Espanha exige teste à Covid-19 ou certificado de vacinação para entrar

A partir desta segunda-feira, 6 de junho, quem viajar de Portugal para Espanha por via terrestre terá de apresentar um teste negativo à Covid-19, o certificado de vacinação ou uma prova de que está recuperado da doença, algo que até agora só era exigido a quem chegasse ao Pais vizinho por via marítima ou área.

A medida foi anunciada, em comunicado, pelo Consulado Geral de Espanha em Portugal e entrou em vigor horas depois. Segundo esta informação que está a ser difundida pelos vários órgãos de comunicação nacionais, Portugal passou a integrar a “lista de países ou áreas de risco” do governo espanhol, daí a mudança. Se a situação portuguesa se alterar, a lista será atualizada, é ainda referido.
Este é o comunicado (em espanhol): “Desde el 1 de mayo no existen controles en la frontera TERRESTRE entre España y Portugal.
Sin embargo, desde el 7 de junio todas las personas de 6 años o más que crucen la frontera terrestre desde Portugal a España deberán disponer de alguna de las certificaciones sanitarias exigidas para los pasajeros que entren en España por vía aérea o marítima. Consulte al respecto el siguiente enlace: COVID19-CERTIFICACIONES SANITARIAS “

De acordo com o Boletim Oficial do Estado espanhol (publicação similar ao Diário da República), ficam excecionados os camionistas internacionais, trabalhadores transfronteiriços e residentes nas zonas de fronteiras, num raio de 30 quilómetros.

A Rádio ELVAS contatou o Gabinete de Imprensa da Policia Nacional espanhola que ainda aguarda instruções de Madrid quanto à forma como será exercida a verificação desta nova situação, dado que não existe desde 1 de maio controlo nas fronteiras terrestes ibéricas.