Festival Sete Sóis Sete Luas de regresso às origens e a Montemor

O festival Sete Sóis Sete Luas está de regresso às origens, que é como quem diz a Montemor-o-Novo, já na noite deste sábado, 7 de agosto.

Este é “um regresso a casa”, quando o festival está prestes a festejar o seu 30º aniversário, revela o diretor do festival, Marco Abbondanza, que recorda a forma como o povo de Montemor acolheu o grupo de atores italianos, em que se inseria, há mais de três décadas, e que acabou por ajudar ao desenvolvimento do evento.

“É uma rede já de mais de 30 cidades, 12 países do mundo lusófono e mediterrâneo, mas, depois de todas estas andanças, também sentimos a importância daquilo que sentimentos em Montemor, já há mais de trinta anos. Por isso, é um regresso às origens, a este povo de Montemor, que nos acolheu de uma forma incrível, quando éramos jovens estudantes e atores de teatro, com uma abertura e gestos de fraternidade e de amizade. Sentimos que tínhamos de retribuir esta simpatia, que foi muito importante e nos ajudou no desenvolvimento deste projeto, já consolidado”, refere.

Marco Abbondanza recorda que o festival começou entre Montemor-o-Novo, com uma relação especial que foi estabelecida com José Saramago, na cidade, e Itália, sendo que, passados tantos anos, o evento já chegou a cidades de países como Marrocos, Tunísia, Eslovénia, França e Cabo Verde.

“Nós estivemos em Montemor, durante quase dois meses a fazer uma residência teatral e toda a gente nos falava, em 1991, deste grande escritor, José Saramago, que tinha estado em Montemor, para ficar um período e preparar o seu primeiro romance, “’Levantado do Chão’”, recorda. Saramago acabou por apadrinhar a ideia do festival, daí o nome do mesmo, sendo a primeira figura a participar nele.

Marco Abbondanza garante ainda que o programa do festival, a decorrer em Montemor-o-Novo, é “interessante, ambicioso e que envolve artistas de todo o mediterrâneo”. Para a realização da edição deste ano do festival em Montemor contribuiu também a vontade do Município, garante o diretor, que “gostou muito desta possibilidade”. “Espero que seja um regresso para ficar, por muito tempo”, remata.

Esta noite será apresentado, no Largo da Rua Ernesto Pinto Ângelo, um espetáculo do 7Luas Med Orkestra, dirigido por Custódio Castelo, pelas 21.30 horas. O concerto irá decorrer de acordo com todas as normas da Direção-Geral da Saúde, com lotação limitada.

Os bilhetes são gratuitos e podem ser levantados no Posto de Turismo, no local do evento e em municipiomontemoronovo.bol.pt.

O festival estende-se até outubro, com exposições, outro concerto e a pintura de um mural alusivo ao roteiro “Levantado do Chão”.