Concelhia do PS de Elvas aprovou lista de candidatos à Câmara

A lista de candidatos do Partido Socialista (PS) à Câmara Municipal de Elvas foi aprovada este sábado pela manhã, em reunião  da Comissão Política Concelhia de Elvas do partido.

Conforme já foi anteriormente anunciado, Nuno Mocinha apresenta a sua recandidatura, sendo seguido pelos seguintes elementos, com três novidades:

2 – Cláudio Monteiro;

3 – Vitória Branco;

4 – Tiago Afonso;

5 – Sérgio Ventura;

6 – Isabel Pinto; e

7 – Carlos Dores.

Como primeira novidade na lista, Cláudio Monteiro, chefe de gabinete de Mocinha, substitui Cláudio Carapuça, atual vice-presidente e número dois da lista de há quatros anos; a segunda é Sérgio Ventura, que foi eleito na lista de Rondão Almeida, confirma a sua integração; e a terceira novidade é a técnica no Município, Isabel Pinto que integra a lista.

Fátima Lopes apresenta novo livro em Campo Maior

Fátima Lopes apresenta amanhã, dia 20 de junho, no Centro Cultural de Campo Maior, o seu mais recente livro: “Encontrei o Amor onde Menos Esperava”.

Passados dois anos, a apresentadora de televisão regressa àquele espaço, onde, na companhia do padre João Luís da Silva, apresentou “Fátima: O Meu Caminho, A Minha Fé”.

“Volta a Campo Maior porque diz que foi tão bem recebida, que tem sempre vontade de voltar a esta terra e nós ficamos gratos por isso. Teremos todo o gosto em recebê-la neste auditório do Centro Cultural de Campo Maior”, revela a vereadora na câmara, Vanda Alegria.

A apresentação do livro está marcada para as 16 horas.

Tiago Salgueiro apresenta livro em Vila Viçosa

O livro “A Rua de três – Memórias da Gripe Espanhola de 1918 em Vila Viçosa”, de Tiago Salgueiro, vai ser apresentado amanhã, dia 20, pelas 18 horas, no adro da Igreja de Nossa Senhora da Lapa, em Vila Viçosa.

Este projeto de investigação baseia-se sobretudo na análise da documentação produzida pela subdelegação de saúde de Vila Viçosa (que se encontra no Arquivo Histórico Municipal), onde foi registado o primeiro caso de Gripe Espanhola no contexto nacional, em maio de 1918, assim como na recolha de testemunhos sobre o que permaneceu na memória coletiva dos calipolenses relativamente a este tema.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Estarão disponíveis os exemplares da obra e no final, será servido um “Alentejo de Honra”.

O evento conta com o apoio da Irmandade de Nossa Senhora da Lapa e da Palad’art.

Tendo em conta a situação atual, será necessária a utilização de máscara e o cumprimento das normas de distanciamento social.

[/shc_shortcode]

Ayuntamiento de Badajoz promove atividades familiares

“Vive el verano” é o nome do programa de ocupação municipal, desenvolvido pelo Ayuntamiento de Badajoz, e que se destina a crianças e famílias.

As inscrições estão a decorrer até dia 27 deste mês e na edição do ano passado, apesar das restrições devido à pandemia, registaram-se 12.638 participações.

As atividades destinam-se a crianças dos 3 aos 7 anos e vão decorrer em diversas zonas da cidade de Badajoz, com o objetivo de evitar aglomerados e contágios.

No dia 28 de Junho, realiza-se o sorteio para preenchimento das vagas disponíveis.

Dinossauros “invadiram” o El Faro

O Centro Comercial El Faro, em Badajoz, tem patente, até dia 29 de Junho, uma exposição de dinossauros.

Distribuídas pelo centro comercial, cinco figuras de grande porte fazem as delícias dos amantes destas espécies.

Estremadura espanhola tem mais 59 infetados por Covid-19

A Estremadura espanhola registou, nas últimas 24 horas, 59 novos casos de Covid-19, uma morte e a recuperação de 57 pessoas.

As autoridades de saúde registam este sábado, dia 19, 14 pessoas internadas, uma nas Unidades de Cuidados Intensivos.

Por áreas de saúde: Badajoz, 13; Llerena – Zafra, 5; Mérida, 7; Don Benito, 12; Cáceres, 6; Navalmoral de la Mata, 6; e Plasencia, 9 e Coria, 1.

Alentejo regista mais 36 casos de Covid

A região Alentejo regista, este sábado, dia 19, mais 36 casos de Covid-19, não havendo mortes a lamentar.

Desde o início da pandemia, a região conta com 30.622 infetados e 972 mortes, de acordo com o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nos últimos oito dias, no Alentejo, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 14 casos no sábado 12 de junho; 16 casos no domingo 13 de junho; dez casos na segunda-feira 14 de junho; 32 casos na terça 15 de junho; 30 casos na quarta-feira 16 de junho; 47 casos na quinta 17 de junho; 39 casos na sexta-feira 18 de junho; e 36 casos no sábado 19 de junho.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Portugal regista mais 1183 casos de infeção e uma morte

Portugal registou, nas últimas 24 horas, 1183 novos casos de infeção e a recuperação de 686 doentes. Uma pessoa, no Algarve, morreu de ontem para hoje.

Dos 1183 novos casos das últimas 24 horas, 761 (64%) ocorreram em Lisboa e Vale do Tejo. Os casos ativos subiram: hoje são 27.723, mais 298 do que ontem.

Este sábado, dia 19 de junho, a situação nos hospitais variou pouco: 389 doentes estão internados (menos dois em 24 horas), dos quais 99 (mais cinco desde ontem) em unidades de cuidados intensivos.

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 17.062 mortes, 864.119 casos de infeção e 818.440 doentes recuperados, de acordo com os números divulgados hoje no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nos últimos oito dias, em Portugal, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 519 casos na sexta-feira 11 de junho; 789 no sábado 12 de junho; 707 casos no domingo 13 de junho; 625 casos na segunda-feira 14 de junho; 973 casos na terça 15 de junho; 1350 casos na quarta-feira 16 de junho; 1233 casos na quinta 17 de junho; e 1298 casos na sexta-feira 18 de junho.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

“Valter´s convidam Nuno Rainha” em espetáculo no Alandroal

A iniciativa “Alandroal ConVida” prossegue este sábado, dia 19 de junho, em Alandroal com a atuação do projeto musical “Valter´s convidam Nuno Rainha”.

O espetáculo decorre Fórum Cultural e Transfronteiriço de Alandroal, a partir das 21.30 horas e será ainda transmitido na página de Facebook da Câmara Municipal de Alandroal.

Bandalheira Street sai à rua e anima Elvas (c/fotos e vídeo)

Os Bandalheira Street, um grupo de música elvense, saíram à rua este sábado, dia 19, para animar o centro histórico da cidade, no âmbito da iniciativa “Cultura sai à rua e não só”.

Nuno Pires, membro do grupo, refere que este grupo sai à rua precisamente “com um reportório de música mais animada, apostando neste género mais filarmónico”.

O grupo, composto por seis músicos elvenses, interpretou vários temas enquanto percorria as ruas do centro histórico e alguns espaços emblemáticos, como o Mercado Municipal da Casa das Barcas.

 

Grupo de Amigos da Boa-Fé em caminhada por Elvas

O Grupo de Amigos da Boa-Fé organizou, este sábado, dia 19, uma caminhada por Elvas.

Os participantes, na maioria membros do grupo, percorreram alguns dos monumentos da cidade num momento, sobretudo, de convívio.

A fotografia ao lado dá conta da passagem do grupo pela Praça da República.

Caminhada aliou saúde ao património (c/fotos e vídeo)

A primeira Caminhada pelo Património, organizada pela Câmara Municipal de Elvas, realizou-se na manhã deste sábado, dia 19, na zona da Ponte da Ajuda.

Rui Jesuíno, responsável pelo turismo e património do município, refere que “nesta primeira caminhada a partida aconteceu junto à capela da Ajuda e o percurso contou com cerca de cinco quilómetros, com passagem pela antiga Aldeia da Venda, pelos Três Moinhos e pelas Antas de São Rafael”.

A próxima caminhada pelo Património realiza-se no dia 11 de julho e realiza-se do Forte de Santa Luzia ao Forte da Graça. As imagens para ver no site e Facebook da Rádio ELVAS.

 

Campo Maior sem novos casos de Covid

De acordo com as Autoridades de Saúde, nas últimas 24 horas, o concelho de Campo Maior não registou novos casos de Covid-19, pelo que se mantém um ativo.

Campo Maior já registou 655 casos de infeção, sendo que 643 já recuperaram e 11 pessoas perderam a vida.

Limbo patente no Paiol da Senhora da Conceição em Elvas

Uma instalação de arte pública de Luís Campos, chamada “Limbo”, está patente no Paiol de Nossa Senhora da Conceição, em Elvas, numa organização do município local e do Museu de Arte Contemporânea.

Luís Campos integra a coleção de arte de António Cachola há cerca de 15 anos, sendo que este “Limbo” foi apresentado, pela primeira vez, em 2004, na LUZBOA, a bienal da Luz, em Lisboa.

A instalação artística, de acordo com o autor, resulta de um conjunto de fotografia, de 32 corpos nus sobre um fundo negro, “amolgados contra um vidro”. As imagens são apresentadas em vídeo, com uma animação em movimentos de subida e descida, focagem e desfocagem, aproximação e afastamento. O vídeo, tal como a instalação, “assume a semelhança com o teto pintado de uma capela ou igreja invocando um motivo escatológico, e como tal religioso, que, tentando incorporar as marcas da contemporaneidade, remete para as cenas pintadas nos tetos das igrejas barrocas”.

As fotografias de Luís Campo são apresentadas, nesta instalação de arte pública, ao som da música de Rui Gato.

Inauguração do São João de Badajoz (c/fotos e vídeo)

A edição deste ano da Feira de São João abriu portas ontem à noite, em Badajoz. Apesar das limitações impostas, devido à Covid-19, muitas foram as pessoas que quiseram garantir a sua entrada no recinto, limitada a metade da capacidade máxima.

O evento, em conformidade com as medidas restritivas de controlo da pandemia atualmente em vigor, terá a meia-noite como limite de horário de funcionamento.

O projeto “Ella baila sola” atua hoje, às 22 horas (horário português), na Feira de São João, em Badajoz. O concerto tem capacidade máxima para 1500 pessoas.

A Feira de São João decorre até ao próximo sábado, dia 26.

 

Euromilhões com jackpot de 40 milhões na terça

O próximo concurso do Euromilhões, na terça-feira dia 22, vai ter um jackpot de 40 milhões de euros uma vez que nenhum apostador acertou na chave sorteada ontem.

O segundo prémio, de 96 mil euros, vai ser entregue a sete jogadores, dois com aposta registada em Portugal, enquanto o terceiro prémio, no valor de 19 mil euros, vai contemplar oito apostadores, um com aposta em Portugal.

A chave vencedora do concurso de ontem do Euromilhões é composta pelos números 11 – 20 – 27 – 30 – 41 e pelas estrelas 3 e 5.

Cãominhada Solidária em Campo Maior

O Movimento cívico “Eles também sentem”, juntamente com a Associação Amigos dos Animais, de Campo Maior, realiza este sábado, dia 19, uma Cãominhada solidária.

Este movimento nasce do projeto final de curso de quatro jovens, estudantes da licenciatura em  Jornalismo e Comunicação, no Politécnico de Portalegre. Bernardo Isidoro, um dos alunos explica que “sensibiliza para a causa animal, desde maus tratos a adoção e abandona e as necessidades das associação que acolhem animais de rua”.

Depois de uma pesquisa sobre vários canis e Associações do distrito, decidiram que a Associação de Campo Maior lhes pareceu interessante para esta iniciativa.

A cãominhada tem início às 17 horas de sábado, junto ao canil municipal, num percurso de quatro quilómetros, e “no ato da inscrição as pessoas devem fazer a doação de bens alimentares para os animais da Associação Amigos dos animais, tendo direito a passear um dos cães que estão a cargo da associação ou levar o seu próprio animal de estimação”.

Outro dos objetivos é “chamar a atenção das pessoas para as necessidades da instituição, que vive de doações e para que também conheçam os animais”, revela Bernardo Isidoro.

Já Mafalda Ensina, responsável pela Associação enaltece a iniciativa deste jovens, que “em muito contribui para a causa animal e também para os animais desta associação”, considerando que “é bom ver que é com os jovens que se começam a mudar mentalidades relativamente aos maus tratos animais”.

A participação pode ser garantida através de inscrição pelo e-mail elestambémsentem@gmail.com ou do telefone 911100303 e terá um limite de 30 pessoas.

Cãominhada Solidária que decorre este sábado, em Campo Maior numa iniciativa desenvolvida pelo Movimento cívico, “eles também sentem”, em colaboração com a Associação Amigos dos animais de Campo Maior.

Bandalheira Street atua no centro histórico de Elvas

A Câmara Municipal de Elvas está a desenvolver a iniciativa “Cultura sai à rua”, com o objetivo de dinamizar este setor e devolver aos elvenses uma oferta cultural rica e diversificada.

O vereador da câmara de Elvas, Tiago Afonso, explica que “está previsto um conjunto de espetáculos, que permite às pessoas ir desconfinando a pouco e pouco e em segurança”.

O programa conta hoje com a atuação da Bandalheira Street, no centro histórico de Elvas, a partir das 10 horas. O desfile da banda teve início no Mercado Municipal da Casa das Barcas e percorreu as áreas de maior movimento comercial.

As atividades prosseguem durante o verão.