DECO deixa alguns conselhos para preparar a reforma

Cada vez mais é importante que se acautele o futuro e que se comece a preparar os planos para a reforma. Existem alguns comportamentos que podemos adotar e que permitem preparar o terreno para uma vida mais descansada e plena de consciência financeira.

“Assim, e quer se esteja na fase mais inicial da carreira contributiva ou na mais avançada, nunca é demais começar a olhar para o dia em que se retirará da vida ativa no mercado laboral. Como sabemos, as reformas têm vindo a diminuir, não cobrindo os gastos com saúde e despesas do dia-a-dia, o que leva a que muitos estejam em condições débeis e sem grande estímulo económico, de acordo com Maria Inês Alvarenga (na foto), jurista na delegação de Évora da DECO.

“Portanto, é fulcral que, sempre que possível, se retire uma pequena percentagem do rendimento mensal para aplicar numa poupança com vista a aposentação. Ao fazê-lo estar-se-á a salvaguardar o futuro, bem como a garantir uma almofada financeira em caso de imprevistos que possam surgir aquando do período de reforma”, garantiu a jurista.

Como preparar a reforma é o tema da edição desta semana da rubrica da DECO, com Maria Inês Alvarenga, jurista na delegação de Évora da Associação para a Defesa do Consumidor.