Filipe Batuca candidato CDU à Câmara de Arronches

Filipe Batuca (na foto), de 32 anos, natural de Arronches, é o candidato independente da Coligação Democrática Unitária (CDU), proposto pelo Partido Comunista Português (PCP), à Câmara Municipal de Arronches.

Licenciado e mestre em Jornalismo, Comunicação e Cultura, pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Instituto Politécnico de Portalegre, trabalha para o Instituto Nacional de Estatística desde 2015.

Em 2017, integrou as listas da CDU concorrentes ao município de Arronches.

Estremadura espanhola tem mais 442 casos de Covid-19

O número de casos de infeção por Covid-19 voltou a aumentar na Estremadura espanhola com 442 novos infetados nas últimas 24 horas e mais 10 pessoas nas unidades hospitalares, sendo que 288 pessoas foram dadas como recuperadas.

Nos hospitais estremenhos estão internados 62 doentes, cinco em Unidades de Cuidados Intensivos.

Por áreas de saúde: Badajoz, 124; Mérida, 89; Cáceres, 79; Don Benito, 53; Llerena – Zafra, 41; Plasencia, 21; Coria, 10 e Navalmoral de la Mata, 5.

Elvas regista mais três casos Covid e oito recuperações

O concelho de Elvas regista hoje, terça-feira, dia 20, mais três casos de Covid -19 e a recuperação de oito pessoas.

Desde o início da pandemia, Elvas registou 1560 casos de infeção, sendo que 61 estão ativos, 1471 foram já dados como recuperados e 28 pessoas morreram.

GNR do distrito deteve cinco pessoas numa semana

O Comando Territorial de Portalegre da Guarda Nacional Republicana (GNR), para além da sua atividade diária, levou a efeito um conjunto de operações, no distrito de Portalegre, na semana de 12 a 18 de julho, que visaram a prevenção e o combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras.

Das referidas ações resultaram cinco detenções em flagrante, sendo duas por condução sob influência do álcool; duas por condução sem habilitação legal e uma por furto de metais não preciosos.

Registaram-se 172 infrações de trânsito, destacando-se nove por falta de inspeção periódica obrigatória; nove por deficiência nos pneumáticos; oito por falta ou mau uso do cinto de segurança ou do sistema de retenção de crianças; seis por uso de telemóvel durante a condução e três por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.

Ocorreram dez acidentes de viação dos quais resultaram dois feridos leves.

No âmbito da fiscalização geral, foram elaborados nove autos de contraordenação relativos à proteção da natureza e do ambiente.

A GNR efetuou ainda 133 ações de sensibilização no âmbito do programa “Comércio Seguro”, tendo sido sensibilizados 158 comerciantes; 109 no âmbito do programa “Idosos em Segurança”, tendo sido contactados 147 idosos; e 39 no âmbito do programa “Escola Segura”, tendo sido sensibilizadas 152 pessoas da comunidade escolar.

Portugal regista 2706 novos casos e quatro óbitos

Portugal registou, nas últimas 24 horas, 2706 novos casos de infeção, quatro mortes e 4451 recuperados de Covid-19.

Estes números permitem reduzir os casos ativos: hoje são 50.487, menos 1749 desde ontem. Os quatro óbitos ocorreram dois em Lisboa e Vale do Tejo (LVT), um no Norte e um no Algarve. Dos 2706 novos casos, a distribuição dos números maiores contempla 1196 (44%) em LVT, 953 (35%) no Norte, 219 (8%) no Centro e 199 (7%) no Algarve.

Esta terça-feira, dia 20de julho, a situação hospitalar teve comportamentos antagónicos: 854 (mais três que ontem)) doentes estão internados, dos quais 177 (menos quatro desde ontem) em unidades de cuidados intensivos.

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 17.219 mortes, 935.246 casos de infeção e 867.540 doentes recuperados, de acordo com os números divulgados hoje no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 2650 casos na terça 13 de julho; 4153 casos na quarta-feira 14 de julho; 3641 casos na quinta 15 de julho; 3547 casos na sexta-feira 16 de julho; 3677 casos no sábado 17 de julho; 3261 casos no domingo 18 de julho; 1855 casos na segunda-feira 19 de julho; e 2706 na terça 20 de julho.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Alentejo regista mais 77 casos de Covid

A região Alentejo regista, esta terça-feira, dia 20, mais 77 casos de Covid-19, não havendo mortes a lamentar.

Desde o início da pandemia, a região conta com 32.541 infetados e 976 mortes, de acordo com o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nos últimos oito dias, no Alentejo, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 350 casos na terça 13 de julho; 102 casos na quarta-feira 14 de julho; 97 casos na quinta 15 de julho; 105 casos na sexta-feira 16 de julho; 104 casos no sábado 17 de julho; 117 casos no domingo 18 de julho; 61 casos na segunda-feira 19 de julho; e 77 casos na terça 20 de julho.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Junta da Estremadura pede cerca sanitária a mais nove municípios

Foto: elperiodicoextremadura.com

O Conselho do Governo da Junta da Estremadura solicitou autorização judicial ao Tribunal Superior de Justiça da Estremadura para implementar cerca sanitária às localidades de Cabezuela del Valle, Puebla de Sancho Pérez, Almoharín, Ceclavín, Puebla de la Calzada, Talavera la Real, Calamonte, Castuera e Guareña, uma vez que se encontram em situação de risco muito elevado no que diz respeito à transmissão de Covid-19.

A cerca sanitária terá uma duração de 14 dias que será revista ao sétimo dia.

Por outro lado, há dois municípios que deixam de ter esta cerca sanitária: Malpartida de Plasencia e Torrejoncillo, assim como se adianta a abertura dos municípios de Santa Amalia e Moraleja.

 

 

Município de Reguengos repudia atos de violência

O Município de Reguengos de Monsaraz repudia veementemente os desacatos e a violência ocorridos no passado dia 16 de julho numa esplanada de um bar na cidade de Reguengos de Monsaraz, sendo fundamental que se identifiquem os infratores e sejam abertos os respetivos inquéritos, para se fazer justiça, manifestando, desde já, a total e profunda solidariedade para com todos aqueles que sofreram danos, quer na sua integridade física, quer com a perda de bens.

Apesar da extrema gravidade dos factos, os mesmos foram pontuais e fizeram transparecer, sem margem para quaisquer dúvidas, a falta de efetivos do Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Reguengos de Monsaraz, bem como a falta de meios desta força de segurança. Pelo que, o Município de Reguengos de Monsaraz vem, mais uma vez, reprovar e manifestar-se publicamente contra a diminuição do número de efetivos da GNR nos Postos Territoriais de Reguengos de Monsaraz e de Telheiro a que se tem vindo a assistir há mais de uma década, apesar da firme e constante oposição da Autarquia manifestada junto da tutela da Administração Central nos sucessivos Governos.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A Câmara Municipal e a Assembleia Municipal, respetivamente, em 23/01/2019 e 28/02/2019, aprovaram uma moção, através da qual reprovaram a diminuição do número de efetivos da GNR nos Postos Territoriais de Reguengos de Monsaraz e de Telheiro. De acordo com a mesma, no ano de 2009 encontravam-se ao serviço cerca de 40 militares no Posto Territorial de Reguengos de Monsaraz e seis militares no Posto de Telheiro e, em 2019, encontravam-se afetos ao Posto de Reguengos de Monsaraz, 24 militares e ao Posto de Telheiro, cinco militares, os quais certamente, com folgas, férias e faltas, serão em número inferior e, por isso, os órgãos municipais consideraram que este número de efetivos não correspondia às expetativas e às necessidades da população e dos visitantes do concelho de Reguengos de Monsaraz. Esta moção foi enviada ao Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, à qual não foi obtida qualquer resposta.

A luta por melhores condições das instalações dos Postos da GNR de Reguengos de Monsaraz e de Telheiro e por mais efetivos e pelo não encerramento do Posto de Telheiro, levada a cabo pelos autarcas deste concelho é pública e notória, desde, pelo menos, o ano de 2007. Em 2007, a Assembleia de Freguesia de Monsaraz aprovou uma moção contra o encerramento do Posto de Telheiro. O Município de Reguengos de Monsaraz celebrou com o Ministério da Administração Interna, em 20/02/2013, um Protocolo de cedência de edifício para efeitos de reabilitação de edifício para instalação do Posto da GNR de Telheiro.

Por sua vez, o Município celebrou, igualmente, em 20/02/2013, um protocolo de cedência de edifício que permitia a deslocação da sede do Destacamento Territorial de Reguengos de Município de Reguengos de Monsaraz da GNR para um prédio a reabilitar, com melhores condições e equipamentos. Este protocolo mereceu homologação por parte do Secretário da Administração Interna, o qual foi objeto de Adenda, homologada, igualmente, pelo Secretário da Administração Interna, Fernando Alexandre. Não obstante, o Ministério da Administração Interna decidiu, de forma unilateral, não avançar com este investimento. Não obstante o concelho de Reguengos de Monsaraz ser um território com baixo índice de criminalidade e o episódio de violência ocorrido em 16 de julho ter sido pontual, é necessário garantir a ordem e a tranquilidade públicas e a segurança e a proteção dos munícipes e dos seus bens. Por outro lado, o desenvolvimento do setor turístico do concelho, visitado anualmente por cerca de uma centena de milhares de turistas, representa, igualmente, uma obrigação de garantir a segurança dessas pessoas e dos respetivos bens.

Na sequência de todo o trabalho desenvolvido nesta área pela Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz junto dos sucessivos Governos da República, será solicitada uma vez mais, uma audiência, com caráter de urgência, ao Senhor Ministro da Administração Interna, Dr. Eduardo Cabrita, com o mesmo objetivo que sempre fora reivindicado: o de garantir um reforço de efetivos e de meios nos Postos Territoriais da Guarda Nacional Republicana de Reguengos de Monsaraz e de Telheiro, bem como o de garantir a concretização do investimento previsto em instalações adequadas para estes militares da GNR.

[/shc_shortcode]

Campo Maior tem apenas um caso ativo de Covid-19

O concelho de Campo Maior registou, nas últimas 24 horas, a recuperação de um doente de Covid-19, tendo esta terça-feira, dia 20, apenas um caso ativo.

Desde o início da pandemia, Campo Maior registou 658 casos de Covid-19, sendo que 646 já recuperaram e 11 pessoas morreram.

Feira de São Mateus não se vai realizar (c/vídeo)

A Feira de São Mateus e as Festas em Honra do Senhor Jesus da Piedade voltam este ano a não se realizar na cidade de Elvas, mais uma vez devido à pandemia.

A informação foi avançada por Nuno Mocinha (na foto), presidente da Câmara Municipal de Elvas, que adiantou ainda que, “à semelhança do que aconteceu o ano passado, as celebrações religiosas vão acontecer. Se for possível, por exemplo, a primeira missa poderá ser alargada para outro espaço, para dar outras condições a quem assiste, mas isso quando lá chegarmos logo se vê. O restante, como a Expo São Mateus e o arraial, não vai acontecer”.

Quanto à realização de eventos semelhantes, como o Fun Park que aconteceu o ano passado, Nuno Mocinha refere que “este ano, não é permitido. O Fun Park correu muito bem e se pudéssemos, realizávamos novamente. Mas não é possível”.

A decisão foi anunciada esta terça-feira, num conferência conjunta entre a Câmara Municipal de Elvas e a Confraria do Senhor Jesus da Piedade.

 

Momentos Bistro Bar em destaque no “Retoma da Economia”

O Momentos Bistro Bar está localizado na Rua de Alcamim nº10 A, em Elvas, há quase cinco anos.

Paulo Caixas é o proprietário do estabelecimento, que conta com mesas no interior e também esplanada. Este é um estabelecimento que se dedica a petiscos, inspirado nas tapas, que são servidas em Espanha. Alguns dos petiscos são ovos com alheira, tortilha, pica-pau, carne com tomate, presunto, paio ibérico, entre outros.

O Momentos Bistro Bar funciona de segunda-feira a sábado, das 9 horas às 21 horas, e está hoje em destaque no Programa Retoma da Economia, um programa que conta com o apoio da Câmara Municipal de Elvas.

Pode ouvir a entrevista completa, aqui: