O setor da construção civil está, desde o início do ano, a enfrentar problemas de falta de material, situação que afeta o normal funcionamento das empresas e, por conseguinte, os prazos de conclusão das obras
A nível nacional, estima-se que o preço das matérias-primas tenha já sofrido uma inflação superior a 35% em alguns casos.
Ana Maria Luna (na foto), gerente da empresa Bloquim, na Zona Industrial de Elvas, refere que, ultimamente, estão a ter “alguma dificuldade na entrega do produto. As fábricas dão uma justificação, mas nós achamos que não há matéria prima para fabrico do produto. Realmente, as empresas saem prejudicadas mas o pior é para o cliente que quer o material e nós não conseguimos dar resposta”.
De acordo com a empresária, “tudo o que está ligado ao ferro e betão está com atraso. Neste momento, temos encomendas feitas desde o início do mês que só deverão chegar no início do julho. É provável que algumas obras sofram atrasos porque não há material”.
Por outro lado, com a escassez de material o preço tem vindo a aumentar. De acordo com Ana Maria Luna, “só este ano, as vigas de cimento já tiveram dois aumentos. Ainda no passado sábado nos disseram que o metro da viga vai aumentar 0.30 euros já em julho”.
Aço, alumínio ou cobre estão a atingir máximos históricos e, só este mês, o preço da tonelada de cobre em Londres aumentou 30% face ao início do ano.
Em Elvas há algumas obras paradas e cujo prazo de conclusão teve que ser adiado, devido à falta de materiais de construção.


Os segredos, a história e o interior do Teatro Garcia de Resende (TGR) são dados a conhecer aos eborenses ao longo de um ciclo de seis visitas guiadas e encenadas. Os atores Maria Marrafa e Jorge Baião são os cicerones que, através da interpretação de várias personagens, guiam os visitantes pelos labirintos do TGR.
O Comando Territorial de Portalegre da GNR, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Elvas, apreendeu ontem, 22 de junho, cem quilos de lagostim-vermelho-do-luisiana – Procambarus clarkii, por pesca em local não autorizado, no concelho de Elvas.
A mostra Alto Alentejo INMOTION realiza-se entre amanhã e sábado, dias 24 e 26 de junho, nas instalações do NERPOR, em Portalegre.
O espanhol Juan Jose Lobato, da Euskaltel-Euskadi, venceu, ao sprint, a primeira etapa da 38ª Volta ao Alentejo em Bicicleta, que ligou Reguengos de Monsaraz a Beja, na distância de 194,5 quilómetros.
A Estremadura espanhola registou, nas últimas 24 horas, 50 novos casos de Covid-19 e a recuperação de 71 pessoas, não havendo mortes a lamentar
Elvas não regista esta quarta-feira, 23 de junho, novos casos de Covid-19, pelo que se mantêm quatro casos ativos.
O grupo Café Quijano atua esta quarta-feira, dia 23, no auditório do recinto da Feira de São João, em Badajoz.
A região Alentejo regista, esta quarta-feira, dia 23, mais 59 casos de Covid-19, não havendo mortes a lamentar.
Portugal registou, nas últimas 24 horas, 1497 novos casos de infeção, três mortes e 860 recuperados de Covid-19.
“Além risco” é o projeto do município de Alandroal que é apresentado amanhã, quinta-feira, dia 24, à população, no jardim de São Pedro.
A Casa de Acolhimento Residencial ”Os Cucos” é um espaço social que tem por finalidade o acolhimento a título transitório de crianças, no sentido de lhes proporcionar estruturas de vida tão próximas quanto possível às do núcleo familiar com vista ao seu desenvolvimento físico, intelectual e mora.
As visitas de familiares nas Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) voltam a ser permitidas na Estremadura espanhola.
Campo Maior registou esta quarta-feira, 23 de junho, a recuperação do único doente infetado com Covid-19, no concelho, pelo que já não tem qualquer caso ativo.
Marijú – Fotografia e Informática é o nome do espaço localizado na Rua de Olivença, em Elvas. António José Marques é o seu proprietário e convidado na edição de hoje do programa “Retoma da Economia”, na Rádio ELVAS.
A exposição resultante do projeto “Libros que inspiran” foi inaugurada no Centro Cultural de Campo Maior, no âmbito do projeto da EUROBEC – Eurocidade Badajoz – Elvas – Campo Maior, e como forma de promover o bilinguismo.
O próximo concurso do Euromilhões, na sexta-feira, vai ter um jackpot de 54 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou na chave sorteada ontem.