Pegada Ecológica: comportamentos de risco devem ser evitados

Numa altura em que somos confrontados diariamente com as alterações climáticas, é importante estarmos alerta com a diminuição dos recursos naturais e com os impactos negativos que o nosso padrão de consumo exagerado tem no Planeta Terra.

Mas o que é a pegada ecológica? A pegada ecológica está ligada à crescente procura mundial por bens de consumo, que coloca em risco os principais recursos naturais do planeta. Todas as ações aplicadas ao meio ambiente deixam impactos conhecidos como pegada ecológica.

De acordo com um estudo feito pela Zero Associação Sistema Terrestre Sustentável, Portugal esgotou os recursos naturais disponíveis para o ano todo de 2021. Já no ano de 2020, o esgotamento dos recursos naturais foi atingido no dia 25 de maio, o que significa que os portugueses, para além de estarem a acelerar o consumo, também acumulam um saldo negativo ao longo dos anos.

Quisemos saber se os elvenses têm cuidados diários para reduzirem a sua pegada ecológica.

Vítor Caeiro revelou-nos que não tem tantos cuidados como deveria “neste momento não tenho cuidados alguns, mas tento não deitar garrafas quando vou nalgum carro ou viagem, tento sempre deitar no caixote do lixo os papéis, mas fazer a reciclagem na minha casa não faço, porque não tenho hipóteses para isso”. No entanto, acrescenta “todos nós devíamos cuidar do ambiente”.

Maria Calado referiu que faz separação do lixo “faço reciclagem de tudo, tanto dos vidros à parte, como dos plásticos e opto por andar a pé”.

Já Fátima Bagulho alega que prefere andar de transportes públicos “ando de transportes públicos, principalmente de bicicleta, de carro não. E, concluiu “faço separação do lixo e só utilizo água quando necessário”.

Leandro Pinheiro revelou-nos que os cuidados são escassos “os cuidados são escassos, tanto os papéis como os restos de comida vão para o lixo, porque não há mais condições para o fazer”.

Por fim, Gustavo Russo referiu que tem cuidados com o meio ambiente e que fora de casa o cenário é outro “em casa faço tudo, tenho cuidados, mas cá fora vejo o contrário, há máscaras espalhadas pelo chão e as pessoas não têm cuidado. Referiu ainda “os meus vizinhos não têm cuidado com a água”.