O Electrão – Associação de Gestão de Resíduos recolheu mais embalagens, pilhas portáveis e equipamentos eléctricos usados durante a pandemia apesar de todos os constrangimentos.
“Registámos um crescimento de 19 por cento na retoma das embalagens, de 22 por cento nas pilhas portáveis e de seis por cento nos equipamentos eléctricos usados”, revelou o Director-Geral Adjunto do Electrão, Ricardo Furtado.
Ricardo Furtado acredita que haverá um antes e um depois da pandemia no que diz respeito à sustentabilidade ambiental. “No Electrão estamos convencidos disso mesmo. É uma necessidade que todos interiorizámos porque todos acabámos por sofrer, no dia a dia, algum tipo de consequências desta pandemia”, sublinhou.
[shc_shortcode class=”shc_mybox”]
A directiva que impõe o fim da obsolescência programada, para garantir o prolongamento da vida de equipamentos eléctricos, por exemplo, é uma das medidas que assegura o aumento da sustentabilidade neste sector, a par de outras, como a redução do consumo de água e proibição de utilização de substâncias perigosas.
O Electrão – Associação de Gestão de Resíduos é a entidade responsável por três dos principais sistemas de recolha e reciclagem de resíduos: embalagens, pilhas e equipamentos eléctricos usados. Gere uma rede de recolha de equipamentos eléctricos e pilhas usadas com mais de 6000 locais de recolha dispersos por todo o território nacional e é também responsável pela reciclagem de embalagens em todo o país. A sua principal missão é assegurar a reciclagem dos resíduos recolhidos, contribuindo para a minimização do impacto ambiental e para um reaproveitamento dos materiais que os constituem promovendo a economia circular. Desenvolve diversas campanhas de comunicação e sensibilização com o objectivo de promover uma maior consciencialização ambiental e uma mudança de comportamentos, de que se destacam o Quartel Electrão, a Escola Electrão e o TransforMAR.
[/shc_shortcode]


A Praça de Touros José Elias Martins, em Portalegre, recebe no próximo sábado, dia 29, às 17.30 horas, uma corrida à portuguesa e um concurso de ganadarias.
O Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do HESE (DPSM) recebe, a partir deste mês de maio, a nova Equipa Comunitária de Psiquiatria da Infância e Adolescência, no âmbito do projeto piloto, definido pelo Ministério da Saúde para a área da saúde mental.
Um morto e 76 novos casos de infeção é o balanço diário das entidades de saúde da Estremadura espanhola, no que diz respeito À Covid-19.
O concelho de Portalegre lidera a vacinação no distrito com 15.054 vacinas, seguido de Elvas com 12.438.
O concelho de Elvas regista, hoje terça-feira dia 25, três recuperações de Covid-19.
Uma pessoa morreu e outras três sofreram ferimentos leves devido a uma colisão, ocorrida ao princípio da tarde desta terça-feira, entre um automóvel ligeiro e um autocarro, no concelho de Évora, na Estrada Nacional (EN) 18, que chegou a estar cortada ao trânsito nos dois sentidos.
A Fábrica do Empreendedor, em Elvas, promove este mês de maio, mais um ciclo de workshops online, gratuitos.
A região Alentejo regista, hoje, terça-feira, dia 25, mais 20 casos de Covid-19, não havendo mortes a lamentar.



O Comando Territorial de Portalegre da Guarda Nacional Republicana (GNR), para além da sua atividade diária, levou a efeito um conjunto de operações, no distrito de Portalegre, na semana de 17 a 23 de maio, que visaram a prevenção e o combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras.
Miguel Abreu (na foto) sagrou-se campeão regional de veteranos + 40.


A nova unidade de psiquiatria do Hospital Materno Infantil de Badajoz está quase terminada.
Mais de 20 por cento da população da Estremadura espanhola, mais concretamente 216.911 pessoas, já recebeu as duas doses da vacina contra a Covid-19.
De acordo com as Autoridades de Saúde, nas últimas 24 horas, não se registaram novos casos de Covid-19, no concelho de Campo Maior.
Américo Nunes (na imagem) há já 17 anos que abriu, em Elvas, um stand de compra e venda de automóveis novos, seminovos e usados.
A intervenção na Fachada da Capela dos Ossos de Campo Maior foi terminada recentemente.
O jovem elvense Isaac Santos (na foto) alcançou a terceira posição na primeira corrida do MX da Estremadura.
O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, visitou a BioBIP na manhã de ontem, 24 de maio.