Cerca de 40 crianças na primeira Academia de Rugby em Elvas

A primeira Academia de Rugby está a decorrer ao longo desta semana, em Elvas, numa iniciativa promovida pelo Rugby Clube de Elvas.

São cerca de 40 as crianças, entre os 3 e os 13 anos, que se inscreveram nesta academia, que tem quatro objetivos, como revela o responsável pela academia no Rugby Clube de Elvas, Luís Carvalho, “por um lado ocupar os tempos livres dos mais novos, fazer uma aproximação do clube aos atletas, familiares, amigos e outras crianças, melhorar as qualidades técnicas e táticas dos atletas, e por último dar oportunidade de se manterem ativos, tendo em conta a longa paragem que existiu, a nível desportivo, devido à pandemia”.

Quanto às atividades, dividem-se por duas fases, sendo que a manhã é dedicada ao rugby, no Estádio de Atletismo, “com jogos, aperfeiçoamento técnico, já durante a tarde há atividades culturais. Luís Carvalho explica que “já foram à Quinta dos Nabais, hoje estiveram nas piscinas do CEN, amanhã será feita uma visita ao Forte de Santa Luzia, e na quinta-feira ao museu do café, em Campo Maior, havendo por isso, um conjunto de temáticas até culturais, para enriquecer a cultura dos atletas, para conhecerem a cidade e se divertirem a experimentarem coisas novas”, garante.

Esta acaba por ser também uma forma de criar o gosto pela própria modalidade, que segundo Luís Carvalho, “está em expansão, principalmente em Elvas, e quem sabe se pode despertar o bichinho a estas crianças ou amigos, que nos queiram conhecer e que iremos acolher todos de bom gosto”.

Nas atividades desenvolvidas, todas as medidas relativas a evitar o contágio por Covid-19 são tidas em conta. O responsável por esta academia afirma que “no início da semana todas crianças e treinadores foram testados, havendo uma bolha formada, não há uso de máscara quando há jogo, mas tirando isso, o seu uso, bem como a desinfeção de mãos é obrigatório, mesmo à entrada do estádio, e no final da semana serão novamente realizados testes de despistagem à Covid-19”.

Para já, e como adianta Luís Carvalho, o feedback por parte de pais e crianças tem sido “muito positivo”, pelo que é objetivo, voltar a realizar esta academia. “Quando criámos a academia não estávamos à espera de ter tanta adesão, mas o objetivo é continuar a ter estas academias, sendo que no verão é o ideal”. Quanto às crianças, “têm adorado e criam novos laços de amizade, uma vez que há também crianças de Lisboa e do Brasil, que vêm passar férias à cidade, e tendo em conta que têm familiares a frequentar o clube, acabam por vir também” o que, garante Luís Carvalho, “é bom para o clube e para a cidade”.

Primeira academia de Rugby que decorre ao longo desta semana, na cidade, promovida pelo Rugby Clube de Elvas, contando com cerca de 40 crianças e quatro monitores, e com o apoio de atletas e elementos da direção do clube.

Fermelinda Carvalho apresenta candidatura a Portalegre

Na próxima quinta-feira, dia 29 de Julho de 2021, pelas 18 horas, o Jardim do Tarro em Portalegre acolherá a sessão de apresentação da candidatura de Fermelinda Carvalho à presidência da Câmara Municipal de Portalegre.

O evento conta com a presença de Luís Marques Mendes e José Ribeiro e Castro. Será anunciado o candidato a presidente da Assembleia Municipal, bem como os candidatos às Juntas de Freguesia do concelho.

Novos casos desta terça deixam Elvas quase sem margem para baixar de Risco Elevado

Os seis casos de hoje reportados pelo Município de Elvas deixam pouca margem para baixar de Risco Elevado.

A tendência de descida de novos casos foi esta terça-feira invertida, tendo a taxa de incidência subido de 192 para 216 casos por 100 mil habitantes.

Se amanha se verificarem oito ou mais casos, o concelho de Elvas deverá manter-se sob as restrições de Risco Elevado que tem neste momento.

Arronches recebe prova de duatlo

O XIII (13º) Duatlo de Arronches decorre no dia 31 de julho (sábado), pelas 9 horas, com partida e chegada na Zona Desportiva de Arronches.

A prova conta com cerca de cinco quilómetros de corrida, 20 de ciclismo e mais dois de corrida.

As inscrições podem ser feitas em www.federacao-triatlo.pt ou através do e-mail inscricoes@federacao-triatlo.pt

Foto de Sérgio Conceição em Campo Maior publicada na Astronomy Now

Uma imagem, da autoria do elvense Sérgio Conceição, capturada na Barragem do Caia, em Campo Maior, foi publicada pela Revista Astronomy Now. Na imagem, é possível visualizar vários meteoros, capturados durante a chuva de Meteoros Perseídas e é possível, também, visualizar-se a barragem, unindo neste caso a paisagem à Astronomia.

Apesar de a imagem ter sido capturada em 2020, foi destacada pela segunda vez e pode ser vista na edição de agosto de 2021.

A revista Astronomy Now é a maior revista de astronomia do Reino Unido e, desde 1987, é uma revista de leitura obrigatória para os astrónomos de todo o mundo.

Elvas com mais seis casos Covid e seis altas

O concelho de Elvas regista, esta terça-feira, dia 27 de julho, seis novos casos de infeção por Covid-19, e mais seis recuperados da doença.

Há, agora, 40 casos ativos de infeção no concelho.

Num total de 1571 casos registados, desde o início da pandemia, em Elvas, já recuperaram 1502 pessoas.

Vítimas de Covid-19, no concelho, morreram 29 pessoas.

Mais seis óbitos e 2316 casos Covid em Portugal

Portugal registou, nas últimas 24 horas, 2316 novos casos de infeção, seis mortes e 5051 recuperados de Covid-19. Assim, com mais altas do que novas infeções, o número de casos ativos baixou: são 51.255, menos 2741 que ontem.

Os novos casos de ontem para hoje concentram-se em três regiões: 920 (40%) no Norte, 835 (36%) em Lisboa e Vale do Tejo (LVT) e 283 (12%) no Centro. As mortes ocorreram quatro em LVT, uma no Norte e uma no Centro.

Esta segunda-feira, dia 26 de julho, há 928 doentes internados (mais nove de segunda para terça-feira), dos quais 200 estão em unidades de cuidados intensivos (mais dois nas últimas 24 horas).

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 17.307 mortes, 956.985 casos de infeção e 888.423 doentes recuperados, de acordo com os números divulgados hoje no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 2706 na terça 20 de julho; 4376 casos na quarta-feira 21 de julho; 3622 casos na quinta 22 de julho; 3232 casos na sexta-feira 23 de julho; 3396 casos no sábado 24 de julho; 2625 casos no domingo 25 de julho; 1610 cados na segunda-feira 26 de julho; e 2316 casos na terça 27 de julho.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Alentejo com mais 66 casos Covid

A região Alentejo regista, hoje, terça-feira, dia 27, mais 66 casos de Covid-19. Nas últimas 24 horas, não se verificaram óbitos, associados à doença.

Desde o início da pandemia, a região conta com 33.260 infetados e 980 mortes, de acordo com o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nos últimos oito dias, no Alentejo, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 77 casos na terça 20 de julho; 130 casos na quarta-feira 21 de julho; 71 casos na quinta 22 de julho; 132 casos na sexta-feira 23 de julho; 151 casos no sábado 24 de julho; 118 casos no domingo 25 de julho; 51 casos na segunda-feira 26 de julho; e 66 casos na terça 27 de julho.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Arronches e Benfica com evento solidário a favor dos bombeiros

O Sport Arronches e Benfica organiza, este domingo, dia 1 de agosto, um evento solidário, com o objetivo de angariar águas, sumos e barras energéticas para os Bombeiros Voluntários de Arronches.

Esta é já a terceira edição do evento, e como revela o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arronches, João Crespo, este assume-se como “uma mais valia, principalmente nesta altura de incêndios que se avizinha, e para munir os bombeiros, deste bem essencial”, sendo esta uma forma que “permite a prática de atividade física não só pelos membros do clube, como também por parte de todos aqueles que se queiram juntar”.

A partir das 9 horas e até ao meio dia, quem quiser pode entregar as águas no quartel e fazer a sua corrida, ou vice versa, mantendo as normas sanitárias necessárias, no que à pandemia diz respeito.

Sport Arronches e Benfica que organiza este domingo uma corrida solidária para angariar águas para os bombeiros da vila, ao mesmo tempo que é provida a prática de exercício físico.

Homem agredido com arma branca em Elvas

Um homem foi, alegadamente, empurrado e agredido com uma arma branca, esta terça-feira, dia 27.

O incidente ocorreu na Rua Sá da Bandeira, em Elvas, tendo o homem pedido ajuda junto da Esquadra da PSP, tendo sido acionados os meios de socorro. A vítima foi socorrida no local, mas viria a recusar o transporte para o hospital.

Segundo informações do CDOS de Portalegre, o alerta para a ocorrência foi dado às 13.17 horas e, para o local, foram mobilizadas uma ambulância dos Bombeiros Voluntários de Elvas e PSP, num total de dez operacionais.

CDU apresenta terça-feira candidatos às freguesias de Évora

Os candidatos da CDU às freguesias do concelho de Évora, nas próximas eleições autárquicas, são apresentados esta terça-feira, dia 27.

A sessão de apresentação pública está marcada para as 21 horas, na Praça de Sertório. A iniciativa terá a participação de Carlos Pinto de Sá, candidato da CDU à presidência da Câmara Municipal de Évora.

Nós, Cidadãos! apresenta candidatos no concelho de Estremoz

O Nós, Cidadãos! – Por Estremoz, liderado por Jorge Canhoto, apresentou a lista de efetivos à Câmara Municipal de Estremoz, Assembleia Municipal e União de Freguesias de Estremoz, bem como as cabeças de lista à União de Freguesias de Ameixial e às Freguesia de Arcos, Evoramonte e Veiros. A apresentação ocorreu no sábado, dia 24, no Jardim Municipal de Estremoz.

Primeiramente, Francisca de Matos, mandatária da candidatura, apelou ao voto da cidadania e à mudança de paradigma. Depois, o candidato apresentou as cabeças de lista às freguesias rurais nomeadamente Sandra Paixão, professora do Ensino Básico, à União de Freguesias do Ameixial, Luís Frade, professor Educação Física, para a Arcos, Almerindo Lino, operário febril, para Evoramonte e Rosinda Ferreira, trabalhadora independente, para Veiros.

Foram apresentados, ainda, os cinco primeiros nomes da lista à Freguesia de Estremoz, que é encabeçada pela professora Adosinda Pisco, professora aposentada, sendo acompanhada por José Carlos Coelho, Lídia Coelho, Vítor Pires e Andrea Grazina.

Já a lista da Assembleia Municipal conta com sete elementos e é encabeçada por Maria da Piedade Papança, professora de Filosofia, de 49 anos, natural da Freguesia de Glória, que nas palavras dirigidas aos presentes afirmou a sua profunda convicção de que a cidadania é o caminho correto para o verdadeiro exercício da democracia. Esta contará, ainda, com a companhia de Luís Mariano Guimarães, Luís Santiago, Ana Paulo Serrano, Susana Nunes, Pedro Perdigão e Vânia Silva.

Jorge Canhoto apresentou, por fim, a equipa que estará ao seu lado e que conta com Nuno Almeida, Manuela Lagoa, Mário Tiago, Guiomar Sala, Luís Frade e Susana Frade. Aproveitou também para chamar os restantes elementos que compõem a lista e que são Pedro Canoa, Inês Mira, Lara Serrano, Tiago Santos, Ângela Oliveira, Diogo Cabaços e Maria João Silveira.

Jorge Canhoto teceu algumas considerações sobre a candidatura nomeadamente que a mesma, no inicio, apenas visava a Câmara e a Assembleia Municipal mas que com o tempo a mesma foi crescendo. Acrescentou ainda que a candidatura do Nós, Cidadãos! não participará na baixa política de denegrir os adversários. Sendo que não espera daqueles a mesma postura. Jorge Canhoto reiterou, ainda, o facto de todas as listas do movimento cívico que lidera cumprirem a paridade, tal como pode ser constatado pelos cabeças de lista apresentados.

Campo Maior com mais dois casos de Covid-19

O concelho de Campo Maior regista esta terça-feira, dia 27, dois novos casos de infeção por Covid-19, e a recuperação de mais uma pessoa, pelo que tem agora oito casos ativos.

Desde o início da pandemia, em Campo Maior, foram registados 667 casos de infeção, dos quais 648 já recuperaram e 11 perderam a vida.

AFP esclarece clubes sobre candidaturas a programa “Reactivar Desporto”

No âmbito do Programa “Reactivar Desporto”, a Associação de Futebol de Portalegre (AFP) promoveu, na sexta-feira, uma reunião com os seus clubes para os esclarecer sobre as candidaturas que devem fazer até dia 16 de agosto e garantir assim um encaixe que pode fazer a diferença nas contas da nova época.

A reunião decorreu por videoconferência e contou ainda com a participação dos diretores da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Júlio Vieira e Rui Manhoso, que se disponibilizaram para estar ao lado da AF Portalegre numa iniciativa que pode ser crucial para auxiliar os clubes a candidatarem-se aos fundos deste programa.

Na verdade, tanto as Associações de Futebol como a FPF têm assumido um papel decisivo junto dos clubes, mostrando sensibilidade para o momento. A FPF disponibilizou inclusivamente um guia e um simulador, e as Associações, para além de toda a informação que já facultaram desde a abertura das candidaturas, reforçaram a sua disponibilidade para apoiar mais uma vez os seus clubes, que podem receber até 50 euros a fundo perdido por cada atleta.

De recordar que o programa “Reativar Desporto” foi lançado pelo Governo através do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) com o objetivo de apoiar a recuperação económica de um setor muito afetado pela pandemia da Covid-19.

Depois dos apoios prestados pela FPF e pelas Associações de Futebol, esta é mais uma oportunidade de ajudar a recolocar o desporto como uma verdadeira força-motriz da sociedade e merece a atenção de todos os que nele estão envolvidos e o mantiveram vivo durante o último ano e meio.

Restaurante O Batista no “Retoma da Economia”

José Batista (na foto), proprietário do Restaurante – Bar “O Batista”, na Rua da Feira, em Elvas, decidiu, em 2003, dedicar-se à área da restauração depois de ter ficado desempregado.

Diariamente, o estabelecimento conta com três pratos do dia: dois de carne e um de peixe. José Batista garante que, atualmente, o take away, sobretudo devido à pandemia, ganhou mais adeptos, uma vez que “as pessoas preferem apanhar a refeição e comer em, casa”.

O Restaurante – Bar “O Batista”, na Rua da Feira, em Elvas, funciona de segunda-feira a sábado, das 8.30 às 15 horas e das 18 às 21.30 horas e está em destaque no programa “Retoma da Economia” de hoje que conta com o apoio da Câmara Municipal de Elvas.

Utentes da Santa Casa de Campo Maior têm visitas com marcação

A Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior mantém, as visitas aos utentes da instituição, mediante algumas regras.

O provedor da instituição, Luís Machado refere que as visitas têm que ser “marcadas previamente, e com uma duração específica, sendo que o local onde estas decorrem é desinfetado antes e depois da visita dos familiares, aos utentes”. O local de visitas “é sempre o mesmo, havendo uma divisória de acrílico que os separa”.

Para Luís Machado, um dos grandes problemas da pandemia reside “na falta de afetos e ao nível psicológico”, dos utentes. “Sentimos nessas pessoas e nos familiares a perturbação que causa, forma como a visita tem que ser feita, mas tem de ser, é a realidade com que temos que viver e esperamos que isto termine o mais rapidamente possível”, revela o provedor.

Santa Casa de Campo Maior que mantém as visitas de familiares aos utentes, mediante algumas regras, de forma a evitar o contágio por Covid-19.

Três nadadores do CEN com bons resultados no campeonato nacional

O Clube Elvense de Natação (CEN) esteve presente, no passado fim de semana, dias 24 e 25, no Campeonato Nacional de Natação de infantis em piscina longa de 50 metros, em Setúbal, que contou com um total de 97 clubes, num total de 478 atletas.

O clube esteve representado por três nadadores: Luís Franco, Gabriela Pinto e Inês Escarduça.

Os atletas tiveram excelentes resultados havendo a destacar os tempos alcançados por Luís Franco, onde conseguiu um 17º lugar a 200m bruços, tendo conseguido cumprir com os tempos de acesso ao campeonato (TAC), em todas as provas em que participou, e conseguindo ainda novos recordes pessoais. Já Inês Escarduça esteve conseguiu vários recordes pessoais em todas as provas e pontuar para a tabela Rudolf e por sua vez para a classificação geral do campeonato, por fim a Gabriela Pinto esteve também a altura da prova tendo conseguido também bons resultados e que se refletiram e melhorias no seus tempos que a levaram a estar presente na prova.

O clube marca assim presença mais um ano nos campeonatos, após a interrupção de um ano, pois o ano passado não se realizaram por terem sido cancelados, devido à Covid-19.

Montemor com mais dois casos Covid e cinco recuperados

Montemor-o-Novo regista dois novos casos de Covid-19, bem como a recuperação de cinco doentes. Há agora, no concelho, 26 casos ativos no concelho.

Desde o início da pandemia, Montemor registou um total de 1158 casos de infeção, dos quais 1069 já foram dados como recuperados. Vítimas de Covid-19, no concelho, morreram 63 pessoas.

A informação, disponibilizada pela Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, é transmitida pelo departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde (ARS) Alentejo e referente ao passado sábado, dia 24 de julho.

Carolina Pingueiro (CEN) bate recorde pessoal no Nacional de sub-18

Carolina Pingueiro, atleta do Clube Elvense de Natação (CEN), esteve presente no Campeonato Nacional de Atletismo sub-18, que decorreu no passado fim de semana, dias 24 e 25 de julho, em Lousada.

A atleta, ainda pertencente ao escalão de sub-16, conseguiu obter marca para participação em prova de escalão superior, na modalidade de 800 metros, competindo contra atletas com mais dois anos de idade.

Numa prova dividida por séries, Carolina Pingueiro venceu a sua série com um tempo de 2:23,56 (dois minutos, vinte e três segundos e cinquenta e seis centésimos), batendo assim o seu recorde pessoal, terminando no 15.º lugar da geral, num total de 28 atletas.