no âmbito do “Cultura em rede”, promovida pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo”.

Ingnacio Busqueta, da companhia de arte de rua, da Catalunha, e responsável por esta instalação artística, revela que todos “os jogos são construídos pela companhia, havendo diversas temáticas, que são instalados na rua, em diversas localidade”. O artista explica, ainda sem revelar totalmente, quem é realmente, o Sr. Tonet, “é o causador de que dentro das caixas estão segredos, encontrou-os, mas perdeu as chaves das caixas, daí que as crianças tenham que conseguir completar os jogos, para aceder aos seus segredos”.

No jardim municipal de Campo Maior, esta manhã, foram já algumas as crianças, acompanhadas pelos pais ou familiares que foram explorar esta atividade. É o caso de Mariana Martinho, que revela que gostou “muito” destes jogos, sendo que a bailarina, no interior de uma caixa, foi o que mais gostou. Já Luís Borrega, considera estes jogos “bastante interativos, uma vez que as crianças em vez de estarem em casa, a jogar videojogos, podem assim, divertir-se ao ar livre”. Encontrámos também que estivesse de passagem por Campo Maior, como é o caso do Mário, natural de Badajoz, que nos descreveu o que mais gostou nestes jogos, dizendo que se divertiu muito.

Para além das crianças, esta atividade, despertou também a curiosidade dos pais e familiares. Lourenço, também de Badajoz e familiar de Mário considera os jogos “surpreendentes, antigos e parece que entretém muito as crianças”, e afirma que também gostou deste tipo de jogos.

Sandra Orelhas refere que “é interessante para as crianças conhecerem este tipo de jogos, mais antigos, que não conhecem é bonito jogarem e praticarem”, admitindo que também os adultos têm entusiasmo para jogar”.

Já Filipe Pinto, natural de Lisboa, está a passar férias em Campo Maior, e tendo em conta que este ano não há Festas, considera a iniciativa “boa para s crianças se divertirem e  desenvolver a sua agilidade”.

“A Estranha Viagem do Sr. Tonet”, para miúdos e graúdos descobrirem durante este fim de semana, no jardim municipal de Campo Maior, entre as 9 e as 11 horas e entre as 17 horas e 20 horas.

Grupo “Allcante” atua esta noite de sábado em Alandroal

O Grupo Allcante atua esta noite de sábado, dia 14, às 21.30 horas, em Alandroal.

Este espetáculo insere-se na iniciativa “Alandroal Convida- Cultura em casa”, decorre no Fórum Cultural Transfronteiriço de Alandroal, contando com entrada gratuita.

O espetáculo do Grupo Allcante será igualmente, transmitido através do facebook da Câmara Municipal de Alandroal.

Mais dois casos Covid e uma recuperação registados em Campo Maior

O concelho de Campo Maior regista este sábado, dia 14, dois novos casos de infeção por Covid-19, e também a recuperação de mais um doente, pelo que tem agora cinco casos ativos.

Desde o início da pandemia, no concelho, foram registados 680 casos positivos de Covid-19, dos quais 664 já recuperaram da doença. Vítimas de Covid-19, em Campo Maior, morreram 11 pessoas.

 

Amaro Antunes assume camisola Amarela na Volta a Portugal em bicicleta

Na oitava etapa, a antepenúltima, Amaro Antunes chegou à tão desejada liderança da Volta. Na luta muito particular entre W52-FC Porto e Efapel, desta vez foram os azuis a terem sucesso no ataque ao primeiro andar sendo que, mais uma vez, a fuga decidiu o vencedor na etapa. No topo da Serra do Larouco, esta sexta-feira 13, viu-se mais uma vitória de Kyle Murphy (Rally Cycling), mas a luta pela Camisola Amarela Santander remeteu o triunfo do norte-americano para segundo plano.

O algarvio Amaro passou para a frente da classificação, agora com 14 segundos de vantagem para o espanhol. A corrida termina com um contrarrelógio, pelo que a Senhora da Graça tem importância acrescida para quem não é tão forte nesta especialidade. Frederico Figueiredo ficou a 18 segundos, Moreira a 50 segundos, Casimiro a 57 e Brandão a 58.

A mítica Senhora da Graça, em Mondim de Basto, espera pelos ciclistas este sábado, mas antes, a etapa não será nada fácil. Serão 145,5 quilómetros entre Boticas e Mondim de Basto, com a meta instalada no alto do Monte Farinha. Há cinco contagens de montanha que começam bem cedo: Sabroso de Aguiar (21,1 quilómetros), Torgueda (70,8), Velão (80,5) e antes da Senhora da Graça (primeira categoria), os ciclistas terão de ultrapassar a subida do Barreiro (101,2). As metas volantes estão instaladas em Pedras Salgadas (25,9), Vila Real (58,8) e Mondim Basto (133,8).

Rita Guerra atua esta noite de sábado em Campo Maior

No âmbito do projeto “Cultura em Rede”, da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, Campo Maior recebe este fim de semana duas iniciativas culturais.

A primeira trata-se de um concerto de Rita Guerra marcado hoje, às 21.30 horas, no Campo da Feira. Vanda Alegria, vereadora no município de Campo Maior explica que “a entrada é gratuita, mas que os bilhetes devem ser levantados no Posto de Turismo”, sendo esta “uma iniciativa que pretende alavancar as atividades económicas que decorrem da dinamização cultural e artística, muito afetado pela pandemia”.

O concerto tem lotação limitada de 420 pessoas, e no mesmo serão cumpridas todas as medidas de segurança, no que à Covid-19 diz respeito, como distanciamento social e uso de máscara. Vanda Alegria deixa o convite a todos para que se juntem a esta iniciativa, neste “noite quente de verão”.

Segundo prémio do Euromilhões sai em Portugal

O primeiro prémio do Euromilhões, no valor de mais de 113 milhões de euros saiu, ontem, a um apostador no estrangeiro. Já o segundo prémio de 221 mil euros saiu a cinco apostadores, um dos quais com aposta registada em Portugal.

O terceiro prémio de 86 mil euros vai para três apostadores no estrangeiro, e o quarto prémio de 1.835 euros saiu a 44 jogadores, dois deles com aposta registada em território nacional.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 06 – 12 – 44 – 47 – 49 e pelas estrelas 08 e 12.

Piscinas de Elvas são uma opção em dias mais quentes

Com as altas temperaturas que se fazem sentir, a procura por locais como as piscinas municipais é bastante frequente. Provenientes do Elvas, de concelhos vizinhos ou até mesmo de Badajoz, muitos são os que procuram este local para se refrescarem.

Beatriz Prates é de Elvas e tem por hábito deslocar-se às piscinas “com a irmã. Gosto muito da água e aproveitamos para passar o dia”. Questionada sobre os cuidados a ter com o calor, garante que “usa sempre protetor solar”. Do concelho vizinho de Campo Maior, Tiago opta pelas piscinas de Elvas porque “são mais calmas. Acabado de chegar, num grupo de três pessoas, o campomaiorense garante que “sempre que está calor” desloca-se às piscinas de Elvas. Tivemos também oportunidade de falar com um grupo de São Vicente e Ventosa que opta pelas “horas de menor calor por trazermos crianças”. Daniela Mafra também é de Elvas e sempre que pode aproveita para ir à piscina, uma vez que “é tranquila e tem muito espaço”. Caren viajou de Badajoz e tem por hábito frequentar as piscinas. Lamenta apenas a ausências “das espreguiçadeiras, devido à Covid”.

As Piscinas Municipais de Elvas, no Morgadinho, estão abertas às segundas-feiras, entre as 14 e as 19 horas e, nos restantes dias, das 11 às 19 horas.

“O Elvas” – Sacavenense da Taça de Portugal transmitido em direto na TV

O jogo entre “O Elvas” e o Sacavenense, da primeira eliminatória da Taça de Portugal, tem transmissão em direto na Tv por cabo, no Canal 11, da Federação Portuguesa de Futebol.

A partida vai realizar-se no dia 11 de setembro, sábado, às 16.45 horas no Campo Patalino do Estádio Municipal de Elvas.

O Canal 11 e a Federação Portuguesa de Futebol, anteciparam o encontro para sábado, numa hora em que não fosse necessária iluminação artificial do relvado.

Aos 74 anos de vida, “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos vai ter, pela primeira vez na sua história, um jogo de futebol transmitido em direto pela televisão.