Electrão recolheu mais resíduos durante a pandemia

O Electrão – Associação de Gestão de Resíduos recolheu mais embalagens, pilhas portáveis e equipamentos eléctricos usados durante a pandemia apesar de todos os constrangimentos.

“Registámos um crescimento de 19 por cento na retoma das embalagens, de 22 por cento nas pilhas portáveis e de seis por cento nos equipamentos eléctricos usados”, revelou o Director-Geral Adjunto do Electrão, Ricardo Furtado.

Ricardo Furtado acredita que haverá um antes e um depois da pandemia no que diz respeito à sustentabilidade ambiental. “No Electrão estamos convencidos disso mesmo. É uma necessidade que todos interiorizámos porque todos acabámos por sofrer, no dia a dia, algum tipo de consequências desta pandemia”, sublinhou.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A directiva que impõe o fim da obsolescência programada, para garantir o prolongamento da vida de equipamentos eléctricos, por exemplo, é uma das medidas que assegura o aumento da sustentabilidade neste sector, a par de outras, como a redução do consumo de água e proibição de utilização de substâncias perigosas.

O Electrão – Associação de Gestão de Resíduos é a entidade responsável por três dos principais sistemas de recolha e reciclagem de resíduos: embalagens, pilhas e equipamentos eléctricos usados. Gere uma rede de recolha de equipamentos eléctricos e pilhas usadas com mais de 6000 locais de recolha dispersos por todo o território nacional e é também responsável pela reciclagem de embalagens em todo o país. A sua principal missão é assegurar a reciclagem dos resíduos recolhidos, contribuindo para a minimização do impacto ambiental e para um reaproveitamento dos materiais que os constituem promovendo a economia circular. Desenvolve diversas campanhas de comunicação e sensibilização com o objectivo de promover uma maior consciencialização ambiental e uma mudança de comportamentos, de que se destacam o Quartel Electrão, a Escola Electrão e o TransforMAR.

[/shc_shortcode]

Corrida de touros em Portalegre é sábado à tarde

A Praça de Touros José Elias Martins, em Portalegre, recebe no próximo sábado, dia 29, às 17.30 horas, uma corrida à portuguesa e um concurso de ganadarias.

Em praça, vão estar os cavaleiros João Moura, Marco José, António Brito Paes, Manuel Telles Bastos, Miguel Moura e João Salgueiro da Costa (filho).

Vão ser lidados seis touros das ganadarias Pontes Dias, Paulo Caetano, Cary, Romão Tenório, Monte Cadema e Irmãos Moura.

As pegas ficam a cargos dos Grupos de Forcados de Portalegre, Arronches e Monforte. A corrida é abrilhantada pela Banda Euterpe, de Portalegre.

Évora: HESE recebe projeto piloto de psiquiatria infantil

O Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do HESE (DPSM) recebe, a partir deste mês de maio, a nova Equipa Comunitária de Psiquiatria da Infância e Adolescência, no âmbito do projeto piloto, definido pelo Ministério da Saúde para a área da saúde mental.

Este projeto prevê o desenvolvimento de equipas de saúde mental comunitárias em todas as administrações regionais de saúde, com o objetivo de responder mais e melhor às necessidades dos cidadãos, melhorando o acesso e reforçando as respostas de proximidade.

Estremadura espanhola tem mais 76 casos de Covid-19

Um morto e 76 novos casos de infeção é o balanço diário das entidades de saúde da Estremadura espanhola, no que diz respeito À Covid-19.

As autoridades de saúde registam esta terça-feira, dia 25, 37 pessoas internadas, 12 nas Unidades de Cuidados Intensivos.

Por áreas de saúde: Badajoz, 31; Mérida, 27; Cáceres, 7; Llerena – Zafra, 6; Plasencia, 3; Don Benito, 1; Navalmoral de la Mata, 1 e Coria não regista novos casos de infeção.

Portalegre 15 mil, Elvas 12 mil e distrito 70 mil vacinas

O concelho de Portalegre lidera a vacinação no distrito com 15.054 vacinas, seguido de Elvas com 12.438.

Ao todo, no distrito, já foram inoculadas 70.078 vacinas e há 21.987 pessoas que já receberam as duas doses da vacina contra a Covid.

Segundo a informação a que a Rádio ELVAS teve acesso, desde dezembro de 2020 e até 24 de maio que estão a ser vacinadas pessoas no distrito, tendo o concelho de Elvas registado 8.790 pessoas com uma dose e 3.648, com duas doses.

Campo Maior regista 3.893 vacinas aplicadas (2.917 com uma dose e 976 com duas); Arronches 2.226 vacinas (1.303 com uma dose e 923 com duas) e Monforte 2.066 vacinas (1.391 com uma e 675 com duas).

Entretanto, tal como já noticiámos, começou a ser aplicada a vacina da Jansen que é administrada em dose única.

 

 

Três pessoas recuperam de Covid em Elvas

O concelho de Elvas regista, hoje terça-feira dia 25, três recuperações de Covid-19.

Sendo assim, esta terça-feira, dia 25, Elvas conta com 1376 casos confirmados, três ativos, 1344 recuperados e 28 óbitos.

Um morto na colisão entre ligeiro e autocarro em Évora

Uma pessoa morreu e outras três sofreram ferimentos leves devido a uma colisão, ocorrida ao princípio da tarde desta terça-feira, entre um automóvel ligeiro e um autocarro, no concelho de Évora, na Estrada Nacional (EN) 18, que chegou a estar cortada ao trânsito nos dois sentidos.

Fonte do Comando Territorial de Évora da GNR disse que o acidente envolveu um veículo ligeiro de passageiros e uma viatura pesada de passageiros e provocou uma vítima mortal e um ferido leve. A vítima mortal era o condutor do veículo ligeiro e os feridos leves eram o condutor e dois passageiros do autocarro.

De acordo com a página de Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, o acidente ocorreu na EN-18 (saída de Évora para Reguengos de Monsaraz), ao quilómetro 278, na freguesia de São Mansos e São Vicente do Pigeiro, no concelho de Évora.

O alerta foi recebido pelos bombeiros cerca das 14 horas, tendo sido mobilizados, para o local, um total de 30 operacionais e 13 viaturas.

Alentejo regista 20 novos casos em 24 horas

A região Alentejo regista, hoje, terça-feira, dia 25, mais 20 casos de Covid-19, não havendo mortes a lamentar.

Desde o início da pandemia, a região conta com 30.103 infetados e 971 mortes, de acordo com o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nos últimos oito dias, no Alentejo, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 12 casos na terça 18 de maio; dez casos na quarta-feira 19 de maio; dez casos na quinta 20 de maio; cinco casos na sexta-feira 21 de maio; 37 casos no sábado 22 de maio; 19 casos no domingo 23 de maio; oito casos na segunda-feira 24 de maio, e 20 casos na terça 25 de maio.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Encontro Internacional de Marionetas em Montemor

Foto: Facebook Alma d’Arame

Após ter sido cancelado no ano passado devido à pandemia, a Alma d’Arame realiza este ano o XIII EIMMN – 13º Encontro Internacional de Marionetas de Montemor-o-Novo, entre 26 de maio e 6 de junho.

“Diversos espaços em Montemor-o-Novo, e também nos Foros de Vale de Figueira e São Cristóvão, serão o palco deste conceituado Encontro Internacional destinado a todos os públicos e que reúne companhias e artistas de França, Alemanha, Espanha e Portugal”, revela a presidente da Câmara de Montemor, Hortênsia Menino.

O festival iniciado em 2008, e que marca todos os anos um dos pontos altos da programação da associação cultural, “fará o seu tão aguardado regresso entre os dias 26 de maio e 6 de junho de 2021, ano em que a Alma d’Arame celebra 15 anos de existência”, lembra ainda a autarca.

Devido às circunstâncias atuais de pandemia, haverá lotação limitada nos eventos e todas as normas de segurança e higiene, emanadas pela Direção-Geral da Saúde, terão de ser cumpridas.

Pesado de mercadorias em chamas na EN4

Foto: GNR Évora

Um veículo pesado de mercadorias incendiou-se, esta terça-feira, dia 25, na Estrada Nacional (EN) 4, na zona da Favacha, entre Vimeiro e Estremoz.

Parte da galera do veículo acabou por ser consumida pelas chamas, não havendo registo de feridos.

O alerta foi dado às 10.46 horas e, no local, estiveram os Bombeiros Voluntários de Estremoz e Arraiolos, bem como a Guarda Nacional Republicana (GNR), num total de 18 elementos e seis viaturas.

GNR regista 15 acidentes de viação no distrito em sete dias

O Comando Territorial de Portalegre da Guarda Nacional Republicana (GNR), para além da sua atividade diária, levou a efeito um conjunto de operações, no distrito de Portalegre, na semana de 17 a 23 de maio, que visaram a prevenção e o combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras.

Das referidas operações, resultaram seis detidos em flagrante: três por furto; dois por condução sob influência do álcool; e um por condução sem habilitação legal.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

No âmbito da fiscalização rodoviária, detetaram-se 109 infrações, das quais se destacam sete por falta de inspeção periódica obrigatória, seis por falta de seguro e quatro por deficiência nos pneumáticos.

No mesmo período, ocorreram 15 acidentes, dos quais resultaram um ferido grave e sete feridos leves.

A força de elaborou efetuou cinco autos de contraordenação relativos à proteção da natureza e do ambiente; 158 ações de sensibilização no âmbito do programa “Idosos em Segurança”, tendo sido sensibilizados 562 idosos; 63 no âmbito do programa “Escola Segura”, tendo sido contatadas 386 pessoas da comunidade escolar; e 61 no âmbito do programa “Comércio Seguro”, tendo sido abordados 120 comerciantes.

[/shc_shortcode]

Miguel Abreu é campeão regional de veteranos em ténis

Miguel Abreu (na foto) sagrou-se campeão regional de veteranos + 40.

O atleta do Clube Escola de Ténis de Elvas venceu Pedro Cruchinho, do Clube de Ténis de Évora, no jogo decisivo, pelos parciais de 6-1, 6-7, 10-4.

O Campeonato Regional de Veteranos + 40 realizou-se no passado fim-de-semana, em Évora.

PSP detém em Elvas e Portalegre 11 pessoas em sete dias

Foto arquivo

No período compreendido entre 17 e 23 maio, o Comando Distrital de Portalegre da Polícia de Segurança Pública (PSP) realizou 11 operações de fiscalização rodoviária, tendo sido controlados 383 veículos e levantados 19 autos de notícia por contraordenação, sendo um por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool, 14 por falta de inspeção periódica obrigatória, dois por utilização de telemóvel durante a condução, um por falta de seguro obrigatório da viatura e um por não utilização de cinto de segurança durante a condução.

Foram efetuadas três ações de visibilidade em zonas de maior aglomeração da população e nos locais de maior acumulação de tráfico e sinistralidade rodoviária e três ações de fiscalização das medidas de prevenção a adotar, por forma a evitar incêndios rurais.

No mesmo período foram detidas onze pessoas, com idades compreendidas entre os 16 e os 63 anos: um homem por resistência e coação sobre Agente de Autoridade; dois homens por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool (taxas de álcool no sangue de 1,40 e 2,48 gramas de álcool por litro de sangue); e cinco homens e três mulheres por cumprimento de Mandados de Detenção e Condução, emitidos pelas Autoridades Judiciárias competentes.

Registaram-se cinco acidentes de viação, dos quais resultaram dois feridos leves e danos materiais nas viaturas intervenientes.

Materno Infantil de Badajoz tem nova ala de Psiquiatria quase acabada

A nova unidade de psiquiatria do Hospital Materno Infantil de Badajoz está quase terminada.

Instalada no quinto piso do hospital, a unidade dispõe de oito quartos para tratamento de jovens, até aos 14 anos, que não possam ser atendidos em ambulatório. Além dos quartos, o piso conta com dois gabinetes de consulta, uma sala de tratamento e uma zona de enfermaria, numa área total de 270 metros quadrados e que resulta de um investimento de cerca de 400 mil euros.

Os pacientes desta unidade vão contar com mais de uma dezena de profissionais de saúde, entre eles um psiquiatra especializado em saúde mental infantil, um psicólogo, uma equipa de oito enfermeiros e pessoal destinado ao apoio educativo das crianças internadas.

De recordar que o Hospital Materno Infantil vai contar com uma requalificação de cerca de 15 milhões de euros, incluídos na proposta para os fundos Next Generation.

217 mil vacinados na Estremadura espanhola

Mais de 20 por cento da população da Estremadura espanhola, mais concretamente 216.911 pessoas, já recebeu as duas doses da vacina contra a Covid-19.

Com este número, pode-se afirmar que um em cada cinco estremenhos já está imunizado contra o coronavírus.

Se olharmos para a faixa etária dos adultos, a percentagem sobe para os 25 por cento.

Campo Maior mantém três casos ativos

De acordo com as Autoridades de Saúde, nas últimas 24 horas, não se registaram novos casos de Covid-19, no concelho de Campo Maior.

Esta terça-feira, dia 25 de maio, 637 dos 651 casos confirmados já estão curados, existindo três casos ativos no concelho.

Stand automóvel de Américo Nunes no “Retoma da Economia”

Américo Nunes (na imagem) há já 17 anos que abriu, em Elvas, um stand de compra e venda de automóveis novos, seminovos e usados.

Agora e depois de um grande investimento, tem novas instalações, na Rua de Campo Maior, já perto do Centro de Negócios Transfronteiriço, mas o negócio sofreu alguns danos, saindo, inevitavelmente, prejudicado da pandemia.

A venda “caiu um bocado bom”, revela o empresário, lembrando que foram mais de dois meses de portas encerradas ao público. No stand de Américo Nunes, garante, há carros para todos os gostos, com preços para todos os bolsos: desde os dois mil aos 50 mil euros.

Américo Nunes é o convidado desta terça-feira do programa “Retoma da Economia”, emitido na Rádio ELVAS, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Elvas. A entrevista, na íntegra, para ouvir aqui:

 

 

Fachada da Capela dos Ossos de Campo Maior já terminada

A intervenção na Fachada da Capela dos Ossos de Campo Maior foi terminada recentemente.

Com esta intervenção, e como explica o presidente da Câmara de Campo Maior, João Muacho, é já possível “identificar as cores originais do edifício”, convidando todos a visitar “esta bonita obra e o que se recuperou”, e revela que “se o branco era bonito, as cores que agora compõem esta fachada, tornam-na ainda mais bonita”. O presidente adianta que a obra, no interior da capela, poderá estar concluída dentro de um mês e meio.

“Esta é uma obra que, certamente, orgulhará os campomaiorenses”, sendo que “este era um espaço que não tinha tido a atenção que deveria”, por isso João Muacho afirma que “em boa hora foi iniciado este trabalho de recuperação e preservação desta Capela dos Ossos”.

Intervenção na Fachada da Capela dos Ossos de Campo Maior, que está terminada e permite agora admirar, para já, no exterior, aquela que é a segunda maior Capela dos Ossos, a nível nacional.

Ministro da Ciência visitou BioBIP

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, visitou a BioBIP na manhã de ontem, 24 de maio.

Manuel Heitor ficou a conhecer as instalações da incubadora de empresas do Politécnico de Portalegre e o espaço onde, em breve, irá nascer a BioBIP2-TechTRANSFER.

O membro do Governo teve ainda a oportunidade de conhecer alguns projetos em que o Politécnico de Portalegre está envolvido, conversar com alguns dos promotores da área tecnológica que desenvolvem a sua atividade na BioBIP e de visitar o espaço de investigação de bioenergias existente no local.