Mais de 50 nadadores em prova na Piscina Municipal de Elvas

Cerca de 55 jovens atletas, num total de cinco clubes, incluindo o Clube Elvense de Natação (CEN), entraram, na tarde deste sábado, 17 de julho, em prova, nas piscinas municipais de Elvas.

Esta competição, como revela o vice-presidente do CEN, clube responsável pela organização da prova, Ricardo Rangém, é destinada só a cadetes, ou seja, a crianças dos oito aos 11 anos. Pela equipa da casa, estiveram em prova 11 jovens nadadores. “O que conta é que eles se esforcem, que vão melhorando um bocadinho a cada prova. Se todos melhorarem um bocadinho, o objetivo já está cumprido”, diz ainda Ricardo Rangém sobre as perspetivas, em termos de resultados, para esta competição.

Para esta prova, sem público, todos os atletas, treinadores e árbitros tiveram de fazer um teste de despistagem à Covid-19, sendo que todas as medidas de seguranças estiveram garantidas. “Todos foram testados. Quem não foi testado, teve de apresentar um certificado de vacinação ou um PCR, com menos de 48 horas”, adianta. A grande maioria dos atletas e treinadores foram testados antes do arranque da prova, sendo que os testes foram oferecidos pela Câmara Municipal de Elvas. O responsável por realizá-los foi o enfermeiro, e também antigo atleta do CEN, João Madeira.

Já a treinadora do clube elvense, Ana Cristina Jantarão, revela que, tendo em conta a pandemia, só cinco clubes puderam participar na prova, sendo esta apenas a terceira competição, desta temporada desportiva que se aproxima do fim, deste escalão etário. “Não estamos muitos, todos testados e negativos, mas esta semana foi um bocado atribulada. A nível de prestação, eles têm estado a trabalhar, numa época que está no fim e que não tem muito que se lhe diga”, assegura Ana Cristina Jantarão.

Apesar das dificuldades inerentes à pandemia, a treinadora confessa que, ainda assim, conseguiram ir treinando, porque tiveram “quase sempre” a piscina municipal de Elvas à sua disposição. Quando questionada sobre a possibilidade de, entre estas crianças, saírem alguns excelentes nadadores, a treinadora garante que tudo depende de cada um e das suas próprias vontades.

Em prova, promovida pela Associação de Natação do Interior Centro e organizada pelo CEN, para além do clube da casa, estiveram ainda equipas de Ponte de Sor, Castelo Branco, Fundão e Guarda.