Quatro países e 74 cavaleiros no Raide Hípico de Santa Eulália

Santa Eulália acolhe este sábado, 5 de junho, mais uma edição do Raide Hípico “Luís Tello Barradas”, que, habitualmente, acontece sempre no último sábado de janeiro.

A pandemia, desta feita, impediu que a prova se realizasse no primeiro mês do ano, ainda assim, não impossibilitou que este evento desportivo não conduzisse, hoje, até àquela freguesia do concelho de Elvas, várias dezenas de cavaleiros.

O raide, garante Alberto Barradas, da organização, tem já o seu estatuto adquirido, sendo que, agora, realiza-se com todas as normas de segurança garantidas. “Estamos muito felizes por ter aqui 74 concorrentes, a cumprirmos todos nós todas as medidas de segurança da Direção-Geral da Saúde, que do meu ponto de vista, são muito necessárias e não merecem qualquer tipo de discussão”, assegura.

Dos 74 cavaleiros em prova, a maioria são portugueses, mas também marcaram presença atletas oriundos de Espanha, Áustria e Argentina. Alberto Barradas destaca ainda a grandeza deste raide hípico, organizado há 22 anos em homenagem ao seu irmão, Luís Tello Barradas, que “na década de 60, foi, sem qualquer dúvida, o maior cavaleiro da sua geração”. Revela ainda que, recentemente, em Badajoz, uma prova do género, na qual integrou o júri, contou com a participação de apenas metade dos cavaleiros que estão hoje em Santa Eulália.

O regresso às competições, com este raide, garante ainda Alberto Barradas, é “um sinal de esperança” para todos os cavaleiros. Relativamente às edições anteriores do raide, desta feita, não se pode fazer o tradicional jantar de confraternização entre os participantes, onde era feita a entrega dos prémios. Ainda assim, depois de terminadas as provas, serão entregues os prémios aos primeiros cinco classificados nas quatro competições que integram este raide hípico: raide de iniciação, de 20 quilómetros, raide de 41,5 quilómetros, o de 83 quilómetros, que dá acesso à carreira internacional e o raide internacional de 100 quilómetros. Para além destas quatro provas, há ainda um passeio para crianças.

Estivemos ainda à conversa com alguns dos cavaleiros que se encontram em competição. Francisco Duarte, de Palmela, por exemplo, depois de participar na primeira etapa da prova dos 40 quilómetros, revelava que o seu cavalo se “portou bem”. “É a segunda prova dele, é um cavalo jovem, que está a iniciar a sua carreira desportiva”, refere, adiantando que o calor que se faz sentir hoje pode-se equiparar à lama que, normalmente em janeiro, dificulta a vida de todos aqueles que participam no evento.

Já Jennifer Perez, de Madrid, que habitualmente participa neste raide, revela que, até então, viveu “tempos complicados”, pois não pôde competir. “Mas os cavalos vêm bem, vêm fortes”, diz, por outro lado, assegurando que, em Santa Eulália, neste raide, todos são “amigos” e todos ajudam nas dificuldades.

Paulo Batista, de Évora, participa neste raide hípico há já vários anos, e explica que, desta feita, e tendo em conta que o mesmo se realiza sempre no inverno, o mais importante é ir refrescando os cavalos. Relativamente à organização do raide de Santa Eulália, garante não haver nada a apontar.

Já Rita Serra, uma jovem de Lisboa, estreou-se no raide de Santa Eulália, numa prova que lhe correu de feição, sendo que, antes da pandemia, nunca tinha participado numa competição. Com Irina, a égua que trouxe até esta prova, conseguiu alcançar uma boa classificação.

O Raide Hípico é organizada pelo Associação Humanitária e pela Secção de Veteranos da Sociedade Recreativa, Popular e Desportiva de Santa Eulália.