400 operacionais em dispositivo especial de segurança no jogo do Badajoz

Cerca de 400 operacionais, das polícias nacional e local, Guarda Civil, segurança privada e voluntários da Cruz Vermelha e da Proteção Civil, vão constituir o dispositivo especial de segurança concebido para a celebração do jogo CD Badajoz e Amorebieta, em que o A equipa de Badajoz disputada a promoção à Segunda Divisão.

A comissão de Segurança Local reuniu-se esta manhã para encerrar a operação, que também terá a incumbência de garantir o bom andamento dos concertos programados no recinto de feiras da cidade e as competições desportivas que vão decorrer este fim-de-semana em Badajoz.

A operação irá abranger todo o dia e continuará até de madrugada. O exterior do Estádio  Novo Viveiro será controlado em termos de transito e regulamentos anticovid. A Polícia Nacional contará com cerca de 150 agentes de diferentes unidades nas ruas, contará com o apoio de operacionais de Mérida e da Unidade de Intervenção Policial (UIP) de Sevilha. Haverá também cerca de 50 agentes da Polícia Local de Badajoz que vão fiscalizar o cumprimento das normas sanitárias, bem como o trânsito nas zonas onde se espera um maior afluxo de veículos, com o qual colaborarão os agentes de trânsito da Guarda Civil, órgão que mobilizará mais de 50 agentes. A este dispositivo juntam-se cerca de trinta voluntários da Cruz Vermelha e da Proteção Civil.

Também a Federação Espanhola de Futebol terá quase uma centena de pessoas encarregadas da segurança e do cumprimento das medidas anticovid em campo (43 guardas, 35 assistentes e 20 contínuos).

 

 

 

 

 

 

O alcalde, Francisco Fragoso, e a delegada do Governo, Yolanda García, apelaram aos adeptos e ao público em geral, para que a alegria da promoção de divisão de Badajoz não seja a origem de surtos covid e que seja necessário lamentar dentro de dez dias devido ao aumento de infeções, hospitalizações ou óbitos. “Pedimos um compromisso absoluto de todos porque sabemos que é possível conciliar”, insistiu Fragoso. Ambos lembraram que serão “inflexíveis” com o consumo de álcool nas vias públicas, o que é totalmente proibido. As imagens dos festejos em Portugal da vitória do Sporting alertaram as autoridades e para além de ser proibido o consumo de álcool na rua. não serão permitidas concentrações na fonte Isabel de Portugal (foto acima), nem noutros locais da cidade de Badajoz.