Estremadura espanhola com mais duas mortes e 478 casos Covid

A Estremadura espanhola regista, esta quarta-feira, dia 4,  mais 478 casos de Covid-19 e, duas vítimas mortais.

Destes casos, 128 foram registados na Área de Saúde de Badajoz.

Desde o início da pandemia, na região, morreram, vítimas do novo coronavírus, 1785 pessoas.

Foram dados como recuperados da Covid-19, nas últimas 24 horas, 400 doentes, num total de 82.845 altas.

Nos hospitais da região, encontram-se agora internadas 105 pessoas, 12 em Unidades de Cuidados Intensivos.

Paulo Ivo: “calcanhar de Aquiles do PS foi trabalhar muito para o turista”

Paulo Ivo Martins Sabino de Almeida, de 40 anos, natural e residente em Campo Maior, é o cabeça de lista pela CDU, à Câmara de Campo Maior, nas eleições de 26 de setembro, e esteve esta tarde de quarta-feira dia 4, entrevista na Rádio ELVAS.

Paulo Ivo foi membro da assembleia municipal, é membro da direção da Casa do Povo, e atual vereador da oposição, no município. Esta é a segunda vez que o candidato se apresenta a sufrágio.

Para estas eleições, o candidato apresenta-se com “uma equipa renovada, que pela primeira vez integra membros novos que pela primeira vez integram a lista da CDU, e com membros que, pela primeira vez integram listas para as eleições autárquicas, e é com muito orgulho que integramos homens e mulheres, em que 51% são elementos independentes, as listas são compostas 37 homens e 26 mulheres, e 40% dos elementos da lista têm 40 ou menos anos”. O candidato afirma também que para si foi “um orgulho” aceitar o convite para encabeçar a lista em Campo Maior, pela CDU.

Paulo Ivo considera que, “das propostas presentadas pelo PS”, e enquanto vereador da oposição, a CDU “votou muitas favoravelmente e entende que, o calcanhar de Aquiles da gestão do PS, em Campo Maior, foi trabalhar muito para o exterior, para o turismo, e no próximo mandato temos que trabalhar mais para os campomaiorenses, que têm necessidades que algumas conseguem ser suprimidas pelo turismo, outras, nem tanto”.

O candidato apresenta algumas das propostas do partido para o concelho de Campo Maior. Paulo Ivo considera “importante o alargamento das bolsas de estudo do município a estudantes do mestrado não integrado, uma vez que neste momento apenas é atribuído aos alunos de mestrado integrado na licenciatura, o que não faz sentido, porque os outros devem ter os mesmos direitos”.

Outra das propostas de Paulo Ivo é “adaptar o edifício do concelho ou renovação da sede da banda 1º de Dezembro para criação de uma escola de música, em colaboração com a banda, para alargar o número de alunos que estudam música e para haver uma maior oferta cultural no concelho”, e ainda “dinamização da biblioteca e trazer escritores famosos ao concelho, para incentivar a leitura nos jovens campomaiorenses, e continuar a apoiar as associações do concelho”.

Paulo Ivo é o candidato pela CDU à Câmara de Campo Maior, Pedro Reis à Assembleia Municipal, Hugo Milton à Junta de Freguesia da Expectação, Ana Cachapa à freguesia de São João Baptista e na Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Graça dos Degolados o candidato é Hugo Laço.

Pode ouvir a entrevista completa a Paulo Ivo, aqui:

Elvas com mais quatro casos de Covid-19 e duas altas

O concelho de Elvas regista esta quarta-feira, dia 4, quatro novos casos de infeção por Covid-19, e mais duas recuperações da doença, pelo estão ativos 41 casos de infeção.

Desde o início da pandemia, Elvas registou 1602 casos de infeção, sendo que 1532 já recuperaram e 29 pessoas morreram.

Projeto desenvolvido entre IPP e ULSNA classificado em 1º lugar de concurso regional

Na primeira edição do concurso de ideias de cocriação de inovação, promovido no Politécnico de Portalegre, ficou classificado em primeiro lugar o projeto que respondeu ao desafio proposto pela Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA, E.P.E.), na área da literacia em saúde.

A iniciativa Link Me UP – 1000 ideias – Sistema de Apoio à cocriação de inovação, criatividade e empreendedorismo – envolve um consórcio de 13 Politécnicos nacionais, financiado pelo COMPETE, recorre à metodologia Demola para desenvolvimento dos projetos por equipas multidisciplinares e promove dois concursos (regional e nacional).

Nesta fase regional concorreram nove trabalhos, que foram desenvolvidos por equipas de cocriação de inovação, compostas por estudantes do ensino superior e do ensino secundário profissional, empresas/organizações e professores que, em conjunto, refletiram sobre desafios reais, numa perspetiva de apresentação de sugestões e orientação estratégica futura.

A par da atribuição de um prémio monetário, a equipa vencedora do concurso regional participará num evento internacional para enriquecimento do conhecimento em cocriação e foi admitida para participar no concurso nacional, que se realizará no IP Santarém, de 13 a 16 de setembro.

O projeto vencedor dá pelo nome de “Health literacy”, em que o objetivo é identificar estratégias para aumentar os níveis de literacia em saúde da população, pois possuir competências neste âmbito é essencial para que as pessoas tomem decisões informadas e se tornem mais autónomas e responsáveis em relação à sua saúde.

O projeto contou com uma equipa composta por docentes, estudantes de licenciatura da Escola de Saúde do IPP, e a ULSNA.

O resultado final apresentado pela equipa de estudantes consistiu na elaboração de um protótipo de uma app: “+ POR TI”.

A app visa prevenir doenças e promover a saúde nos adolescentes, proporcionando-lhes informação detalhada e fidedigna para que possam aumentar a sua literacia em saúde.

Esta app encontra-se dividida em duas temáticas principais: Comportamentos de risco (Comportamentos aditivos com ou sem substâncias; Gravidez e reprodução; Infeções sexualmente transmissíveis) e Estilos de vida saudável (Alimentação saudável; Exercício físico; Hábitos de sono e repouso). Para cada temática, existem quatro separadores: as informações úteis (breve definição sobre o tema); Como prevenir (links de sites com informações fidedignas); Onde procurar ajuda (instituições ou profissionais qualificados); Quizz (onde os adolescentes podem avaliar os seus próprios conhecimentos, acerca dos temas pesquisados).

Alentejo tem mais 138 infetados por Covid-19

A região Alentejo regista hoje, quarta-feira, dia 4, mais 138 casos de Covid-19.

Desde o início da pandemia, a região conta com 34 149 infetados e 983 mortes, de acordo com o boletim da Direção Geral de Saúde.

Portugal regista 3203 novos casos de Covid-19 e 15 mortes

Portugal registou, nas últimas 24 horas, 3203 novos casos, 15 óbitos e 3290 recuperados de Covid-19.

Esta quarta-feira, dia 4, 919 (-26) doentes estão internados, 204 em unidades de cuidados intensivos.

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 17.412 mortes, 977.406 casos de infeção e 912.620 doentes recuperados, de acordo com os números divulgados hoje no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Azenhas D’El Rei em pleno só em 2022

Ao contrário do que estava inicialmente previsto, a Praia Fluvial de Azenhas D’El Rei, no concelho de Alandroal, não deverá funcionar em pleno já este verão.

“O primeiro concurso não teve interessados e a parte da obra do ancoradouro está atrasada devido ao nível das águas”, de acordo com o presidente da câmara, João Grilo.

O autarca adianta que este ano, deverá ser apresentado “um pequeno vislumbre do que será o projeto final e que estará em pleno no próximo ano. Continuamos a trabalhar e a dar tudo por tudo para concluir o projeto, até porque temos fundos para executar”.

A Área Recreativa e de Lazer das Azenhas d’El Rei resulta de um investimento por parte da autarquia de cerca de 550 mil euros, financiados em parte pelo Turismo de Portugal com um incentivo de 300 mil euros.

Os Verdes apresentam manifesto

O Partido Ecologista Os Verdes apresentou hoje o Manifesto Verde para as próximas eleições autárquicas, no quadro da CDU.

Assente no princípio “Pensar Global – Agir Local”. este manifesto “contém os princípios que um partido ecologista tem +ara a gestão autárquicas e queremos puxar esses princípios para os programas da CDU local, definindo questões que nos parecem fundamentais para o desenvolvimento das populações, neste caso a questão da mobilidade que tanto afeta as populações da região”, de acordo com Manuel Cunha, dirigente do partido ecologista “Os Verdes”.

“Por outro lado, foi aqui também focada a questão da proteção do património e valorização da cultura”, sublinhou a responsável.

Cátia Terrinca é candidata da CDU à Assembleia Municipal de Elvas e destacou a questão da cultura e da “falta de programação regular no Cineteatro municipal como uma grande lacuna. Há muitos espaços concelhios que estão fechados ao acesso do público, como a Cisterna. Promover este acesso à cultura desde a primeira infância aos seniores é essencial para que possamos ter uma melhor qualidade de vida”.

A apresentação do manifesto decorreu no Largo Da Misericórdia, em Elvas e contou com a presença de alguns candidatos da CDU aso diversos órgãos autárquicos do distrito de Portalegre.

Autocuidado é o tema do programa “Elvas + Solidária”

O Autocuidado é um conceito abstrato e pessoal, uma vez que cada pessoa, define o seu próprio autocuidado, ou seja, a medicina diária de cada um.

N edição desta semana, do programa “Elvas + Solidária”, a educadora social no Agrupamento de Escolas nº2 de Elvas, Carla Louro, explica a importância de cada pessoa perceber o que significa cuidarmos de nós próprios. Carla Louro refere que devemos questionar-nos sobre o que é o autocuidado, e pensarmos enquanto pais, o que é autocuidado, se é ouvir uma música, fazer uma viagem, entre outras coisas, qual é a nossa medicina diária”.

Muitas vezes na parentalidade, os pais dedicam-se exclusivamente aos seus filhos, esquecendo-se de si próprios. A educadora social adianta que existe uma frase que diz: “se não tens 30 minutos para cuidar de ti, diariamente, significa que precisas de uma hora, e há que trabalhar o amor próprio que não é egoísmo”. Pelo que, “os pais devem cuidar de si, física e mentalmente, para poderem auxiliar os filhos, e os filhos são os espelhos dos pais”.

Carla Louro revela ainda como é que os pais podem educar os filhos a cuidarem de si próprios. Podem ver no youtube o vídeo “as crianças veem as crianças fazem”, e afirma que “o maior tempo da educação que damos aos filhos e enquanto professores é a educação informal, sobre o que fazemos e lhes mostramos, porque é isso que eles vão refletir”.

O autocuidado é o tema em destaque esta semana no programa “Elvas + solidária”, com a educadora social no Agrupamento de Escolas nº 2 de Elvas, Carla Louro.

Pulseira eletrónica para homens detidos por violência doméstica em Alandroal

Dois homens, de 48 e 51 anos, foram detidos na passada segunda-feira, dia 2, por violência doméstica, no concelho de Alandroal, pelo Comando Territorial de Évora, através do Núcleo de Investigação e de Apoio a Vítimas Especificas (NIAVE).

No âmbito de uma investigação por violência doméstica, os militares da Guarda apuraram que os suspeitos, habituais consumidores de álcool, residiam e agrediam física e psicologicamente a vítima, mãe de ambos, de 70 anos, de forma reiterada.

Os detidos, após serem presentes ao Tribunal Judicial de Évora, ficaram sujeitos às medidas de coação de proibição de contactos com a vítima, por qualquer forma ou meio, e afastamento da sua residência, num raio de 300 metros, controlados através de pulseira eletrónica.

Campo Maior sem novos casos de Covid-19

O concelho de Campo Maior não regista esta quarta-feira, dia 4 de agosto, novos casos de infeção por Covid-19, pelo que se mantém com nove casos ativos.

Desde o início da pandemia, em Campo Maior foram registados 674 casos de infeção, sendo que 654 já recuperaram da doença e 11 pessoas perderam a vida.

O Cafézinho em destaque no “Retoma da Economia”

Carmen João Caeiro é proprietária do Cafézinho que se localiza no Clube dos Amadores de Caça e Pesca de Elvas, na Rua de Camões, nº1.

Foi há cerca de um ano que Carmen decidiu explorar este espaço, no clube. Trata-se de um espaço que conta com balcão, uma sala para refeições e ainda uma pequena esplanada e, apesar do espaço ser exclusivo a sócios, é admitida a presença de outros clientes, se a situação pandémica o permitir.

No Cafézinho reina o “convívio e boa disposição”, como revela a proprietária, sendo que este local é “uma típica tasquinha/taberna”, onde os pratos confecionados são os petiscos, como “queijo, azeitonas, presunto, omeletes de espargos, migas, dando assim também primazia aos pratos típicos e da época de caça e pesca”. Para outro tipo de refeições apenas funciona por reserva, uma vez que o espaço não permite ter muitas pessoas, no seu interior.

O Cafezinho funciona das 10 horas às 15 horas, e das 17 horas “até que a lei me permita”, refere Carmen João Caeiro. O programa Retoma da Economia conta com o apoio da Câmara Municipal de Elvas. Pode ouvir a entrevista completa a Carmen João Caeiro, aqui:

 

Marcos Bastinhas na corrida de touros do Campo Pequeno

António Telles, Marcos Bastinhas e Francisco Palha estão em praça esta quinta-feira, dia 5, para a corrida de touros da inauguração da temporada 2021 no Campo Pequeno.

O espetáculo está marcado para as 21.30 horas e conta com os Grupos de Forcados Amadores de Lisboa e Coruche que pegam os touros da Ganadaria Canas Vigouroux.

Euromilhões com jackpot de 84 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões, na sexta-feira, vai ter um jackpot de 84 milhões de euros uma vez que nenhum apostador acertou na chave sorteada ontem.

O segundo prémio, no valor de 193 mil euros, foi entregue a três apostadores no estrangeiro.

O terceiro prémio, de 19 mil euros, vai ser entregue a sete apostadores, um com aposta em Portugal.

A chave vencedora do concurso de ontem do Euromilhões, é composta pelos números 17 – 21 – 23 – 45 – 46 e pelas estrelas 7 e 11.

Bombeiros sem capacidades para evacuações “normais” à noite

As corporações de bombeiros do distrito de Portalegre não têm recursos, nem financeiros nem de pessoal, para fazer uma evacuação normal, não programada, no período noturno.

Manuel Marçal Lopes (na foto), presidente da Federação Distrital de Bombeiros do Distrito de Portalegre, refere que “uma evacuação é algo que acontece, não está prevista, e os corpos de bombeiros podem ou não ter disponibilidade para o fazer nesses horário. Normalmente, no horário noturno, existe só p pessoal de emergências. As corporações têm INEM e reservas. Mas há corporações em que não há reservas. Por exemplo, há uma alta no hospital de Portalegre, em que é necessário transportar o doente para casa. Nem sempre os bombeiros têm esse recursos. Os bombeiros de maior dimensão, podem ter duas ou três equipas a funcionar à noite. Mas os de menor dimensão têm apenas uma”.

Quando se fala de uma emergência, é acionado o Sistema Integrado de Emergência Médica que, no distrito, conta com, pelo menos 15 ambulâncias do INEM. O presidente da federação garante que “ao nível das urgências, o distrito não está mal servido. É claro que nunca estamos satisfeitos e achamos que podemos ter sempre mais. Mas ninguém deixa de ser atendido pela falta de recursos a esse nível. No entanto, quem faz a avaliação inicial tem que esclarecer se se trata de uma emergência ou de um transporte normal de evacuação. À noite, não é muito normal existirem recursos”.

Manuel Marçal Lopes refere ainda que a nível monetário é muito complicado para as associações de bombeiros, uma vez que “o INEM paga apenas 50 por cento dos custos associados às equipas de emergências. Ora, manter uma e, em alguns casos, duas equipas de emergência não é fácil. Nós não temos essa capacidade”.

Declarações de Manuel Marçal Lopes, presidente da federação Distrital de Bombeiros do Distrito de Portalegre, a propósito da capacidade de resposta das corporações para realizar evacuações em período noturno.